Technology Blogs by Members
Explore a vibrant mix of technical expertise, industry insights, and tech buzz in member blogs covering SAP products, technology, and events. Get in the mix!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
mauriciolauffer
Contributor


No mês passado tivemos um grande evento no SAP Labs em São Leopoldo - RS, o SAP Inside Track 2014. O evento é organizado pela própria comunidade SAP e é basicamente um espaço para troca de conhecimento e experiência, ou seja, um lugar onde podemos ter boas conversas sobre as novidades do mundo SAP.

 

Logo que terminou o evento, pensei em escrever um blog falando como tinha sido o evento, mas o jose.nunes postou um ótimo blog falando como tinha sido tudo por lá. Ele falou do evento, do SAP Labs, das sessões, etc. Confira o blog aqui: Minha experiência no SITSL 2014

Como o assunto já foi muito bem explorado no blog e o pessoal tem me pedido bastante para compartilhar a apresentação e os exemplos de código, resolvi falar um pouco da sessão que apresentei e compartilhar o material com a comunidade.

 

No SITSL 2014, eu tive o prazer de apresentar uma sessão sobre SAPUI5. Abordei diversos tópicos, pois minha intenção era mostrar o poder e a flexibilidade do SAPUI5. Despertar a curiosidade do público, fazer as pessoas verem o potencial da tecnologia e ir além do padrão SAPUI/SAP Gateway. Falei sobre os passos iniciais para começar a criar apps com SAPUI5, quais programas usar, onde fazer o download, etc. Depois falei sobre a arquitetura MVC, mostrei os tipos de Views e Models. Apresentei exemplos de como podemos conectar uma aplicação SAPUI5 com virtualmente qualquer background. Teve demo de app consumindo dados de webservices (JSON), de SAP Gateway (OData), de SAP PI (xml) e de SAP HANA (OData). Teve também um demo de um app conectando com o Google Maps e usando o recurso de Geolocation do HTML5 para exibir a localização atual do usuário. Por último, mas não menos importante, mostrei como podemos converter UI5 apps em aplicações nativas para iOS, Android, Windows Phone, etc. Podendo inclusive publicar nosso UI5 app (convertido) na Apple App Store ou no Google Play.

 

Ao final da sessão tive o prazer de conversar com muita gente com dúvidas e curiosidades sobre o SAPUI5. Alguns interessados em começar a brincar com SAPUI5 também e outros que já haviam começado a brincar, mas estavam enfrentando alguns problemas nas aplicações e gostariam de saber como solucionar. As conversas foram boas e renderam bastante. Mesmo dias após o final do evento pessoas entravam em contato comigo para tirar dúvidas e/ou pedir o material da apresentação.

 

Bueno, vamos ao que interessa.

Abaixo temos os links para os slides da apresentação e para o GitHub com os códigos das apps usadas de demo.

 

 

Apps demo:

https://github.com/mauriciolauffer/SAPInsideTrack2014-SaoLeo

 

 

 

 

Slides Apresentação:



 

 

 

PS: os códigos foram um pouco modificados, pois removi os trechos com user/senha por questões de segurança.

12 Comments
Labels in this area