Technology Blogs by SAP
Learn how to extend and personalize SAP applications. Follow the SAP technology blog for insights into SAP BTP, ABAP, SAP Analytics Cloud, SAP HANA, and more.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Former Member

Não é de hoje que HANA é o assunto do momento no mercado SAP.  Há cada vez mais investimento da SAP para ser "the cloud company powered by SAP HANA".  E a SAP também aposta forte na sua nova versão do ERP, o S/4 HANA,  usando o poder do HANA para a simplificação dos processos.

Ao contrário do que muitos pensam, HANA não é só um banco de dados em memória, e sim uma plataforma completa de desenvolvimento, possibilitando o desenvolvimento de aplicações nativas no seu servidor.  SQLScript, Calculation Views, XSJS, ODATA, UI5, tudo isto pode estar envolvido em uma aplicação nativa na plataforma. Porém, como aprender tudo isso?

Antigamente, sem uma academia, o material disponível era pouco, e desenvolvedores corriam atrás de um mini SAP para treinar ABAP com as tabelas do "flight model" (SFLIGHT, SBOOK, etc.).  Então, a academia oficial ou aprendizado interno nas empresas eram as formas mais fáceis de aprender a desenvolver em ABAP.

A SAP segue com seus cursos no SAP Education para quem busca um certificado e sente-se mais seguro em uma aula com instrutor e em português. Cursos como o HA100 (SAP HANA - Introduction ), HA300 (SAP HANA – Implementation & Modeling ) e HA400  (ABAP Programming for SAP HANA) já estão sendo ministrados no Brasil.

Porém, para quem não pode investir em uma academia, seja por tempo ou questões financeiras, a boa notícia é que existe uma abundância de recursos online, como cursos completos e tutoriais, além de vasta documentação.

Embora o assunto já tenha sido parcialmente abordado pelo henrique.pinto neste post aqui, acreditei que valia a pena aprofundar e fazer um "roadmap" .

Vou então falar aqui sobre alguns destes recursos que pude experimentar e que recomendo para quem quiser se especializar no assunto.

Antes de começar...

Embora muitos cursos abordem isto em algum capítulo, sugiro que você já crie sua conta no Hana Cloud Platform trial (https://account.hanatrial.ondemand.com). Afinal, aprender sem praticar e sem testar os exercícios é sempre mais complicado. Além disto, em alguns cursos mais antigos, é sugerido criar uma conta paga no Amazon Web Services, o que não é mais necessário.


OpenSAP

A plataforma de cursos online já é conhecida pela maioria, inclusive a raquel.pereiradacunha já fez um post a respeito (Cursos openSAP - Aprenda de forma gratuita). Porém, vou focar especificamente nos cursos sobre desenvolvimento em HANA.

Introduction to Software Development on SAP HANA

Este curso introdutório é extremamente didático, muito bem explicado e exemplificado. O instrutor é Thomas Jung, diretor do SAP HANA Product Management e expert no assunto. A abrangência é bastante grande, passando por modelagem (unidade 2), SQLScript (unidade 3), UI5 e ODATA (unidade 4) e XSJS (unidade 5).

Ótimo para ter uma ideia inicial de boa parte do que está disponível com o HANA e depois se aprofundar mais em cada assunto.

O aspecto negativo é que o curso é de 2013, baseado no SAP HANA SPS 05 e alguma coisa do 06, e o último SPS disponível é o 10. Logo, algumas funcionalidades vistas no curso já estão em desuso, como CE functions. Outras, apresentadas como novidade como o Core Data Services já estão bem estabilizadas e com muitas novas funcionalidades.

Next Steps in Software Development on SAP HANA

Para quem completou o curso de introdução e quer se aprofundar mais, ou já possui conhecimentos de HANA, este curso é a indicação. Conceitos como modelagem, abordando o Core Data Services, XSJS, SQLScript e ODATA são aprofundados. Além disto, são abordados outros assuntos como o uso das bibliotecas nativas do HANA (geoespacial e texto) e o gerenciamento de transportes.

