SAP Learning Blog Posts
Get updates on SAP learning journeys and share your own experiences by contributing a blog post to the SAP Learning group.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Marssel700
Active Contributor

Sem dúvidas este blog pode ser considerado um dos materiais mais bem aceitos da comunidade SAP tendo alcançando mais de 10 mil visitas somente nos primeiros dias de publicação. Escrito por ravisankar.venna, especialista funcional SAP FI/CO. Seu conteúdo está diretamente relacionado ao dia a dia de muitos profissionais que desejam evoluir na profissão, ou até mesmo aqueles que buscam entrar no mercado SAP.


 


Assim que li este artigo percebi que os temas abordados não estavam restritos apenas ao cenário internacional, mas se encaixam perfeitamente na nossa realidade do Brasil. Este texto possui assunto suficiente para escrever um livro, porém de uma forma resumida, Ravi aborda 10 tópicos que ajudarão consultores e não consultores a desenvolver suas habilidades profissionais.


 


Com uma linguagem pessoal, o autor expressa seu ponto de vista em questões diversas como capacitação profissional, o fundamental conhecimento de processos de negócios, e temas polêmicos como a ética profissional e a Certificação SAP.


 



Se vocês se tornarão Consultores SAP Sênior após seguirem os passos indicados neste blog, é algo que só vocês saberão.


 

 


Como um iniciante pode tornar-se um Consultor SAP Sênior?


Por ravisankar.venna


 

Você não pode se transformar num consultor sênior da noite para o dia. É necessário muito comprometimento, dedicação, sacrifício, esforço, capacitação e ter habilidade para ser um profissional confiável. Infelizmente não há atalhos para isso. Muitas pessoas acreditam que a Certificação SAP serve como uma ponte, mas o fato é, que não é. O certificado provavelmente dará a você uma valorização de mercado, contudo não o torna um profissional completo. Por isso nenhum Exame de Certificação no mercado poderá fazer de você um Expert. Muitos me perguntam sobre o SAP e desejam saber como tornar-se um bom Consultor. Infelizmente, não há atalho para ser um bom Consultor. Alguns profissionais podem utilizar certos métodos de atalhos, no entanto, infelizmente, conseguirão apenas ser consultores no papel. Trabalhar como Consultor SAP é lucrativo somente à medida que o trabalho vai ficando pesado, com muitos sacrifícios, e uma enorme quantidade de leitura e flexibilidade diante de novas situações, somente Consultores que tiverem paixão de verdade poderão ser reconhecidos, enquanto os demais profissionais continuarão trabalhando apenas por salário. Sua reputação está em suas mãos ajudando pessoas além das fronteiras. Você precisa esforçar-se em nível de ajudar as pessoas com toda sua generosidade e dar-lhes a melhor orientação possível.


 


Há um grande número de qualidades que são necessárias para se tornar um Consultor bem sucedido. Boa formação educacional, conhecimento de processos de negócio, boa capacidade de configuração, comunicação, trabalho em equipe, entendimento das necessidades do negócio, documentação de qualidade, habilidade de leitura, compartilhar conhecimentos e muito mais. A certificação não pode torná-lo um consultor de sucesso em um dia, no entanto ela ajudará muito sua carreira por toda sua vida profissional. Nada pode substituir o seu trabalho Duro. Para se tornar um grande consultor SAP é preciso passar por um processo de longo prazo. O segredo do sucesso é aprender coisas novas diariamente para construir um palácio do conhecimento ao longo deste tempo. A medida com que SAP chega com novas tecnologias fica mais difícil para os consultores manter o elevado ritmo de trabalho para sempre. Se você é um bom ouvinte então você vai sempre estar aberto a aprender coisas novas. A aprendizagem é um processo sem fim das nossas vidas. É a melhor qualidade de um consultor SAP de qualidade. Além disso, você deve procurar compartilhar conhecimento, ao invés de escondê-lo em sua cabeça. Muitos consultores SAP não tem essa qualidade. Quando você compartilha conhecimento ele se duplica, ao contrário do dinheiro.


