Additional Blogs by SAP
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Eduardo_Rubia
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert

Caros amigos localizados,

Há quase 8 anos, no dia 31 de março de 2007, foi criado o LocalizationForum.com. A ideia surgiu de uma conversa de mesa entre o bruno.renzo e eu (eduardo.rubia) . Na época trabalhávamos juntos no time de suporte de localização Brasil da SAP e nosso intuito foi oferecer um canal onde pudéssemos fazer o que hoje fazemos no SCN - ou seja, basicamente trocar ideias e compartilhar conhecimento sobre este universo paralelo chamado Localização Brasil.

Sentíamos que havia uma demanda latente para uma plataforma dedicada a este assunto, em português, onde consultores pudessem tanto publicar suas dúvidas quanto disseminar suas experiências. Em 2007 o SDN ainda estava começando, e não era tão popular no Brasil, de modo que rapidamente a iniciativa ganhou adeptos.

Evidentemente que não foi sem a valiosa ajuda de algumas pessoas-chave, dentre as quais precisamos citar o rafael.london (que sempre fez questão de abrir espaço para divulgar o fórum nos cursos do SAP Education) e o carloswagner.moatto3 (que desde o primeiro momento alimentou o fórum com um sem-número de contribuições e angariou muitos outros membros por onde passou). Sem eles, certamente não teríamos alcançado nosso objetivo.

Tal foi a receptividade da ideia pela comunidade SAP que até surgiram oportunidades de "monetizar" a iniciativa. Mas fomos fiéis a nossa ideia original e mantivemos o fórum gratuito - ou seja deixamos de ficar milionários por vocês (ok, nem tanto...), mesmo que para isso tenhamos suplicado para vocês clicarem nos links do ad-sense (desculpa aí gente, hehehe). Graças aos valiosos clicks patrocinados, em apenas 1,5 ano o site se auto-financiou e passou a andar sozinho.

Para entendermos o que conquistamos, seguem alguns números do nosso LF nestes 8 anos: até hoje foram trocadas por lá 13.661 Mensagens em 4.534 Tópicos por 5.451 Membros. A sala com mais assuntos foi a de MM (8.058 tópicos), seguida por NF-e (1.959) e SD/LE (1.207). O nosso recorde de usuários online foi em 11.10.2011, com 89 membros logados simultaneamente, e o tópico mais debatido foi "SAP NFE inbound". Diariamente, foram criados ~20 novos tópicos e postadas ~22 mensagens. Quase não há perguntas sem resposta, sendo que o tempo médio da primeira resposta é de apenas algumas horas.

Nada mal, não?

Só que como se diz lá no interior, "o bonde anda" - e neste mesmo período, o SCN se tornou algo fantástico, inclusive para Localização Brasil. O SCN é hoje, de longe, a melhor fonte de informações "vivas" do mundo SAP. Dizemos isso sem medo de errar, pois além de contar com inúmeros canais de colaboração com focos específicos, o SCN desempenha um papel fundamental e determinante na aproximação da comunidade SAP com as fontes do conhecimento. E isso não só abarca, mas vai muito além da proposta original do LocalizationForum.

Temos muito orgulho da nossa criação, mas mais do que isso, temos muito orgulho de ser SAP. E diante desta nova realidade, sentimos que chegou o momento de nos despedirmos do LocalizationForum.com, e de reforçarmos o convite a todos os membros que ainda não o fizeram, para que migrem para o SCN.

A data para o encerramento do LF é 31 de março de 2015. Para consolidação do banco de dados, a partir de hoje as interações no fórum serão congeladas. Nosso intuito (se tudo der certo), é disponibilizar a base de tópicos para download, visando atender quem de alguma forma ainda depende de alguma informação contida lá. (PS: não se preocupem, pois apenas faremos isso se conseguirmos eliminar todos os dados pessoais da base).

Fica aqui o nosso muito obrigado a todos que participaram dessa história!

Eduardo Rubia

Bruno Renzo

*** UPDATE: Para quem está chegando agora do LF e está meio perdido, leia Pequeno manual de SCN para recém-chegados do LF 

73 Comments