Software Development on SAP HANA (Delta SPS 09)

Para resolver a questão da desatualização dos cursos anteriores, foi disponibilizado outro curso, que será reprisado em setembro/2015. Então ,se você quiser a oportunidade de seguir o curso com as provas e obter o Record of Achievement, corra para fazer os dois cursos anteriores, ou simplesmente acompanhe este caso você já tenha conhecimento prévio.

ABAP Development for SAP HANA

Este é mais voltado para quem não estiver voltado a desenvolver aplicações nativas no HANA, mas estiver mais focado em otimizar o ABAP para rodar com HANA. Dependendo do seu cenário, pode ser que seja o curso mais interessante. De toda forma, aconselho antes passar pelo menos por algumas noções básicas do curso de introdução ao HANA mencionado antes, como a parte de modelagem, para ter alguns conceitos básicos.

Para quem prefere ir direto para a plataforma cloud, também há opções. Introduction to SAP HANA Cloud Platform

e Next Steps in SAP HANA Cloud Platform são os principais cursos, entre vários outros mais específicos. Porém, eu começaria com os cursos anteriores, que dão uma ideia bem mais geral e cujo conhecimento pode ser aplicado à plataforma cloud, para somente depois ir para o HCP. A menos que você  tenha experiência e goste de desenvolvimento Java (um dos tópicos do primeiro curso, mas não o único) e já queira direto ir para a plataforma cloud, e saber como estender as aplicações SAP na nuvem.

SAP HANA Academy

Sim, o Youtube também é uma fonte de conhecimento para HANA! E na minha opinião, o melhor canal é o SAP HANA Academy.

Neste canal há tutoriais sobre praticamente todos os assuntos em HANA. É onde recomendo que quem já tenha conhecimento de HANA procure se aprofundar em tópicos específicos. Existem várias playlists separadas por assunto, como modelagem, provisionamento de dados, Hana Cloud Integration, análise preditiva, entre outras. Também são apresentadas as novidades de cada SPS, incluindo o mais recente (SPS10).

Além disso, estão disponíveis algumas demos de aplicações  que podem ser implementadas no Hana Cloud Platform Trial para estudo. Assisti toda a playlist Live3 - SAP HANA Cloud Platform for Advanced Real-Time Social Media Analytics, e recomendo fortemente. É montada uma aplicação com acesso real time ao Twitter,  usando bibliotecas de análise de texto e preditiva, com uma interface em Fiori. Além disto, esta demo ensina como contornar algumas limitações do ambiente trial do HCP.

Documentação


A documentação do SAP HANA é farta e detalhada, e sempre atualizada a cada SPS lançado. Separada por tópicos, se compilássemos tudo em um único documento teríamos algumas milhares de páginas.

É relativamente óbvio e fácil de achar, mas aqui fica o link para a documentação atualizada pelo SPS 10:

SAP HANA Platform (Core) – SAP Help Portal Page - veja as seções "Development and Modeling" e "References".

Blogs e SCN

Pra quem já usa o SCN, pode ser "chover no molhado", mas vale seguir o espaço SAP HANA Developer Center .

Algumas das dicas deste post estão lá, em menor detalhe e mais desatualizadas.

Um bom "indexador" de conteúdo, embora um pouco desatualizado, está neste post: HANA Reference for Developers - Links and SAP Notes(Part-1) - Updated 04.12.2013

Sei que muitas das referências se encontram com um pouco de pesquisa, mas quis neste post sintetizar algumas informações e trazer um pouco de opinião, para ajudar quem está iniciando ou querendo começar a desenvolver no HANA. Caso surjam novos recursos interessantes, atualizarei este post. Logo. sugestões de outros recursos e materiais são bem-vindas!

Abraços

Luis Becker

5 Comments