Enterprise Resource Planning Blogs by Members
Gain new perspectives and knowledge about enterprise resource planning in blog posts from community members. Share your own comments and ERP insights today!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
rodrigofeula
Active Contributor


Antes de sair de férias estava pensando em escrever (durante as férias) vários artigos/documentos aqui na SCN, o tempo disponível durante as férias para escrever ficou curto, então desta vez resolvi escrever pelo menos um blog.

 

Muitos devem estar pensando, do porquê alguém está escrevendo alguma coisa na SCN em plenas férias, talvez pensem que minhas férias não estão muito boas, mas este será um pensamento equivocado. Os momentos a beira da praia nos fazem pensar na vida. Abaixo é possível ver um dos momentos que me fazem estar sempre em busca de conhecimento, o que também representa compartilhar este conhecimento...(este momento é uma das justificativas para a minha busca incansável).

 



 

Bom, feita a introdução vamos ao que interessa...e para começar de fato, lembrei de algo que acontece comigo com uma certa frequência. Como instrutor da academia oficial de SAP Business One, as primeiras perguntas que me fazem logo no primeira dia de aula é:

 

" - O que devo estudar para ser um consultor do SAP Business One? "

" - Conseguindo a certificação o emprego é garantido?

" - A academia é suficiente né? "

 

Espero através deste blog ajudar vocês nesta jornada, as respostas não são simples, também não possuem respostas do tipo "objetivas", afinal a vida não é um questionário com opções de múltipla escolha, normalmente a vida é uma dissertação de longas páginas, escolhas, acertos, erros.

 

Entre uma das coisas mais importantes para qualquer carreira é saber aonde você está e aonde deseja chegar...é muito provável que para chegar no seu destino o caminho seja longo, muitas vezes pode parecer árduo, às vezes ingrato. Será necessário fazer várias escolhas, entre elas certamente estará a necessidade de dedicar muitas horas de estudo, é muito mais provável que você consiga avançar através da educação do que pela sorte.

 

Acredito que tudo que virá a seguir servirá para responder parte destas três perguntas e de muitas outras, não há uma resposta exata e talvez o conjunto de algumas das partes abaixo será a resposta, mas para cada um esta resposta poderá ser diferente.

 

A primeira experiência com sistemas de gestão

 

Com sistemas de gestão a primeira experiência foi conduzir (como funcionário) a implantação de um sistema em uma empresa, este processo durou aproximadamente um ano, período onde trabalhei em todas as áreas e processos (a metodologia de implantação foi assumir a área/processo, colocar a rodar no sistema e depois entregar rodando para a pessoa responsável), o que me deu muita experiência e conhecimento sobre o negócio, os processos comerciais, tudo. Passei uns três anos na empresa, pois após concluir a implantação acabei sendo convidado para ser o gerente da empresa, aceitei o desafio, que mais uma vez me deu muita experiência (pessoas, resultados, negócios, negociação, visão comercial), mas após um tempo senti falta do desafio da tecnologia na minha vida, então...fui para o mercado.

 

O primeiro contato com SAP

 

Lembro do primeiro momento em que vi algo sobre esta empresa a SAP, em meados de abril de 2007 estava em busca de uma nova oportunidade de trabalho, fui surpreendido na época com um anúncio de página inteira em um grande jornal aqui do sul (Zero Hora), no qual estavam buscando profissionais para a empresa que acabará de se estabelecer no RS especificamente em São Leopoldo (região metropolitana de Porto Alegre), local onde foi erguido o SAP Labs Latin America, o anúncio estava escrito em inglês e me chamou muito atenção, na época não atendia a todos requisitos, mas uma coisa ficou guardada "um dia vou trabalhar nesta (ou para esta) empresa".

 



 

Experiência e mais experiência com sistemas de gestão


 

Antes de entrar no mundo SAP passei anos implantando, dando consultoria, suporte, vendendo outros sistemas: gestão comercial, nota eletrônica (NF-e era novidade), ERP, CRM, sistemas contábeis (todas as áreas: fiscal, dp, contabilidade, ativo e outros...), gestão imobiliária, enfim foi uma grande experiência trabalhando em uma das 10 maiores empresas de software do Brasil, após 5 anos mais de 100 diferentes empresas implantadas, senti que estava faltando algo, novos desafios.

