Technology Blogs by Members
Explore a vibrant mix of technical expertise, industry insights, and tech buzz in member blogs covering SAP products, technology, and events. Get in the mix!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
henrique_pinto
Active Contributor

"Not your father's SAP".

Essa expressão em inglês, que pode ser traduzida como "Não é a SAP do seu pai", representa um pouco da mudança de perfil corporativo da SAP nos últimos anos. De uma empresa rígida, baseada em processos e produtos proprietários, "alemã" no seu jeito de ser, ela está cada vez mais se tornando uma empresa aberta e flexível, baseada cada vez mais em padrões e plataformas Open Source (JavaScript, HTML5, OData, etc.), mais próxima (mas ainda distante) do perfil de empresas americanas como Apple e Google. Não chega a ser como uma Google, claro, mas com certeza é bem diferente da SAP de 20 anos atrás (a "SAP do seu pai").

Uma das características mais marcantes desse novo modus operandi da SAP é o fato de ela estar possibilitando (ou tentando possibilitar) cada vez mais acesso livre aos seus produtos. Ela ainda tem um grande caminho a percorrer no sentido de permitir licensas free para Desenvolvedores como outras empresas já fazem, porém uma iniciativa bem interessante tem sido a disponibilização de "free trials" na nuvem (geralmente em uma instância na Amazon Web Services). Listo abaixo alguns desses trials disponíveis hoje:

  • SAP HANA, Developer Edition
    • O usuário não precisa pagar pela licença, desde que o uso seja não produtivo nem para o desenvolvimento de soluções que serão comercializadas. Ou seja, o uso é livre para testes, protótipos, provas de conceito, etc. O único custo que incide é o da máquina virtual no provedor da infra de cloud, que a SAP não controla. As opções incluem a AWS, que começa em 0,51 centavos de dólar por hora, e a Cloudshare, com um custo fixo de 137 dólares por mês, entre outras.
  • SAP BW on HANA Trial
    • Da mesma maneira que o HANA Developer Edition, o Trial do BW on HANA inclui todas as licenças de utilização do Software gratuitamente (porém limitado a um período de 30 dias), e a infra fica a cargo do provedor de cloud, lembrando que para esse trial, o landscape contém 2 servidores, um pro BW on HANA e outro pro BO 4.x. Quando se cria a instância, o template já vem todo pronto, com o BW, BO e HANA configurados e integrados.
  • SAP HANA Live Trial
    • É um trial totalmente gratuito (incluindo inclusive a infra), provendo acesso ao frontend do HANA Live (HANA Live browser, Authorization Assistant etc.) para que os usuários finais possam se familiarizar e entender a oferta do HANA Live. Após a solicitação do acesso, o usuário recebe os dados de acesso por meio de um gateway Citrix. Esse ambiente está totalmente hospedado no HANA Enterprise Cloud (HEC), por isso não requer uma infra cloud paga pelo usuário. Esse trial gratuito tem duração de 3 dias.
  • SAP ABAP on HANA Trial
    • Trial de 90 dias para acesso de um ambiente NW 7.40 sobre HANA, onde os usuários podem testar as novas sintaxes e funcionalidades do NW 7.40 quando baseado no HANA como banco de dados. O trial tem duração de 90 dias e requer uma infra cloud (e.g. AWS), similarmente ao HANA Developer Edition.
  • SAP Lumira, Personal Edition
    • O SAP Lumira (anteriormente conhecido como SAP Visual Intelligence) é uma ferramenta para análise, visualização e exploração de dados de diversas fontes diferentes. Diferentemente dos demais, a SAP oferece o Lumira gratuitamente, desde que para uso pessoal.
  • SAP Lumira Cloud
    • Versão cloud do SAP Lumira, permite registro livre de usuários e utilização gratuita até 1GB de dados.
  • SAP Predictive Analysis
    • Trial de 30 dias do SAP Predictive Analysis, software para modelagem estatística e preditiva, que pode usar algoritmos nativos, no HANA (Predictive Analysis Library) ou em biblioteca R (uma linguagem open source para algoritmos estatísticos). O PA é baseado no engine do SAP Lumira e herda todas as funcionalidades de análise e exploração dos dados.
  • Hortonworks Data Platform Sandbox
    • Apesar de não ser diretamente uma oferta da SAP, achei que seria interessante mencionar também esse Sandbox free da Hortonworks. Pra quem não conhece, a Hortonworks é uma empresa que tem sua própria distribuição de Hadoop otimizada para o uso corporativo ("Enterprise Hadoop"). A SAP fez recentemente um acordo de comercialização do Hortonworks Data Platform (que inclui o Hadoop, Hive e outros componentes), que pode ser integrado nativamente no HANA para criação de queries que consultam o Hadoop e o HANA ao mesmo tempo, consolidando resultados de dados estruturados e não estruturados, sem necessariamente armazenar todos os dados no HANA. E o legal é que a Hortonworks também disponibiliza um Sandbox gratuito (uma VM) do HDP, que pode ser baixado e instalado em alguma máquina local e utilizado para testes e provas de conceito.

*EDITADO*: A SAP publicou uma lista dos trials gratuitos relacionados a todas as linhas de solução do seu portfólio.

Segue o link: http://global1.sap.com/software-free-trials/index.epx?source=email-emea-sapflash-newsletter-20131111

Além de tentar facilitar o acesso aos Softwares em si, a SAP também tem uma iniciativa para facilitar o acesso à informação de como utilizar esses Softwares. A SAP criou sua própria plataforma MOOC para oferecer cursos online gratuitos para os mais diversos temas, o OpenSAP. Os cursos tem um tempo de duração, e os estudantes que o acompanham e realizam os testes nos prazos estabelecidos recebem um certificado de conclusão do curso e atingimento de resultado nos testes (não vou entrar no mérito se substitui uma certificação SAP, rs - isso é assunto pra outro blog). Após o prazo de conclusão, os vídeos dos cursos ficam disponíveis para serem assistidos num modelo de auto-estudo, sem a certificação.

Os seguintes cursos estão sendo oferecidos ou serão oferecidos em breve:

Além desses, os seguintes cursos já ocorreram no passado e estão disponíveis para auto-estudo:

O OpenSAP é uma iniciativa da SAP "herdeira" do OpenHPI, oferecido pelo HPI (Hasso Plattner Institute). Acho que o nome dispensa comentários, mas pra quem quiser mais detalhes, visitem a página do instituto.

A SAP ainda está longe de ser uma empresa realmente aberta, mas acredito que essas iniciativas demonstram que ela está no caminho certo.

23 Comments
Labels in this area