 


Muitas pessoas têm me perguntado como eu posso me tornar um bom consultor SAP. Minha única resposta é a paixão. Sem paixão, não podemos ser bem sucedidos no que fazemos. Eu mesmo comparo a atividade de consultoria SAP como habilidade da natação. Antes de eu aprender a nadar, eu sempre me perguntava como as pessoas nadavam. Embora eu estivesse tão entusiasmado pela natação, eu não sabia nadar. Depois que eu aprendi nadar, em seguida competi com outras pessoas e aprendi outras novas habilidades. Da mesma forma as pessoas que aspiram tornar-se um bom Consultor SAP também devem imaginar como se tornar um. Leia o máximo que puder, pratique sempre que você encontrar tempo e procure ouvir o que os seus líderes estão dizendo. Nunca devem se sentir como se tivessem chegado ao auge. Tornar-se Consultor não é o fim da sua história, é o início de uma nova vida profissional e um novo caminho. Essa nova vida também lhe dará mais desafios, mais prêmios, recompensas e sacrifícios para alcançar o que você quer na vida. Aprender uma nova habilidade é sempre um desafio, e para se tornar um mestre nessa habilidade levará anos trabalhando. Portanto, para se tornar um grande consultor, você deve aprender SAP com autoridade sem permanecer com nenhuma deficiência conceitual e fundamentos básicos. Se os seus fundamentos são fortes, então você será capaz de construir um grande palácio.


 


Muitas pessoas mentem e acrescentam conhecimentos em seus currículos para se tornarem consultores. Nunca tente fazer isso. Uma atitude como esta iria caçá-lo para o resto da sua vida profissional. O que você sabe é o que você sabe. O que você não sabe é o que você não sabe. Haverá sempre um amanhã em que se possa aprender algo novo e que o motive. Não há vergonha em aceitar que você não sabe algo. Não há nenhuma lei rígida que lhe obrigue saber tudo neste mundo. Isso é improvável e impossível. Há também muitas pessoas que são realmente relutantes em compartilhar seus conhecimentos. Além disso, desencorajam pessoas que compartilham conhecimento com boa vontade. Esqueça o SAP e seja um animal social. Cada indivíduo na sociedade tem a responsabilidade ética de compartilhar algo e ajudar a sociedade. A vida só é frutífera quando você deixa algo neste mundo para ajudar os outros seres humanos. Se só estamos tomando sem dar nada de volta para a sociedade, então não há diferença entre homens e animais.


 


Embora as seguintes qualidades não sejam a lista mais completa para tornar-se um bom consultor SAP, no entanto serão extremamente úteis em sua longa jornada profissional.


 

 

Formação Educacional


 


Uma boa formação educacional é a grande base para qualquer profissão fundamentada no conhecimento. Apenas tornando-se graduado ou fazer um MBA não é tudo, e não pode ser chamada de uma boa educação. Procure sempre os cursos profissionalizantes mais importantes e difíceis, os quais irão elevar seu conhecimento para um novo nível. Caso optar por cursos novos, nunca deixe de fazer uma pesquisa com outros ex-alunos. Desde a infância todos nós buscamos com zelo uma boa educação. Boa educação não significa apenas estudar em boas instituições. Boa educação sempre vem de dentro do indivíduo, aquele espírito que o motiva no aprendizado de novas habilidades, disciplinas e tecnologias. A não ser que se tenha grande inclinação para o aprendizado e auto estudo, não será possível tornar-se bom de verdade. Por exemplo, se você é um analista contábil ou um Contador, ajudaria muito se você fosse um analista financeiro.


 


Conhecimento do processo de negócio


 



Um bom Consultor sempre deve falar pelo processo de negócios. O que é conhecimento de processos de negócios? São os procedimentos que cercam todas as atividades e itens do negócio. Simplificando, quando você está trabalhando em uma organização, você observa muitos termos confusos. Por exemplo, nota de crédito, nota de débito, fatura, extrato bancário, nota de mercadoria recebida, controle de estoque, inventários, balanço, conta de resultados, balancete, devoluções de compra, produção, planejamento, previsão, orçamento, fluxo de caixa, planilhas de custo, fluxo de fundos, o custo planejado, o custo marginal, custo fixo, materiais, compras, plano de hedge, instrumentos negociáveis​​, compensação bancária, operações bancárias, caixinha ou caixa pequeno, compras, ordem de compra, requisição de compra entre outros. Agora a pergunta é como eu posso melhorar o meu conhecimento de processos de negócios? Os processos de negócios são dinâmicos e não necessariamente são iguais no mesmo ramo. Ele pode mudar de empresa para empresa. Você precisa aprender cada termo destes detalhadamente e entender os processos de negócios envolvidos. As coisas importantes que se deve saber é qual o ponto de partida para estas atividades e que atividades virão em seguida. Se você trabalhar com estes processos por certo período de tempo você vai obter uma boa base de conhecimento de processos de negócios.