 

A grande mudança e o foco na SAP


 

Então a primeira certificação SAP, foi no segundo semestre de 2012 quando fiz a academia: SAP Certified Application Associate - SD - Order Fulfillment with SAP ERP 6.0 EHP4 em uma turma de 6 pessoas apenas eu e outro passamos no exame, foi a prova mais difícil da minha vida, muitas questões baseadas em apostilas que somavam 1500 páginas, embora abordassem apenas uma área de negócio, a preparação para a prova foi longa, incluindo após a academia, uma semana de estudos que se estendiam das 9:00 da manhã até as 22:00, fora de casa na biblioteca da minha faculdade, evitando assim distrações.

 

Durante a academia fui apresentado ao site da SAP onde são disponibilizados os manuais dos sistemas, fonte gigantesca de informações, disponível em:

SAP Help Portal – The central place for SAP documentation disponível para todos, sem necessidade de login, informações sobre todos os produtos. O link para o help do SAP Business One está aqui (mas pode mudar) SAP Business One Release Family 9 – SAP Help Portal Page

 

Após a academia descobri a SCN, que surgiu como outra fonte inesgotável de conhecimento, informações, compartilhamento de experiências, solução de problemas. Enquanto muitos investiam tempo no Facebook, aplicava o meu tempo navegando na SCN.

 

Após esta certificação foram 3 meses em busca de uma oportunidade de trabalho, neste período participei de todos os eventos que aconteceram na região relacionados a SAP, busquei fazer networking. Em seguida encontrei um anúncio sobre uma consultoria que estava procurando profissionais para suporte de SAP, enviei o currículo mas na primeira visualização a empresa de seleção contratada para fazer o processo de seleção não havia selecionado o meu currículo, fiquei sabendo disto quando liguei no RH e falei com a responsável pela seleção, nesta ocasião tive a oportunidade de vender o meu peixe, destaquei tudo que tinha feito, convenci a recrutadora que estava preparado para a vaga, tinha experiências e conhecimento, deu certo, mas...logo de cara fui questionado se faria parte dos meus investimentos fazer outra certificação (tinha acabado de investir mais de R$ 10.000,00 na academia de SD e teria que investir mais de R$ 4.000,00 para a academia de SAP Business One), sem pestanejar garanti que sim.

 

Antes de concluir o processo seletivo e começar a trabalhar na consultoria, descobri que a vaga era para o ERP SAP Business One, então comecei a procurar informações sobre o produto, como funcionava a academia (informações neste link), quais seriam os pré requisitos, logo ali descobri que o consultor tipicamente atuava implantando todo o ERP, diferente do ECC (R/3) onde um consultor tipicamente aborda apenas uma área, mas isto não seria um problema já que havia implantado antes os mais variados sistemas, passando por diversas áreas de processos empresariais e tipos de empresas. Porém uma questão muito forte veio à tona, que seria a necessidade de aprofundar os conhecimentos de contabilidade, já que o SBO trabalha em segundo plano 100% baseado em contabilizações.

 

Pensando na necessidade de entender bem a contabilidade (ainda sem ter sido contratado) investi na aquisição e leitura de um livro, básico, barato, mas excelente. Como o próprio título diz: Contabilidade Fundamental, Editora Saraiva, autor Osni Moura Ribeiro (pode ser qualquer edição, detalhes neste link). Porém embora básico o livro me deixou afiado, fez entender melhor e relembrar as implantações de sistemas contábeis que havia feito, me colocou a frente dos outros candidatos, pois estava com a contabilidade na ponta da língua. Se tiver outra indicação de livro sobre contabilidade, não fique com dúvida, LEIA, pois o importante e ler algo novo, qualquer coisa será melhor do que ficar parado.

 



 

No primeiro dia útil de 2013 comecei a atuar no suporte do SAP Business One em uma consultoria parceira SAP, durante a fase de treinamento assisti a todos os vídeos disponibilizados na época para a versão 8.82 do SAP Business One e li um conjunto de PDFs também disponibilizados, que na ocasião eram chamados internamente de TBs, apesar deste material ser de uma versão anterior do sistema é muito interessante, se você conhece alguém que ainda tenha este material pode ser válido assistir. Logo em março de 2013 fiz a academia de SAP Business One, mais uma vez a prova de certificação foi dura, composta de duas partes, uma baseada em um conteúdo específico de localização e a outra parte com o conteúdo global, os estudos preparatórios para a prova foram mais uma vez longos, voltei para a biblioteca da faculdade, horas de estudos sem distrações, por fim o objetivo foi atingido, certificação conquistada. A consequência foi sair da área de suporte e ir para a consultoria em implantação do ERP.

