Technology Blogs by Members
Explore a vibrant mix of technical expertise, industry insights, and tech buzz in member blogs covering SAP products, technology, and events. Get in the mix!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Former Member

A intenção deste documento é mostrar que o pacote Free Tier não se aplica completamente ao uso do SAP HANA na nuvem da Amazon.

O SAP HANA é um appliance fantástico, entretanto, do que adianta ler todo este material disponível, fazer treinamentos online sem poder tocar no sistema? Colocar a mão na massa? Afinal todo GEEK quer fazer um hands on o mais rápido possível. :cool:

Cheguei até o serviço da Amazon AWS que oferece uma instância do SAP HANA One numa máquina SUSE. Para aqueles que não estão familiarizados com a Amazon Web Services, indico este link que oferece uma explicação detalhada de como funciona o serviço.

Como eu estava interessado em ter uma instância SAP HANA para poder praticar o que estou aprendendo, achei que seria uma ótima idéia utilizar o serviço da Amazon para ter acesso ao appliance. E a idéia continua boa, porém o preço muda bastante, já que alguns detalhes precisam ser observados.

Se você se cadastrar agora, vai ganhar um pacote de 1 ano com acesso gratuito a vários serviços, entre eles uma micro instância de Linux e Windows, espaço de armazenamento e outras coisas. Este pacote é chamado Free Tier, no website da AWS. Mas infelizmente não se aplica para rodar HANA. Ou pelo menos, não completamente, a não ser pela franquia grátis de 30 gigas no EBS.

Para te localizar, uma instância SAP HANA One custa $0.99 a hora, o que é fantástico do ponto de vista de quanto custa uma licença comum, até mesmo para grandes empresas. E com o Free Tier, eu imaginei que o meu custo seria apenas este, o da licença, já que tenho direito a uma máquina Linux de graça por 12 meses. Porém lendo com cuidado percebi o seguinte:

A instância de SAP HANA One roda na máquina com a configuração abaixo, assim que você compra. Entretanto, parece que você consegue rodar numa máquina um pouco inferior. Mas aí você terá que analisar se é possível trocar a máquina antes de iniciar sua instância.

Como a máquina que está disponível no free tier é bem inferior, o custo final por hora ficaria em torno de $3.49.

$0.99 pelo SAP HANA One e mais $2.50 pela infraestrutura (EC2) que é a máquina que você vai utilizar. No free tier você tem 30gbs de dados gratuitos e o que passar custará em torno de $0.10/GB. e não é só armazenagem, nesta conta parece que também entra a transferência de dados in/out. Tudo isso tem que ser colocado na balança, para você não se assustar com a conta no fim do mês. Para um uso de 2 horas por dia, e sem ultrapassar o limite de 30 gigas e sem usar outros pequenos serviços, como o elastic IP, estimei o valor mensal em USD210,00 mais ou menos. E abaixo o custo mensal aproximado, sem custos de armazenamento, transferências e volumes lógicos:

Ainda acho que é um ótimo investimento, quando comparado com uma licença "enterprise". Porém não se esqueça de parar sua instância quando não estiver usando, ou vai ter surpresas no cartão de crédito!

Utilize esta calculadora para estimar os seus custos com os serviços e quantidade de dados extras que precisar. Calculadora AWS.

E se você quiser ter acesso a uma instância com uma licença de developer edition completamente grátis, por 30 dias, você encontrará neste link todas as informações necessárias, o serviço roda no Cloudshare. Entretanto, esta licença não te permite rodar em produção, o que não é o caso do SAP HANA One da AWS.

E aqui você tem a lista de alguns serviços disponíveis que também oferecem o SAP HANA na nuvem.

Se os gurus tiverem mais informações e também se quiserem fazer reparos ao texto, sintam-se a vontade!

3 Comments
Labels in this area