Additional Blogs by SAP
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Caetano
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert

No dia 05 de novembro de 2015 se realizou o SCN Meetup Novo Hamburgo 2015, onde eu tive o prazer de ser um dos palestrantes.

O evento focou no tema Manutenção, Gestão de Ativos e Internet das Coisas (IoT) eu apresentei um cenário de integração entre os módulos de PP e PM, onde as ordens de manutenção alocam capacidade em um centro de trabalho produtivo.

Este blog descreve o cenário apresentado e detalhes de como implementar.

1 - Centro de trabalho

Para começar, precisamos de um centro de trabalho de produção onde realizaremos o planejamento de capacidades. Para quem não está familiarizado com este conceito, o documento CRP Basic Settings Part 1 - Work Center explica em detalhes como criar um centro de trabalho como todas as configurações necessárias para o planejamento de capacidades.

2- Equipamento

Criado o nosso centro de trabalho de produção, precisamos criar um equipamento de PM, que será o equipamento onde a manutenção será realizada.

O equipamento de PM é criado na transação IE02 e um detalhe importante é preencher o campo "centro de trabalho", para que ambos fiquem ligados. Essa ligação é importante posteriormente, pois quando criamos a Nota de PM ou a Ordem de PM com referência ao equipamento, o centro de trabalho já é automaticamente preenchido.

3 - Nota de PM

A criação da Nota de PM é feita na transação IW21 e é um passo opcional. A Nota é bastante utilizada no dia-a-dia para reportar avarias e, no momento que se coloca o equipamento onde a avaria aconteceu, o centro de trabalho é automaticamente preenchido quando ele foi previamente referenciado no equipamento. É importante ressaltar que este não é o centro de trabalho de manutenção, que irá executar as tarefas, mas sim o centro de trabalho de produção, onde aconteceu a avaria. Este campo fica na aba Localização (localization data) da ordem de manutenção e não substitui o centro de trabalho de manutenção.

4 - Ordem de PM

A Nota de PM pode ser convertida em uma ordem, quando a manutenção precisa ser programada e precisam ser calculados custos e o consumo de peças é necessário.

Novamente, o campo centro de trabalho é automaticamente preenchido na Ordem de Manutenção.

Nos detalhes da operação da ordem de manutenção, existe um campo chamado condições da Instalação (system condition), onde podemos determinar se o centro de trabalho que receberá manutenção poderá continuar em funcionamento ou se será necessária uma parada para a execução da manutenção. É com base no valor deste campo que o sistema determina se a ordem vai alocar capacidade no centro de trabalho de produção ou não.

Na aba datas da operação, definimos o início e o fim da execução. Neste exemplo, o começo é no dia 15.11 e o final no dia 19.11.


5 - Planejamento de capacidade de produção

Finalmente, quando vamos realizar o planejamento de capacidades da ordem de produção na transação CM21, percebemos que, do dia 15.11 ao dia 19.11, a capacidade está bloqueada (no detalhe em preto). Ou seja, o planejador de produção não vai poder alocar nenhuma ordem de produção no centro de trabalho neste dia.

Desta maneira, sistema pode ser utilizado para executar o planejamento da manutenção forma coordenada com o planejamento de produção.

9 Comments