 

Em 2013 descobri o perfil de um membro da comunidade que me fez refletir muito, acredito que quem estiver lendo este artigo deva conhecer o ravisankar.vennaele é responsável por um dos blogs mais lidos pela comunidade How to transform yourself from a fresher to an expert SAP Consultant? (são mais de 140.000 visualizações, até fev/2016), para este blog houve uma tradução feita pelo marssel.vilaa2publicada no blog http://scn.sap.com/community/portuguese/blog/2013/09/01/como-um-iniciante-pode-tornar-se-um-consulto.... Além do blog destacado, existe uma dezena de outros publicados tanto pelo Ravi, quanto pelo Marsell que devem fazer parte da leitura de todos, entre no perfil deles e clique na aba "Content".

 

Academia SAP Business One

 

O ano de 2013 foi um ano de pé no acelerador, toda a informação que encontrasse nos sites da SAP sobre o SAP Business One era objeto de leitura. A SCN neste momento também entrou como um propulsor, visualizava as threads tanto da comunidade em português, quanto da comunidade em inglês do SAP Business One e usava os problemas dos outros para fazer pesquisas, buscar soluções, isto foi mais um grande forma de aprendizado, pois é possível assim obter diversas visões, conhecer problemas reais e suas soluções. Acabei o ano com uma implantação completa, end-to-end, totalmente sob minha responsabilidade. Na sequência já iniciei outros dois projetos. Fui de 0 a 100 em 12 meses, para concluir o ano fui convidado pela consultoria à participar do curso de formação de instrutores para academia SAP Business One (TTT realizado em Campinas - SP).

 

Para fechar 2013 no dia 29/12/2013, recebi uma mensagem do eduardo.chagasno meu Linkedin dando os parabéns pela minha trajetória em 2013, a mensagem está guardada e encarei como se tivesse ganhado um prêmio. Quem não conhece o Eduardo, recomendo que acesse o perfil dele na SCN, atualmente ele está entre os 150 primeiros no ranking da comunidade, é um SAP Mentor e sem dúvida um dos maiores contribuintes para a melhoria do SAP ERP (ECC ou R/3) no Brasil fortalecendo a localização do produto. Ah, sem esquecer que seguido ele está presente dando palestras nos grandes eventos da SAP e dando aula nas academias do R/3.

 

Sobre a academia do SBO, atualmente está sendo disponibilizado e mantido pela equipe da SAP na SCN todo o material de academia, existem dois documentos que são atualizados frequentemente com os novos materiais:

SAP Business One Academy - Main Page neste link está o material da academia em inglês.

Academia SAP Business One_Página Inicial aqui está o link do material da academia em português do Brasil.


Tips for preparing for the SAP Business One CTB1200 certification

http://help.sap.com/saphelpiis_hc/B1_Image_Repository/Consultant_Training/Basic/B1_90_Study_Guide.pd...aqui está disponível um guia de estudo.

 



Foto de uma aula como instrutor

 

Existe um canal no Youtube onde são compartilhadas pela SAP as apresentações do SAP Business One, que incluem novas funcionalidades das novas versões, este material está disponível em:

SAP Business One - YouTube

SAP Business One - YouTube
Recentemente encontrei um post na SCN, que descreve uma boa jornada para a certificação, então recomendaria leitura completa do post SAP Business One certification: How to ace your TB1200 excelente publicação de frederic.bada4


Manual completo

 

Existe um documento chamado SAP Business One ... To Go, este documento é uma espécie de manual completo sobre o SBO, recentemente foi atualizado com tudo que há na versão 9.1, considero que esta também é uma leitura muito importante, então segue o link para download: http://help.sap.com/download/B1TOGO/SAPB1_To_Go_9.1.pdf

 

Depois de um tempo o foco de suas atenções irá mudar, certamente você já estará dominando o SAP Business One, então neste ponto é provável que você comece a preocupar-se com as datas de liberação de novas versões, saber das correções que estão saindo, novas funcionalidades. Para atender a estas novas demandas, acompanhar um conjunto de notas sobre o SBO pode ser muito interessante, mas para esta visualização será necessário um S-USER.

