Enterprise Resource Planning Blogs by Members
Gain new perspectives and knowledge about enterprise resource planning in blog posts from community members. Share your own comments and ERP insights today!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
rodrigofeula
Active Contributor
Prezados, segue minha primeira publicação, resolvi publicar este post com o intuito de auxiliar no entendimento sobre as prioridades de determinação de contas contábeis, utilizando as "Regras avançadas de determinação de conta contábil".

 

Para a determinação de conta contábil, o SAP Business One utiliza um conceito de prioridades e combinação de chaves, similar ao que é utilizado na determinação de código de imposto. Esta técnica assemelha-se também com a "Técnica de condições" empregada no nosso irmão mais velho (SAP ECC/R3).

 

 

Após ativar a determinação avançada de conta contábil.*

 

O 1º passo é a determinação de quais campos serão utilizados para determinação e sua ordem de prioridade, acessar:

=> Administração => Configuração => Finanças => Determinação de conta contábil => Critérios de determinação



 

A ordem de prioridade conforme imagem acima, definida em "Critérios de determinação", determina a ordem de exibição das colunas (da esquerda para direita) na tela de "Regras avançadas de determinação de contas contábeis" conforme imagem abaixo.

 



 

Na tela acima são utilizados 3 critérios para determinação: "Grupo de parceiros de negócios", "Grupo de itens" e "Utilização".

 

De acordo com a prioridade definida em "Critérios de determinação", analogamente é possível dizer que:

"Grupo de parceiros de negócios" tem peso 3

"Grupo de itens" tem peso 2

"Utilização" tem peso 1

 

A linha 1 do print acima recebe prioridade 1, pois possui chaves especificadas nas três colunas, em outras palavras, como foi definida uma combinação: "Grupo de parceiros de negócios" + "Grupo de itens" + "Utilização", somando-se os pesos, esta linha tem um peso total igual a 6.

 

A linha 2 do print, recebe prioridade 2, pois possui chaves especificadas em duas colunas. Somando o peso da coluna "Grupo de parceiros de negócios" ao peso da coluna "Grupo de Itens" (3+2=5) o peso total da linha é 5.

 

A linha 3 do print, recebe prioridade 3, pois apesar de possuir 2 chaves especificadas, devido à combinação das chaves, possui uma soma de pesos menor que a soma dos pesos da linha 2, ou seja, como "Grupo de parceiros de negócios" tem peso 3 e "Utilização" tem peso 1, a soma dos pesos é igual a 4, desta forma tem prioridade menor que a linha 2.

 

A linha 4, possui uma única chave selecionada. Neste caso a chave é "Grupo de parceiros de negócios" que possui peso 3.

 

A linha 5, possui uma soma de pesos igual a 3 que é o mesmo peso da linha 4, mas possui chaves com menor prioridade que a linha 4.

 

A linhas 6 e 7 possuem apenas uma chave, com pesos 2 e 1 respectivamente, determinando desta forma a ordem.

 

Para finalizar: Para determinar a conta contábil o SAP Business One, seguirá uma ordem de busca verificando as linhas da Regra Avançada, procurando primeiro uma regra na linha 1, caso não atenda, procura na próxima linha e percorrerá todas as linhas até que uma combinação atenda. Caso nenhuma combinação atenda, serão utilizadas as contas informadas na tradicional "Determinação de conta contábil".

 

 

*Foi publicado pela SAP em 03/09/2013 o guia: "How to Setup Advanced G/L Account Determination in 9.0", disponível para logon com S-USER em:

service.sap.com

Opção: "SAP Business One Customer Portal"

Menu: "Documentation"

Menu lateral: "Realease Family 9.0"

=> Modules and Features

==>How-to Guides for Release 9.0

Abraços,
Rodrigo da Costa Feula
#SBOBR #B1BR
8 Comments
Labels in this area