Additional Blogs by Members
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Former Member

Um dos temas que despertou interesse no SAP Inside Track São Leopoldo foi sobre o SAP Simple Finance abordado pelo marlo.simon2 em sua palestra. O SAP Simple Finance ou sFIN como alguns tem chamado foi apresentado para o mercado no SAPPHIRE 2014 em Orlando! Eu estava lá e foi muito interessante ver a reação das pessoas! (veja a apresentação... SAP Keynote Presentation : The Future of Enterprise Applications | SAPPHIRE NOW)

Mas o que é o sFIN? É na verdade uma radical transformação do ERP FI/CO que conhecemos. O modelo de dados foi refeito, tabelas eliminadas e os programas reescritos.

Veja por exemplo o caso de um lançamento de fatura no ERP como conhecemos hoje.

fonte SAP.

O lançamento de uma simples fatura irá gerar pelo menos um lançamento na conta cliente, um lançamento na conta de receita e um lançamento da conta de impostos. Isso seria representado através de 1 entrada na BKPF (cabeçalho do documento contábil) e por 3 entradas na BSEG (itens do documento contábil).

Além desses lançamentos na BKPF e BSEG vários outros lançamentos acontecem. Dados são inseridos e outros atualizados em diferentes tabelas como se pode ver na imagem acima. Esses lançamentos se referem a atualização de saldos, indices primários e secundários.

Com a simplificação as tabelas abaixo em vermelho foram eliminadas.

fonte SAP

Com isso as informações que haviam antes permanecem exatamente iguais. Porém agora somente duas tabelas são atualizadas (BKPF e BSEG).

fonte SAP


Tudo mais passa a usar modelos e algorítmos que olham esses dados; por exemplo: análise de fluxo de caixa, previsão de caixa, balanço, perdas e lucros, etc.

E, como isso é possível? Através do SAP HANA! Você agora deve estar se perguntando... isso vai acontecer para os outros módulos? Sim! Já está em desenvolvimento o sLOG (SD e MM on HANA).

O sERP Powered by Hana deve surgir em 2015!

Além disso tudo indica que no futuro todas aplicações como o ERP, CRM, SRM e SCM irão compartilhar da mesma estrutura de dados (dados mestres e transacionais) eliminando interfaces.

Se quiser saber mais sobre o SAP Simple Finance veja as referências abaixo:


Implementing SAP Simple Finance

SAPPHIRE NOW 2014: SAP Simple Finance Highlights - YouTube

SAP Keynote Presentation : The Future of Enterprise Applications | SAPPHIRE NOW

SAP Unveils SAP® Simple Finance, a Modern Set of Finance Solutions

SAP Simple Financials points to the future of the Business Suite

Implementing SAP Simple Finance

Abraço

Eduardo Chagas

5 Comments