 

 

Habilidades de Configuração


 



Saber configurar é a habilidade mais importante para qualquer Consultor SAP. Se você não for mestre nessa área, não terá autoconfiança no projeto e será dependente de outras pessoas. Você deve ser um mestre e não apenas configurador do sistema, e precisa entender o impacto do ponto de vista do usuário. Há um grande número de consultores relutantes em colocar as mãos no teclado, por isso, o desejo de se tornarem mestres em Consultoria SAP nunca vai acontecer. Tenho observado muitos consultores que não dominam nada no sistema, no entanto, sentam-se ao seu lado apenas para observar e falar. Se você está agindo desta forma, nunca vai ser um consultor SAP. A quantidade de vezes que você vai configurar seguindo o processo e as documentações dos key users é o que te dará confiança. Portanto, tente reunir o máximo de documentações de customizing e praticar o máximo que você puder. A exploração das opções no sistema é o que dará bastante confiança, assim como as habilidades de resolução de problemas muito necessárias para a profissão SAP.



 

 


SAP Help


 


O SAP Help é como uma Bíblia. Leia todos os dias o SAP Help http://help.sap.com. O SAP Help foi escrito por especialistas com o máximo de cuidado possível. Quanto mais você ler, mais lhe dará uma enorme clareza conceitual. Qualquer que seja seu nível de habilidade e conhecimento em SAP, você nunca deve esquecer-se de estudar pelo SAP Help. Consultores que dominam o SAP passaram milhares de horas lendo este conteúdo. Você vai precisar de muitos anos de leitura diária, o que não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas acham que é difícil ler uma grande quantidade de texto regularmente e religiosamente. Só um ponto, quando consultores se tornam bons em sua própria área, eles tendem a ignorar os estudos. Somente recorre a isso quando necessário. No entanto, em minha opinião, o estudo do SAP Help é um hábito que precisa ser praticado em caso você querer transformar-se num grande consultor.


 


 



SAP Community Network


 


Ao longo dos anos, SAP Community Network http://scn.sap.com/ transformou-se numa fonte rica de conhecimento em SAP. A própria SAP deve sentir-se orgulhosa desta grande plataforma que foi criada para reunir os milhares de consultores em todo o mundo. Pontos têm motivado muita gente a contribuir em grande escala. Mais do que pontos, é o conhecimento que está sendo compartilhado através de fóruns, artigos, blogs, vídeos, e etc. Isso é realmente incrível. Sem fazer parte da SCN, eu não posso considerá-lo um Consultor SAP. Você pode ser altamente experiente, no entanto sem que isso seja compartilhado na comunidade, não há muito valor de verdade. Eu não acho que você encontraria uma melhor plataforma que esta para compartilhar seu conhecimento e ainda obter reconhecimento. Vale a pena participar e ler os fóruns diariamente. Este hábito vai mantê-lo com ótimo volume de conhecimento. Por favor, não faça apenas perguntas, procure compartilhar seu conhecimento e responder o que você puder. Muita gente apenas cria perguntas sem nunca dar respostas. Esta não é uma boa prática. A vida é para compartilhar e ajudar. Somente perguntar não o leva a lugar nenhum.


 

 



Service Market Place


 


Não há lugar melhor para Consultores SAP do que o Service Market Place https://service.sap.com. É realmente surpreendente saber que existem muitos consultores certificados que não sabem nem se logar e utilizar este grande recurso. Eu compreendo que você precise ter credenciais de acesso, se você não tiver, por favor, pergunte ao seu Basis. Se você é certificado, por favor, entre em contato com o SAP Education / Help Desk para obter a sua senha. Não existe apenas um tipo de documentação. Para fazer qualquer coisa no sistema, lhe perguntam sobre notas da SAP relativas ao caso, sem esse acesso, você nunca poderia ler o conteúdo de uma nota da SAP. Tudo isto não é apenas para as notas SAP, também serve para poder reportar um erro na SAP através de um chamado OSS (Suporte SAP Online) para os seus clientes. E não se limita apenas a isso. Lá tem tudo. Eu não posso imaginar um consultor SAP sem ter acesso a este grande lugar.



