Enterprise Resource Planning Blogs by Members
Gain new perspectives and knowledge about enterprise resource planning in blog posts from community members. Share your own comments and ERP insights today!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
rodrigofeula
Active Contributor

Recentemente estava realizando uma operação no SAP Business One 9.x e acabei esbarrando em uma funcionalidade: "Ativar definição do custo", esta funcionalidade representa a possibilidade de definir um valor de custo para o item através de entradas nos documentos de Vendas, ou seja, através dos documentos "Vendas\Devolução" e "Vendas\Devolução de Nota Fiscal de Saída".

Qual seria a necessidade de uso desta funcionalidade?

Em alguns cenários de negócios, as empresas precisam receber itens de seus clientes, para entrar no estoque do SAP Business One um item vindo do cliente, o correto seria o uso dos documentos "Devolução" ou "Devolução de Nota Fiscal de Saída", porém caso o item não possua movimentações anteriores no sistema e utiliza a definição de custo através de "Preço médio", a entrada do item ocorria a nível de "quantidade" mas não havia contabilização de custo.

Para este cenário, muitas soluções de contorno foram adotadas, como:

- Após a entrada fazer uma reavaliação de estoque

- Cadastrar o cliente como fornecedor e lançar a entrada via "Compras"

O fato que todas eram apenas soluções de contorno.

Então fiquei curioso e fui procurar nos "notes" das "releases" onde esta funcionalidade foi implementada.

Para minha surpresa a funcionalidade foi liberada no SAP Business One 9.0 PL 06, encontrei referência para esta questão nas seguintes notas:

1867258 - Return Cost cannot be enabled for relevant documents by default


1057681 - FIFO item received with an A/R credit note has zero item cost

Especificamente nesta nota há a seguinte referência, para definição de custo através de documentos em vendas:

"As of version 9.0 PL06, you can use the new setting in Administration -> System Initialization -> Document Settings -> Per Document tab: Document type 'Returns' and 'A/R Credit Memo', option 'Allow Setting Item Cost When Document is Not Based'."


1867258 - Return Cost cannot be enabled for relevant documents by default





Como funciona esta funcionalidade?

Em configurações de documento, na aba "Por Documento", para os documentos de vendas "Devolução" e "Devolução de Nota Fiscal de Saída" foi criada uma opção: "[  ] Permitir definição do custo do item quando documento não for usado como base"

caso ativada, duas sub-opções estão disponíveis:

     "[  ] Habilitar configuração de custo em todas as linhas do documento por padrão"

     "[  ] Lista de preços do custo de devolução"

Por padrão, a opção vem ativada para os dois tipos de documento.

Para exemplificar criei um novo cadastro de item, onde é possível visualizar o custo do item como zero:

Ao criar um novo documento de marketing em "Vendas\Devolução" ao inserir o item é possível observar que dois novos campos no "conteúdo" estão disponível para edição:

1. O campo "Ativar definição de custo"

2. O campo "Custo da devolução (LC)"

O primeiro campo, permite que o usuário defina o valor da contabilização de forma manual.

O segundo campo, se destina a digitação do valor desejado para utilização como "custo" para o lançamento.

Ao concretizar o lançamento, mesmo no cadastro do item não estar sendo apresentado valor no campo "custo", como a opção foi "ativada" no documento e o valor preenchido, então será realizada a contabilização do custo e o valor atualizado no cadastro do item.

A contabilização do documento "Vendas\Devolução" é definida pelas contas informadas na "Determinação de contas contábeis", nas lacunas:

"Conta de devoluções" => Tipicamente utilizada como a conta de Estoque no Ativo, onde ocorrerá um "Débito" para aumentar o valor de mercadorias em estoque.

"Conta de custo de produtos vendidos" => Gerando um "Crédito" nesta conta.

Caso seja necessário uma contabilização diferente, é possível através da "Determinação de conta contábil avançada", informando a regra desejada e preenchendo as lacunas acima informadas na linha da nova regra. Se você quiser mais detalhes e alguma dica sobre, podem ser vistos nos documentos:

http://scn.sap.com/community/portuguese/business-one/blog/2013/09/15/sap-business-one-90--entendendo...

SAP Business One 9.0 - Contabilização Avançada - Combinação de regras para determinação de conta con...

Agora é possível visualizar no cadastro do item que o custo foi atualizado, assim como no "Relatório de Verificação do Estoque" é possível observar que para o documento "Vendas\Devolução" foi feito a apropriação de R$ 100,00 no custo.

Se esta "nova funcionalidade" (que já é velha, pois está ai desde a PL 06 da 9.0) não existisse as soluções de contorno ainda seriam necessárias.

Espero que tenham gostado da leitura.

Abraço a todos,

Rodrigo da Costa Feula

6 Comments
Labels in this area