Enterprise Resource Planning Blogs by Members
Gain new perspectives and knowledge about enterprise resource planning in blog posts from community members. Share your own comments and ERP insights today!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
rodrigofeula
Active Contributor


Pessoal, devido a novidades alterei o título do documento para: ´SAP Business One - Funcionalidade de Configuração/Personalização da UI (interface do usuário), abaixo está o texto original e no final do documento incluí algumas novidades que percebi apenas agora na PL03 da 9.2.

 

===============================================

 

Olá pessoal, novas funcionalidades foram implementadas na versão 9.1 do SAP Business One, entre estas novas funcionalidades está um grande e novo recurso para adaptação da UI ou Interface do Usuário, o que de fato isto significa?

 

Esta funcionalidade representa a possibilidade de modificar os elementos de um formulário como: ocultar um campo, move-lo de lugar, desativar sua edição, também é possível ocultar abas e outros elementos como botões. Isto tudo para elevar a experiência do usuário em utilizar a plataforma do SAP Business One. Também possibilita a implementação de regras de negócio como: permitir que somente determinada informação seja alterada, que determinada informação será vista somente por alguns usuários...e por aí vai.

 

As alterações estão disponíveis até o presente (07/03/2015 - 9.1 PL 04) para os seguintes formulários:

-Cadastro de parceiros de negócio

-Dados do cadastro do item

-Documentos de marketing em Compras e Vendas

-LCM

-Plano de contas

-Documentos do inventário

-Contas a receber e contas a pagar

 

Todas estas configurações personalizadas de formulário, podem ser salvas em um template e replicadas rapidamente para diversos usuários.

 

Para exemplificar estas funcionalidades vou usar um "case" de recursos solicitados por um cliente, incluindo três funcionalidades:

 

1. A empresa deseja implementar algumas restrições aos usuários, onde somente usuários específicos podem definir/alterar os valores do campo "Limite de crédito" no cadastro do parceiro de negócios.

 

2. A empresa deseja armazenar no cadastro dos fornecedores o enquadramento tributário, distinguindo quais estão enquadrados no "Simples" e quais possuem enquadramento "Normal", também é solicitado que este campo seja disponibilizado na área de cabeçalho do cadastro de parceiros de negócios.

 

3. Possibilidade de definir as configurações acima somente para alguns usuários.

 

Obs.: Nas versões anteriores, a solução mais provável seria a implementação de um addon através da SDK de desenvolvimento.

 

Então...agora vem a apresentação do passo-a-passo para implementar as funcionalidade que podem resolver as necessidades de negócio expostas acima.

 

Criando um modelo de configuração, processando modificações e vinculando usuários:

 

Para acessar os "Modelos de configuração da IU" o usuário deverá percorrer o caminho:

=> Administração => Utilitários => Modelos de configuração da IU (indicado pela seta 1)

 

Ao abrir a "tela" (seta 2) para criação dos modelos, na grade "Modelo de IU" serão apresentados os modelos já cadastrados, para incluir um novo modelo o usuário deverá clicar na barra de ferramentas no "Adicionar" (seta 3).



 

1. Para criar o novo template/modelo, deverá ser informado um "Nome" e "Descrição" para o cadastro.

 

2. Na aba formulário poderão ser selecionados 1 ou mais formulários para serem "customizados/personalizados", para editar o formulário é necessário incluir primeiro o cadastro do "modelo de configurações".

 

3. Ao clicar no "Adicionar" o modelo será cadastrado e apresentado na grade localizada a esquerda, para posterior seleção e edição do form.



Após a inclusão do modelo, conforme print a seguir o usuário deverá:

 

1. Selecionar a linha do modelo

 

2. Na aba "Formulários" selecionar a linha do formulário que deseja realizar as modificações

 

3. Clicar em "Processar IU do formulário"

 



 

Entrando no "Modo de edição da IU" o usuário deverá selecionar (seta 2) o item que deseja modificar, depois ao clicar com o botão direito serão apresentadas as opções, no caso de um "campo" são apresentadas as opções: "Ocultar" e "Desativar".