 

 


As Melhores Práticas do SAP - pacotes de conjuntos de configurações

 

Sendo novo no mundo da consultoria, os consultores tendem a configurar o sistema e as transações de uma forma que elas funcionem. No entanto, sem ter nenhuma ideia por onde começar e como integrar entre os vários módulos. SAP Best Practices Building Blocks – Melhores práticas em pacotes de conjuntos de configurações – Oferece as configurações para o consultor com grande nível de confiabilidade, uma vez que fornecem documentações detalhadas das configurações, documentos de processos de negócios e resumos de cenários. O link abaixo é muito útil e estão em diferentes versões. Contém guias em todos os ramos empresariais e por país. Se você tiver problemas em acessar os links a seguir, utilize o Internet Explorer (IE) ao invés do navegador Google Chrome. Se você quiser configurar vários cenários em um sistema demonstrativo, e testar tudo de acordo com as documentações de processos de negócios, seus níveis de confiança nas suas habilidades de customização serão imensamente ampliados. O número de vezes que você configura cenários diversos o tornará mestre nessa área.


 


SAP Best Practices Baseline Package


 

 

 

Networking


 


O Século 21 iniciou com as redes sociais e profissionais. Não se pode imaginar alguém que não tenha um perfil no Linkedin, Twitter ou Facebook. É necessário manter uma Networking e ampliá-la ao longo do tempo. Manter-se bem informado é a metade do seu percurso, enquanto que a manutenção da rede profissional é a outra metade. Ambos são como dois lados da mesma moeda. O Linkedin é o melhor site para se criar uma rede profissional, todo mundo deve manter um perfil sempre atualizado. Seu perfil é o reflexo de suas habilidades, formação educacional, realizações e etc. Se você recomendar um nome de uma pessoa, as pessoas tendem a procurar no Linkedin. Se essa pessoa não tem conta no LinkedIn, qualquer um iria pensar que sua indicação é falsa ou não existe. É realmente terrível trabalhar em uma organização profissional e não ter uma conta atualizada no LinkedIn. Pessoalmente, se eu não vejo uma pessoa no linkedin, eu certamente acredito que essa pessoa é uma farsa. Portanto, por favor, atualize seu perfil no LinkedIn. Tenha uma ótima rede profissional e tente obter o máximo de recomendações de outras pessoas.


 

 

Compartilhar Conhecimento


 


Muitos são relutantes em dividir conhecimento. Você só se tornará reconhecido no mercado quando compartilhar seu conhecimento com seus clientes, colegas e a comunidade ao seu redor. Se você não compartilha o seu conhecimento, o conhecimento dentro de você ficará enferrujado ao longo do tempo. Portanto, esteja sempre aberto a aprender novidades ao mesmo tempo esforçar-se percorrendo uma milha extra para dividir o que você sabe com outras pessoas. Recebi muitas criticas por alguns dos meus amigos / colegas por escrever blogs. Quando o mundo inteiro está escrevendo blogs, porque eu não poderia? Eu não sou especialista em blogs, por isso minha tarefa já estará cumprida se eu conseguir motivar alguém. Não é necessário ter um grande conhecimento para compartilha-lo, mas é preciso ter um coração maravilhoso. Se você trabalhar sozinho, consegue tudo sozinho, capacita-se sozinho, então você nunca se identificará com o mundo. Remova todas as barreiras à sua volta e comece a usar sua máxima potencialidade para dividir o seu conhecimento.


 


 

Comunicação


 


Por último, mas não menos importante é habilidades de comunicação. 90% do sucesso na sua carreira dependem de sua comunicação. Não subestime o poder das habilidades de comunicação em sua carreira. Nem todos têm essa capacidade. Tudo depende da habilidade natural, ambiente que você cresceu, formação educacional recebida, e etc. Se você não acha que possui essas habilidades, tente desenvolvê-las ao longo dos anos. Habilidade de comunicação não se trata apenas em falar Inglês, sendo um Consultor SAP você deve sempre aprender a falar tanto uma linguagem técnica como de negócios. Quando você está dentro do cliente, é sempre esperado que se fale com eles na linguagem do processo de negócio. Ao mesmo tempo você também deve ter um bom domínio sobre as habilidades técnicas quando você está transmitindo essas informações para consultores. Ninguém é perfeito neste mundo, continue se pressionando a preencher lacunas nesta área.


 


 

Traduzido do Original How to transform yourself from a fresher to an expert SAP Consultant?


ravisankar.venna é um grande destaque nos fóruns e nos blogs da SCN e foi escolhido o Membro da Comunidade SAP e nomeado SAP Mentor. Conheçam mais sobre seus artigos acessando o ravisankar.venna, e também sobre seu lado pessoal através do seu Blog it Foward.


 


 

Marssel Vilaça (@Marssel700) | Twitter

111 Comments