Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Para otimizar o uso dos recursos do HANA, a partir do SP 05 do TDF, os relatórios passam a ser executados de acordo com uma fila de execução e não mais diretamente após clicar em executar.

O principal objetivo disto é permitir a controle de número de execuções simultâneas e priorização de execuções oficiais e rascunhos de acordo com as configurações definidas por cada cliente.

Anteriormente as seguintes opções eram disponibilizadas:


Agora, após a instalação do SP05 as seguintes opções passam a existir:

Tanto para gerações de relatório Rascunho (Draft Run), quanto para gerações oficiais (Official Run) são geradas entradas no Tax Obligation Monitor (TOM). A diferença entre estas duas opções são:

  • Rascunho / Draft: são execuções para conferência ou consulta. São geradas entradas no TOM, entretanto os arquivos são gravados em um diretório configurado e não em tabelas HANA. É possível definir um período máximo para permanência de execuções drafts, após este período tanto os arquivos, quanto as entradas no TOM são apagadas.
  • Officiais/Official: são as execuções enviadas para receita federal e que passam por todo fluxo de trabalho do Tax Obligation Monitor. É possível anexar outros arquivos na entrada to TOM, como por exemplo, recibo de entrega e arquivo submetido. Estas entradas são mantidas em tabelas HANA e não são deletadas automaticamente como acontece com as execuções draft.

Executando o relatório

As telas de execuções dos relatórios continuam com os mesmos parâmetros de seleção e visual, entretanto as rotinas para execução dos relatórios foram modernizadas e unificadas entre todos os SPEDs.

Abaixo um exemplo de execução do SPED EFD ICMS/IPI:

1º Passo: Preencher os parâmetros de seleção e optar pela execução rascunho ou oficial.

2º Passo: clicar em executar

Caso todos os parâmetros tenham sido preenchidos corretamente o relatório é adicionada na fila de execução e o sistema pergunta se você deseja, ou não, abrir o Tax Obligation Monitor para acompanhar a execução do relatório.

Caso a opções seleciona seja “Sim”, o Tax Obligation Monitor (TOM) será aberto no browser padrão, apresentando a execução correspondente. Dependendo das configurações da fila e de número de execuções simultâneas pode ser necessário recarregar a página (F5) até que a execução seja concluída e o arquivo fique disponível para download.

Para fazer download do arquivo gerado basta clicar no link presente na tabela Arquivos / Files:

Configurações requeridas


Para configurar a priorização da fila de execução a seguintes atividade de customização deve ser revisadas:

Para exclusão periódica dos arquivos rascunho é necessário agendar a execução periódica do relatório /TMF/TOM_DRAFT_CLEANUP informando no parâmetro de seleção “Nr. Of days Stored” o período máximo de permanência dos arquivos rascunho.

1 Comment