Additional Blogs by Members
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
hofmann
Active Contributor
0 Kudos

-- == Short English version below == --

Wiki page do evento: SAP Inside Track Rio de Janeiro

Com a chegada dos palestrantes às 8hs começou ão a preparação final do evento. Depois que os primeiros participantes chegaram e o café-da-manhã foi servido o primeiro SAP Inside Track no Rio de Janeiro começou pontualmente.

Últimos preparativos (mão: Marlo, SAP Mentor no fundo: Henrique)

Além de agradecer ao patrocinador Gonow e a PUC por oferecer a sala, a importância de ter um evento de alta qualidade no Rio e o novo SAP Community Network foi destacada.

Marlo durante o keynote

A primeira sessão explicou o que é o programa do University Alliance e porque a SAP está procurando universidades para participar. Obviamente é uma situação de ganha-ganha. A universidade ganha um curso atraente e a SAP consegue colocar recém-formados com conhecimento dos  produtos SAP no mercado.

A segunda sessão foi apresentada pelo SAP Mentor Matthias Steiner remotamente da Alemanha. Ele explicou a motivação da SAP com a nova plataforma Neo (JPaaS e on-demand). Foi a primeira palestra sobre Neo no Brasil. O que é interessante desta plataforma é que Neo usará servlets para o desenvolvimento e que é uma plataforma aberta. Não somente em relação ao software utilizado (muitos Open Source), mas também na integração com a infra-estrutura de desenvolvimento no cliente. Você já tem um CI? Pode usar sem problemas junto com Neo. Até pessoas de outras partes do mundo se conectaram para assistir a palestra sobre Neo.

O Neo está em beta, para quem quiser participar – Announcing: Project River.

Esforço total para assegurar a qualidade da conexção durante a sessão do Matthias. (Henrique + Marlo + 3 Laptops e 1 iPad)

O SAP Mentor Henrique Pinto explicou a estrategia da SAP em relação a HANA.
Para muitos profissionais HANA ainda pode parecer um produto SAP impossível de acessar, mas o roadmap da SAP é bem claro: HANA é o futuro da SAP. Além de BI on HANA vai ter ECC on HANA. A idéia é de que ao longo da próxima década HANA substituirá o banco de dados atualmente usado para o ECC. Já que hoje o banco de dados é usado somente para salvar os dados do ECC.

Henrique Pinto

O Fernando da Rós apresentou a última sessão no track Descobrir sobre o produto Nota Fiscal eletrônica da SAP. Ele explicou a necessidade e os benefícios da solução. A palestra foi muito bem recebida, já que todos já haviam trabalhado com NF-e. Considerando que o Fernando é o cara de NF-e, todos aproveitaram a presença dele para tirar dúvidas.

Durante a hora de almoço os participantes tiveram a oportunidade de assistir um concerto live de OK Go.

Após o almoço foi a vez das sessões do track Aprender: hands-on time! Eu mostrei algumas ferraments que podem ser usadas durante projetos que usam agilidade, alguns interessantes apenas para desenvolvedores, outras também para funcionais: CollabNet ScrumWorks, Sonar, Jenkins, Selenium, TestNG, MyLyn.

Enquanto o Henrique se encarregava de solucionar os últimos problemas da sessão #6, o Marlo Simon começou com a sua sessão #7. Depois de explicar HTML5, REST e JSON, foi a vez do Ronildo – que se conectou remotamente da SAP São Paulo – para explicar Gateway. Depois de uma breve introdução teórica sobre Gateway ele mostrou como criar um serviço REST. Para mostrar que realmente é simples consumir um serviço REST criado pelo Gateway, o Marlo mostrou uma aplicação que consumia este serviço. Resultado: acesso a SAP de um iPad, usando HTML5 e REST.

Marlo apresentado HTML5

A última sessão foi apresentada pelo Denis da Gonow  trazendo um caso real. Este caso também usava o iPad para acessar dados no SAP mas nesta vez com uma arquitetura bastante comum nos clientes SAP: SAP + PI + acesso móvel.

Notícias interesantes

Como brinde especial os participantes ganharam uma camisa pólo do SIT RJ como presente.

Felizidade

Tivemos mais Paulistas no evento do que Cariocas. Talvez tenhamos que criar a marca SIT RJ e exporar o evento para São Paulo ou para o exterior (SIT RJ Buenos Aires).

Marlo e Henrique precisaram menos tempo ir de São Paulo ao evento do que eu de Barra ao Centro.

O aeroporto ficava a 5 minutos do local do evento.

Nossa camisa especial para o SIT RJ!

Instant classic!

-- == Short English version == --

If there is demand, I will write a more complete English version

SAP Inside Track Rio de Janeiro is over, and when you didn't join us IRL or online, you missed quite an event. We had sessions about the importance of University Alliance and what are the benefits for universities, students and SAP. We had a special guest from Germany talking about Neo - thank you Matthias for taking the time to explain to Rio, Brazil and Latin America what we can expect from Neo. The demo at the end showcasing Neo and the new HTML5 UI was really spetacular.

Other sessions covered SAP HANA, the short to mid term strategy and the different use cases. Nota Fiscal eletronica (NF-e) was also covered by one of the forum moderators and topic leaders: Fernando da Rós. He gave some details into the solution, if you know him from the forums, you can only imagine how much he can share at an event.

The second part of the SIT was dedicated to hands-on:

- Agile in development, tools and possible ways to start going agile: Scrumworks, Sonar, Jenkins, jMeter, myLyn. Considering SAP Portal or Neo development, that are some tools you should know for creating better applications.

- HTML5 and how to consume a Gateway REST service in an iPad HTML5 app. Live coding, and it worked. Great session from Marlo and Ronildo.

- Real world application done by Gonow for a customer showed how to realize an iPad applicatoin (native) that consumes SAP data.