Enterprise Resource Planning Blogs by Members
Gain new perspectives and knowledge about enterprise resource planning in blog posts from community members. Share your own comments and ERP insights today!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
rodrigofeula
Active Contributor


Prezados, com o recurso de "Determinação avançada de contas contábeis" um novo universo de possibilidades para determinação das contas contabéis foi criado. Parabéns a SAP no desenvolvimento deste recurso! Entender o funcionamento do recurso é fundamental, pensando em colaboração estou editando este documento.

Desejo uma boa leitura!

Recomento a leitura até o final, tendo a certeza de que você será recompensado.

 

Cenário com a família 8 ou 9 sem a determinação avançada ativada:

 

Nos casos onde são utilizadas versões do SAP Business One na família 8, ou família 9 sem ativar a determinação avançada, a determinação de contas contábeis é realizada no nível do depósito, grupo de itens ou no nível do item.

Neste cenário, não são possíveis combinações. Ou seja, para a contabilização somente um dos locais será considerado.

Conforme print de tela abaixo, exemplificando pelo cadastro do depósito, na aba "Contabilidade" deverão ser informadas as contas a serem utilizadas na contabilização, de por exemplo: "Receita", "CPV" e "Estoque".

Quando informado o respectivo depósito em um documento de marketing e o item estiver configurado para contabilizar por depósito, o SAP Business One utilizará as contas abaixo.



 

Cenário 9.0 com "Determinação Avançada de Contas Contábeis" ativado:

 

Em um cenário utilizando o SAP Business One na versão da família 9.0, com a contabilização avançada ativada, é possível utilizar mais de uma regra para determinação de contas contábeis de um único LCM.

Ao emitir uma "Nota Fiscal de Saída" utilizando um item "estocável", três contas contábeis serão movimentadas: uma será a "Conta de receita", outra a "Conta de estoque" e também a "Conta de custo de produtos vendidos".

Para determinar a conta que será utilizada em cada um destes locais é possível usar diferentes regras.

 

1º além de ativar a contabilização avançada, todos os crítérios de determinação de contas contábeis foram ativados.



 

Agora para determinar cada parte do LCM (Receita, Estoque, CPV), será utilizada um regra diferente.

 

Determinando a conta de "Receita":

Para determinar a "Conta de receita", foi criada uma regra utilizando o "Código do PN", conforme imagem abaixo, na linha 4 foi inserida a regra de: "quando o código do PN" for igual a "C30000" a conta de receita deverá ser "3.01.01.01.10" que possui o título "Vendas Varejo - Clientes Classe A".

Obs.: Ao informar o código do PN o sistema informa automaticamente o grupo do PN na respectiva coluna, as demais colunas recebem o valor "All" ou "Todos" e nenhuma outra conta é informada na linha.



 

 

Determinando a conta de "Estoque":

Para determinar a "Conta de estoque", foi criada uma regra utilizando o "Código do Item", conforme imagem abaixo, na linha 7 foi inserida a regra de: "quando o código do item" for igual a "A00001" a conta de estoque deverá ser "1.01.02.01.10" que possui o título "Estoque de Impressoras".

Obs.: Ao informar o código do item o sistema informa automaticamente o grupo de itens na respectiva coluna, as demais colunas recebem o valor "All" ou "Todos" e nenhuma outra conta é informada na linha.



 

 

Determinando a conta de "Custo de produtos vendidos":

Para determinar a "Conta de custo de produtos vendidos", foi criada uma regra utilizando a "Utilização" definida na linha do item no documento de marketing, conforme imagem abaixo, na linha 10 foi inserida a regra de: "quando a utilização da linha do item" for igual a "Venda Varejo" a conta de custo de produtos vendidos deverá ser "5.02.01.01.10" que possui o título "Custo de Vendas Varejo".

Obs.: Nesta regra as demais colunas recebem o valor "All" ou "Todos" e nenhuma outra conta é informada na linha.



 

 

Elaborando o documento de marketing:

No cenário criado, será adicionado uma "Nota Fiscal de Saída", o cliente deverá ser: "C30000" o item: "A00001" e a utilização: "Venda Varejo"



 

 

LCM automático gerado pelo documento de marketing:

Conforme pode ser observado na imagem abaixo:

1. Na linha 6 do LCM foi creditado a conta de "Receitas": "3.01.01.01.10" que possui o título "Vendas Varejo - Clientes Classe A"

2. Na linha 7 do LCM foi creditado a conta de "Estoque": "1.01.02.01.10" que possui o título "Estoque de Impressoras"

3. Na linha 8 do LCM foi debitado a conta de "Custo de produtos vendidos": "5.02.01.01.10" que possui o título "Custo de Vendas Varejo"

Desta forma é possível constatar que para a determinação de contas contábeis foram utilizadas 3 regras diferentes.



 

Espero ter colaborado!

 

Não deixe de registrar seu feedback, assim podemos melhor o documento.

 

Obrigado.

 

Att,

Rodrigo da Costa Feula
#SBOBR #B1BR


Labels in this area