 

A opção "Ocultar" faz com que os campos deixem de ser apresentados aos usuários vinculados ao template.

A opção "Desativar" coloca o campo na modalidade "Somente leitura".

 



 

Após realizar todas as modificações no formulário, as alterações poderão ser salvas.

 

1. Clicar com o botão direito sobre uma área vazia do formulário e usar a opção "Gravar"

 

2. Para encerrar o processamento, o formulário poderá ser fechado.

 



 

No modelo, através da aba "Usuários atribuídos" (seta 1), é possível definir através do "checkbox" (seta 2) quais são os usuários atribuídos aos modelos modificados.

 

Após a definição dos usuários deve-se clicar em "Atualizar"

 



No "Modelo de configurações da IU" adicionado anteriormente, foi selecionado o usuário "Log"

 

Quando o usuário "Log" acessar o cadastro de parceiro de negócios e clicar na aba "Condições de pagamento" será possível constatar que o campo "Limite de crédito" está desabilitado, ou seja, em modo somente leitura.



 

 

Importantes Funcionalidades:

 

Importante 1 - Configurações de formulário: Mesmo que o usuário possua permissões para modificar as "Configurações de formulário" a opção para ativar a edição do campo não estará ativa.

 



 

Importante 2 - Hierarquia: Há uma hierarquia nas modificações de formulário, a modificação via template tem prioridade sobre a modificação individual de um usuário.

Para exemplificar, o usuário "LOG" possui permissões para modificar formulários, ao tentar modificar o "form" do cadastro de PN a única opção que este possuirá em relação ao campo "Limite de Crédito" é "Ocultar", ou seja, como no template está para "desativar" a edição, individualmente o usuário não irá conseguir "reativar" a edição em uma "tentativa de burlar" a restrição.

 



 

Importante 3 - Super-usuário: Não é possível atribuir à um "Super-usuário" modelos de configuração de formulário.

 



 

Importante 4 - Múltiplos modelos X Usuário: Caso mais de um modelo seja atribuído ao mesmo usuário, para um mesmo formulário, quando o usuário abrir o formulário em questão, nas configurações de formulário poderá optar por qual modelo deseja processar o formulário.

 



 



 

Modificando a localização de campos:

 

Para modificar a localização de um campo, o procedimento é simples e vale também para campos de usuário (exceto UDF do tipo "Geral").

 

1. Criei um campo de usuário chamado "Enquadramento" no cadastro de parceiro de negócios, definindo para ele dois valor válidos: "1 - Normal" e "2 - Simples Nacional"

 



 

Para modificar a localização de um campo, após acessar o "Modo de edição da IU" o usuário deverá clicar e manter o botão pressionado sobre o campo ou elemento desejado, depois arrastar até o local desejado.

 



 

As alterações devem ser salvas, não esqueça.

 



 

Espero que tenham gostado da leitura.

 

Comentários e dicas são bem vindas, não deixe de registrar.

 

Abraços,

 

Rodrigo da Costa Feula

 

 

 

================== Informações complementares, levando em consideração a PL 03 da versão 9.2 ====================

 

Estava fazendo alguns testes na versão 9.2 PL03 e para a surpresa as opções de "Personalização de formulários" foram estendidas para inúmeros formulários.

 

Caso você deseje saber em quais formulários poderá aplicar a personalização acesse o menu => Administração > Utilitários > Modelo de configuração da IU

 

Incluir um modelo e verificar a lista de formulários.

 



 

Aparentemente a funcionalidade foi estendida para todos os formulários do SAP Business One, não consegui testar nem 1% das opções, então se alguém descobrir que faltou algum form deixe seu comentário neste post.

 

Outras opções e funcionalidades também foram apresentadas no documento: SAP B1 9.2 PL03 criar nova Guia  ”aba” e ajustando tamanho de campo de usuário.

 

Esperam que tenham gostado da novidade.

 

Abraço,

Rodrigo da Costa Feula
#SBOBR #B1BR

27 Comments
Labels in this area