 

Principais notas do SAP Business One

 

 

Programação de liberação de PLs

 

 

Funcionalidades Importantes

 

Desenvolvimento de Add-ons


 

O ano de 2014 começou um pouco diferente dos anteriores, estava no último semestre da faculdade (Análise e desenvolvimento de sistemas) e o TCC tomou muito do meu tempo, principalmente pela exigência do desenvolvimento de um software como TCC. Então surgiu a ideia do desenvolvimento de um add-on para o SBO, durante o ano anterior foi possível entender que embora houvessem inúmeras funcionalidades nativas de CRM, faltava um algo à mais no B1, desenvolver uma plataforma de CRM Avançado seria o foco. O desafio aumentou pois nunca havia programado em .NET, mas afinal quem não gosta de um grande desafio? Novo 0 a 100 desta vez relacionado a programação .NET e desenvolvimento de add-ons para o SAP Business One. Para me ajudar no caminho do desenvolvimento os materiais dos links abaixo foram muito importantes, então para aqueles que precisam de informações sobre isto:



2015 uma nova jornada

 

O ano de 2015 começou com um convite para visitar uma das maiores empresas do sul do Brasil, gigante e global, localizada em Jaraguá do Sul - SC. Lá usam o SAP ERP (conhecido por ECC ou R/3) e em outras unidades menores ao redor do globo usam o SAP Business One, estavam iniciando um processo de seleção e fui convidado para conversar sobre a vida...a visita a empresa foi sensacional, as pessoas envolvidas espetaculares, conhecer um ambiente complexo foi muito interessante, o ano não poderia começar melhor (mas no meio do processo surgiram mais horizontes...veremos mais a frente).

 

Os horizontes de um SAP Forum

 

No mês de março ocorre em SP o maior evento sobre SAP no Brasil, o SAP Forum (Home | SAP Forum Brasil). Para minha felicidade consegui um convite para evento (coloquei algumas coisas sobre a edição de 2015 no post: http://scn.sap.com/community/portuguese/business-one/blog/2016/01/28/o-sap-forum-brasil-2016-est%C3%...).

 



Voltei do evento com muitas coisas na cabeça, as palestras, keynotes, sessões de conteúdo e tudo mais que aconteceram no evento me fizeram pensar na vida... voltei com a cabeça a mil, então cheguei a conclusão que seria necessário promover mais uma mudança. Trinta dias após ter voltado do evento, entreguei meu pedido de demissão na consultoria que trabalhava, todos ficaram surpresos, mas a surpresa maior estaria para acontecer e nem eu mesmo saberia. No início de maio juntamente com outros 2 ex-colegas, fundamos uma nova empresa de consultoria com foco no SAP Business One, nos tornarmos parceiros SAP (através do programa EBM), conquistamos diversos clientes e estamos muito felizes com os rumos do negócio.

 

Um grande reconhecimento

 

2015 ainda não havia acabado, no dia 15/09/2015 quando abri meu e-mail pessoal, uma mensagem da SCN em minha caixa de entrada:



 

Nesta mensagem estava o link: Announcing the SCN Topic Leaders for 2014-2015 e para minha surpresa, meu nome estava na lista dos Topic Leaders da SCN. Algum tempo depois recebi o certificado da SAP, que guardo com muito orgulho. Também fui mencionado em outros posts, como o do marssel.vilaa2 em Topic Leader 2015 - Parabéns aos grandes responsáveis pela existência da Comunidade SAP, o Marssel é outro SAP Mentor.



Espero que esta publicação com a minha jornada seja de alguma ajuda para a sua, voltando ao início:

 

Você já sabe aonde está?

 

Sabe aonde deseja chegar?

 

Ah! Se você chegou até o final da leitura e não passou por nenhum dos links, recomendo voltar, acessá-los e ler os materiais, pois são importantes e lhe ajudarão com a sua jornada no SAP Business One.

 

Espero que tenham gostado da leitura.

 

Não deixe de registrar seu feedback. A medida do possível estarei incluindo mais informações aqui, assim como todos os comentários são bem vindos, assim podemos colaborar um com o outro.


 

Abraços,

Rodrigo da Costa Feula
#SBOBR #B1BR


 

 

 

 

 

5 Comments
Labels in this area