Technology Blogs by Members
Explore a vibrant mix of technical expertise, industry insights, and tech buzz in member blogs covering SAP products, technology, and events. Get in the mix!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
henrique_pinto
Active Contributor

Com a evolução e aumento natural da adoção do SAP HANA pelo ecossistema SAP, uma carreira como consultor especialista em HANA é algo cada vez mais buscado, seja por consultores SAP já experientes, seja por aqueles que desejam entrar no mercado SAP através dessa nova plataforma. Seja qual for o motivo, é importante ter uma boa noção que etapas e perfis diferentes o processo de Lifecycle do HANA tipicamente envolve: desde a instaação do Appliance, passando pela modelagem e desenvolvimento dos modelos de dados no HANA até o consumo desses modelos nas ferramentas de exploração e visualização (BO, BW).

Essa série de blogs do SAP Mentor applebyj lista uma série de 7 perfis diferentes possíveis de serem buscados no mundo de projetos de HANA. No primeiro, ele fala um pouco dos diferentes perfis e depois entra no detalhe de cada um.


(não está completo pois ele ainda está escrevendo a série de blogs; à medida que forem saindo, vou atualizando aqui)

Eu particularmente acho demais, por exemplo ele cita que é necessário um novo perfil de Gerente de Projetos específico para projetos HANA. Na verdade, acho que é necessário um novo perfil de GP para projetos de Inovação em geral, visto que metodologias clássicas como o ASAP e o Waterfall não são as ideiais para o processo de concepção dessas novas soluções (HANA, Mobile, UI5, etc.), que demandam algo muito mais próximo de um Agile Development, porém não acho que isso seja algo específico do HANA. Também acho que faltou algo como um consultor BO/BI especialista em consumo de dados de HANA.

Mas de qualquer maneira, essa série de blogs dá uma visão geral muito boa para consultores que buscam entrar nesse mundo ou mesmo para clientes e gestores que irão se envolver em projetos HANA num futuro próximo e querem ter uma idéia de que tipo de profissional devem buscar/gerenciar. Recomendo a leitura.

11 Comments
Labels in this area