Additional Blogs by Members
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
former_member193437
Participant

RESUMO

Normalmente em projetos SAP a demanda de criação e expansão de cadastro de materiais SAP é um ponto a ser analisado. Acredito que essas são algumas das perguntas que os consultores de MM/SD mais são questionados: “Tem como expandir materiais em massa? De uma só vez? Automaticamente? Etc....?”. O objetivo desse documento é discutir o tema de criação/ampliação de materiais em massa de um modo geral e detalhar a funcionalidade da transação MMCC – Material Master Copier.

CONTEXTO

Seja na criação ou expansão de materiais, a atividade acima pode ser complexa, levando em conta a quantidade de Centros que a Empresa possui, quantas visões dos materiais devem ser consideradas, os tipos de materiais envolvidos e etc.

Para o tratamento individual utiliza-se a transação MM01. Exemplo: Considerando uma Empresa que possui 20 Centros e todos materiais devem ser expandidos para eles, significa que para cada material o usuário terá que executar a transação MM01 no mínimo 20 vezes. Considerando 10 materiais, esse número salta para 200 vezes e assim por diante. Para uma operação diária, executar essa atividade manualmente exige muito tempo/esforço.

ALTERNATIVAS STANDARD

Existem algumas alternativas Standard que podem ser utilizadas para executar a atividade de criação e expansão. Contudo devem ser analisadas para verificar a aderência baseada no cenário de negócio de cada Empresa. Sendo elas:

  • MM01: executada de forma individual por material:
    • Consideração: execução individual (um por um), se o número de materiais/centro for alto, exigirá muito tempo/esforço;

  • LSMW: basicamente seriam necessárias duas cargas via LSMW, uma para criação e outra para ampliação. A quantidade de LSMW dependerá de como será criada (batch input, direct input, via IDOC ou BAPI):
    • Consideração: Necessidade de manipulação de dados no excel e dificilmente o usuário final tem acesso a ferramenta LSMW no ambiente produtivo;

  • MM17: através dela é possível fazer a ampliação de materiais:
    • Consideração: é possível determinar somente um material como modelo, ou seja, se você quer expandir 10 materiais e eles possuem dados mestre divergentes (exemplo: grupo de compradores), será necessária intervenção manual, pois, nos parâmetros de seleção só é possível selecionar um material como modelo/referência para cópia dos dados;

  • MM50: pelo meu entendimento essa transação não faz ampliação para Centros, mas sim a criação de visões. Em alguns fóruns do SCN também é discutido que a MM50 se trata de uma transação obsoleta;

  • IDOC: utilizando a estrutura MATMAS é possível criar um processo de ampliação utilizando o IDOC. Indico o post do Cristiano nesse link http://scn.sap.com/docs/DOC-68863

  • MMCC: nos próximos passos desse documento vamos discutir a funcionalidade desta transação.

O QUE A MMCC FAZ?

Otimiza a criação/ampliação de materiais em massa.

ESTÁ DISPONÍVEL NO MEU AMBIENTE?

Consulte a nota 1880324 – Material master copier para verificar se já está disponível. Se não estiver, siga as instruções relativas ao seu release para habilitar a transação.

______________________________________________________________________________________________________



FUNCIONALIDADES (PASSO-A-PASSO)

CRIAÇÃO E EXPANSÃO DE MATERIAIS EM MASSA


1. Seleção de Dados

Ao acessar a transação MMCC o usuário deve indicar o material modelo. No caso de criação deve indicar também o número de materiais que serão criados. A transação pode ser executada em modo de teste.

Na subtela Dados a serem copiados o usuário indica quais tabelas serão consideradas, sendo elas:

  • Dados Básicos (MARA, MARM, MEAN, MAKT, STXH)
  • Dados do Centro (MARC, MPOP, MLAN, STXH)
  • Dados de depósito (MARD)
  • Dados comerciais (MVKE, MLAN, STXH)
  • Dados do nº do depósito (MLGN)
  • Dados de tipo de depósito (MLGT)
  • Dados de avaliação (MBEW)

Observação: são considerados todos os dados da tabela selecionada e não por visão como é realizado na MM01.

Por último na subtela Configurações do Filtro, o usuário seleciona os níveis organizacionais que o material deve ser criado/ampliado.

Figura 1: TCODE MMCC


2. Seleção de Dados

Na tela seguinte o sistema exibe uma aba para cada nível organizacional selecionado na tela anterior. Na aba Materiais o usuário deve digitar o texto breve do material e o código do material caso a numeração do tipo do material seja externa.

Figura 2: TCODE MMCC

As demais abas exibem os dados de origem e destino dos objetos organizacionais. Se o usuário desejar pode alterar, incluir e ou deletar alguma entrada manualmente.

Figura 3: TCODE MMCC

3. Log de Execução

No final da execução o sistema exibe o log para cada material. Esse log pode ser consultado posteriormente na transação SLG1.

Figura 4:TCODE MMCC

4. Registros Criados

Na transação MM60 podemos verificar que os 5 materiais selecionados no exemplo foram criados para os respectivos centros.

Figura 5: TCODE MM60

 

______________________________________________________________________________________________________


CONFIGURAÇÕES PRÉ-DEFINIDAS (MMCU)

Toda vez que eu executar a transação MMCC sempre devo indicar os níveis organizacionais, por exemplo, Centro, Organização de Vendas?

Não. Você pode configurar na transação MMCU dados pré-definidos para o seu usuário, assim sempre que você acessar a transação MMCC e flegar a opção “Transferir dados do Usuário”, o sistema irá buscar os dados previamente cadastrados e preencherá automaticamente.

Se no campo Nome você inserir o valor DEFAULT, essas configurações serão válidas para todos os usuários.

Figura 6: TCODE MMCU

______________________________________________________________________________________________________

IMPORTANTE

Os dados de QM, classificação, DMS, Área MRP, Lote e Lista Técnica não são copiados do material modelo para o material de destino.

ESTRUTURA APPEND

Se no seu ambiente houver estrutura APPEND em uma das tabelas do dado mestre de materiais, a transação já considera esses campos para criação/ampliação.

BADI

A SAP disponibilizou as BADI’s abaixo que podem ser utilizadas durante a execução da MMCC:

MATERIAL_ASSIGN_NUMBER: pode utilizar para definir determinar o código de material (MATNR), caso o intervalo de numeração não seja interno e/ou possua uma lógica própria.

MATERIAL_CHANGE_DATA: realizar mudanças nos dados dos materiais que serão criados/expandidos.

DEMO

Assista uma demonstração da criação de materiais no vídeo abaixo:

CONSIDERAÇÕES

O documento não se aplica ao SAP Retail.

LINKS

http://www.sapimprovementfinder.com/public/note/?n=0001880324

http://service.sap.com/sap/support/notes/0001880324?sap-language=EN



10 Comments