Enterprise Resource Planning Blogs by Members
Gain new perspectives and knowledge about enterprise resource planning in blog posts from community members. Share your own comments and ERP insights today!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
rodrigofeula
Active Contributor


Mais uma importante funcionalidade está presente no SAP Business One 9.2, nesta versão foi implementada melhoria que permite aos usuários alterar a descrição das contas "raiz" ou "contas de nível 1" do plano de contas.

 

É provável que em alguma de suas implantações o cliente tenha solicitado a alteração das contas dos grupos 4 e 5, a solicitação mais comum é para colocar as contas 4 como "Custo" e as contas 5 para "Despesa". Muitas consultorias e consultores elaboraram soluções de contorno mas não ficava perfeito. Agora esta demanda está resolvida de forma nativa.

 

Alterando a descrição

 

O processo de alteração da descrição ficou muito simples:

  1. Abrir o "Plano de contas".

  2. Selecionar a "gaveta" desejada e na lista de contas clicar sobre a conta de nível 1 (na imagem abaixo indicado pela seta 1).
    Na área "Detalhes da conta contábil" é possível observar que os dados da conta são apresentados e o campo "Nome" está aberto para edição.

  3. Clicar no campo "Nome" (indicado pela seta 2) e alterar a descrição, no exemplo alterado:

    • Conta 4 de "Despesa" para "Alterado Custo" (apenas para exemplificar)

    • Conta 5 de "Custo" para "Alterado Despesa" (apenas para exemplificar)



  4. Clicar no botão "Atualizar" para salvar as modificações.


 

Realizando uma consulta na tabela OACT (Plano de contas), é possível verificar que as informações são atualizadas no banco de dados.

 

Ao aplicar as atualizações, o SAP Business One automaticamente carrega como descrição das "gavetas" do plano de contas, a informação da coluna "AcctName" da tabela "OACT" das contas de nível 1.

 

Outro detalhe é que com a implementação desta funcionalidade, não é mais possível modificar no formulário de "Plano de contas" a descrição das "gavetas" através da funcionalidade "Modificação de descrição" usando Ctrl + duplo clique.

 



 

Versões anteriores:

 

Conforme imagem abaixo, nas versões inferiores ao SAP Business One 9.2, não era possível de forma nativa renomear as contas de nível 1 ou contas raiz.

 

No formulário "Plano de Contas" quando o usuário clicava sobre a conta "Despesa" por exemplo, na área de detalhes da conta contábil, não eram exibidas as informações, apenas era apresentado que a conta de nível 1 estava selecionada.



 

Acredito que esta nova funcionalidade irá ajudar a todas as empresas, principalmente aquelas que desejam uma maior aderência as regras de contabilidade internacionais, assim como nos casos de "importação de plano de contas" é possível manter inclusive as contas raiz (nível 1) com a nomenclatura solicitada pelo cliente.

 

Espero que tenham gostado da informação.

 

Abraço a todos.

 

Rodrigo da Costa Feula
#SBOBR #B1BR

Labels in this area