Technology Blogs by Members
Explore a vibrant mix of technical expertise, industry insights, and tech buzz in member blogs covering SAP products, technology, and events. Get in the mix!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
mauriciolauffer
Contributor

Há alguns anos atrás, eu criei um website com 1 objetivo em mente: aprender, testar e usar na prática novas metodologias e tecnologias web.



Minha ideia era me manter atualizado e brincar um pouco com desenvolvimento web. Resolvi fazer um gerenciamento financeiro pessoal, pois eu sou muito rico e precisava de um software para gerenciar todos os meus investimentos. Não preciso nem dizer que a última parte é mentira, sou apenas um pobre ABAP   :cry:





Foi aí que surgiu o site Got Money, um  gerenciamento financeiro pessoal gratuito. A primeira versão fiz toda em PHP e HTML5, nada de especial. Agora você deve estar se perguntando: "mas o que isto tem a ver com SAP e SAPUI5?". Calma, jovem. Chegaremos lá.



Anos se passaram desde o lançamento do site e neste meio tempo a SAP lançou o SAPUI5, Fiori, HANA, XS, etc. Depois de trabalhar em alguns projetos com estas "não mais tão novas" tecnologias e fazer diversos pequenos apps de teste, pensei: "por que não fazer uma nova versão do Got Money com o frontend todo em SAPUI5?".



Eu ia refazer o backend em Node.js, mas teria que pagar mais caro pela hospedagem do site, então decidi seguir com o PHP que era mais barato. Vida de ABAP não é fácil... Quando terminei a atualização, pedi o feedback para alguns amigos e da mesma forma como já acontecia antes, alguns falaram: "preciso aprender SAPUI5/Fiori". Sabemos que o Fiori é todo feito com SAPUI5 e que veio para ser o frontend default da SAP, correto? Como eu já havia introduzido (ui!) alguns amigos ao SAPUI5/Fiori, pensei: por que não compartilhar o meu projeto com qualquer um que tenha vontade de aprender? Não ganho nada ($$$) com o site mesmo, por que não compartilhar?


 


Bueno, o projeto ta em andamento, o site ta no ar e o repositório no GitHub ta disponível. Tem algumas ideias que ainda vou implementar, mas já tem um pouco de tudo, tem até um "Fiori Launchpad" Z :razz:


Seja para aprender ou mesmo apenas por curiosidade, você é bem vindo no repositório do Got Money no GitHub.


Se você tiver qualquer dúvida com relação ao projeto, pode mandar mensagem.



Got Money: http://gotmoneyapp.com


Repositório no GitHub: https://github.com/mauriciolauffer/gotmoney




PS: Antes que alguém diga alguma coisa, no post eu falo em SAPUI5, mas o projeto é feito com OpenUI5. Uso o termo SAPUI5 para não confundir muito e facilitar a vida dos que estão começando. No final das contas, é tudo a mesma coisa...



9 Comments
Labels in this area