Financial Management Blogs by Members
Dive into a treasure trove of SAP financial management wisdom shared by a vibrant community of bloggers. Submit a blog post of your own to share knowledge.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Former Member

NF-e de cancelamento

Ao receber um cancelamento de uma NF-e de entrada, o SAP NF-e (GRC) busca automaticamente o status do Aviso de Remessa/Inbound Delivery no ERP.  Nesse momento o sistema  verifica se o processo de entrada de mercadorias para a NF-e em questão já foi iniciado. Se o processo de recebimento de mercadoria não foi iniciado, o ERP irá excluir o aviso de remessa e retornar com mensagem de sucesso para a solução SAP NF-e. Caso o processo de entrada de mercadorias tenha iniciado, o Aviso de Remessa não poderá ser excluido e o ERP irá retornar o erro para o SAP NF-e.

ℹ A exclusão automática do Aviso de Remessa somente é possível para aqueles que foram criados pela solução automação no SAP NF-e.

Existem dois processos de cancelamento para cancelar uma NF-e, CANCEL00 e CANCEL01. Onde cada tipo de processo tem um processo de cancelamento fixo atribuído a ele. Veja abaixo:

CANCEL00

- NF-e de Compras normal (NORMPRCH)

CANCEL01

- NF-e para outros processos sem DANFE (SIGNAUTH)

- NF-e para outros processos com DANFE (SIGNAUT2)

- NF-e sem atribuição de processos de negócios (BUPRODET)

- NF-e Transferência de estoque (STOCKTRF)

ETAPAS DO PROCESSO DE CANCELAMENTO

Processo de cancelamento – CANCEL00

Ao receber um XML de cancelamento de uma NF-e de Compra Normal, o sistema executa os seguintes passos:

Passo 1. Atribuir o processo Cancelamento de uma NF-e (CANCEL00).

Passo 2. Verificar assinatura do parceiro de negócio (SIGNATUR). Nessa etapa o sistema verifica se a assinatura digital do parceiro de negócio é válida.

Caso ocorra um erro no processamento automático o usuário pode rejeitar o XML de cancelamento. Neste caso, não existe a opção de informar o motivo da rejeição ou mesmo notificar o parceiro de negócio como ocorre no processamento de uma NF-e. Uma vez rejeitado o cancelamento o sistema retorna para o documento original.

Mesmo tendo rejeitado, o XML de cancelamento fica armazenado na base do SAP NF-e e pode ser consultado no monitor fiscal através do botão Selecionar detalhes ou Exibir XML de cancelamento nos detalhes da NF-e.

Passo 3. Verificar a autorização após anulação do XML (AUTHCANC). Nesta etapa o sistema verifica o status do XML de cancelamento junto a SEFAZ que autorizou o documento.

Passo 4. Chegada XML no caso de DANFE existente (XMLARRIV).

Passo 5. Eliminação de um fornecimento no ERP (DELDELET). Nessa etapa o sistema irá eliminar o Aviso de Remessa criado pela automação da NF-e. Caso o processo de entrada de mercadorias tenha iniciado, o Aviso de Remessa não poderá ser excluido, e SAP ERP irá retornar o erro para o SAP NF-e.

Passo 6. Verifique atividades manuais no ERP (ERPTASKS). Nessa etapa o usuário deve verificar os lançamentos no ERP para certificar-se que que foram corretamente cancelados. Essa é uma atividade manual e não pode ser alterada para automático nas configurações.

Passo 7. NF-e completa. Se todas estas etapas tiverem sido verificadas, em seguida, o processamento da NF-e é encerrado. 

* Caso ocorra alguma falha no processo automático, então o usuário pode realizar manualmente as ações no Fiscal Workplace.

Processo geral de cancelamento – CANCEL01

Ao receber um XML de cancelamento de uma NF-e cujo processo atribuido seja o processo de cancelamento geral, o sistema executa os seguintes passos:

Passo 1. Atribuir o processo Cancelamento de uma NF-e (CANCEL00).

Passo 2. Verificar assinatura do parceiro de negócio (SIGNATUR).

Passo 3. Verificar a autorização após anulação do XML (AUTHCANC).

Passo 4. Verifique atividades manuais no ERP (ERPTASKS).

Passo 5. NF-e completa.

6 Comments