Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
cezimbra
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert

Pessoal,

A SAP lançou na última semana a SAP Note 2152098 que habilita a utilização do EPEC (Evento Prévio de Emissão em Contingência - Nota Técnica NT2014/001), uma nova possibilidade de contingência, no ERP. Para os que utilizam como mensageria a solução SAP NF-e 10.0 (GRC), o Support Package 21 é obrigatório (SAP Note 2170295 - Verifique o post Support Package 21 for SAP Nota Fiscal 10.0).

Esta funcionalidade pode ser utilizada caso sua empresa enfrente problemas simultâneos de comunicação com os sistemas da SEFAZ, e de contingência (SVC), no momento de envio de um ou mais documentos de NF-e, por exemplo.

Durante o uso do EPEC, a solução de NF-e vai gerar um documento de NF-e com o campo tpEmis igual a "4" e o arquivo XML será criado via EPEC com informações básicas, como: UF, CNPJ e IE da empresa emissora da NF-e, UF, CNPJ ou CPF da empresa recebedora da NF-e, Chave de Acesso, valor total da NF-e, valor total do ICMS e valor do ICMS-ST. Lembramos que a DANFE deve ser impressa com a informação em Português "DANFE impresso em contingência - DPEC regularmente recebida pela Receita Federal do Brasil".

Quando os problemas de comunicação com a SEFAZ cessarem, sua empresa deve enviar o documento NF-e original para os sistemas da SEFAZ utilizando a Chave de Acesso do documento gerado no processo do EPEC (caso você utilize o GRC, isso acontecerá automaticamente).

Também, para facilitar nos testes, criamos um programa Z no qual pode ser utilizado para simular que os sistemas do governo estão offline sem precisar mudar configurações em outros sistemas. Informações mais detalhadas sobre o uso dessa funcionalidade, incluindo um vídeo demostrando a sua utilização, podem ser encontradas na SAP KBA Note 2184726.

Note que a funcionalidade do EPEC é entregue para versão do SAP_APPL 605 (SAPKH60501) e superiores. A documentação sobre o uso do EPEC está anexada na SAP Note 2152098. Instruções sobre o teste da funcionalidade são apresentados no vídeo dentro do SAP KBA Note 2184726.

Abraço,
Equipe Suporte de NF-e

18 Comments