cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Registro no livro fiscal da NFe de importação

Former Member
0 Kudos

Olá alguém sabe informar como tratar para registrar no livro a NF-e de entrada (importação) somente no recebimento da mercadoria?

Se emitir a NF-e via SAP através da transação J1B1N utilizando a categoria de nota fiscal 55, o sistema irá gerar o registro no livro fiscal.

Neste caso, teria que utilizar um tipo de categoria de nota fiscal que não seja relevante para livros fiscais ao fazer o recebimento para que não haja assim duplicidade de registro no livro. Porém, isso me traz outro problema... a NF-e gerada na emissão estaria com a data de entrada igual a data de emissão o que estaria errado perante a legislação, lembrando ainda que pode ocorrer da mercadoria não ser recebida em função de algum sinistro.

Grato

Eduardo

Accepted Solutions (0)

Answers (3)

Answers (3)

Former Member
0 Kudos

Pessoal,

Com base nessas informações surgiu uma outra dúvida:

Na empresa que estamos implantando a NF-e, precisamos emitir uma Nota de Entrada para circulação da mercadoria, uma NF normal, eu posso alterar a data de lançamento da mesma, com isso, atualiza o livro fiscal.

Sendo que no processo de Importação não devemos ter lançamentos fiscais e contábeis em meses diferentes de um único processo, algumas empresas estão adotando a forma de alterar a data de lançamento após aprovação da SEFAZ.

Eu mudei o controle de tela da categoria de NF que criamos para Importação, porém, ao simularmos a alteração na data de lançamento apareceu o erro abaixo:

NF-e não pode ser modificada; comutação para modo de exibição.

Soube que existe um Nota que possibilite a alteração via J1B2N.

Alguém já viu ou tem esta nota?

Obrigada

Former Member
0 Kudos

Bom Dia Eduardo,

Estamos implementando NF-e via SAP na empresa e atualmente me encontro com o mesmo problema reportado por você no passado.

Devido ao tempo passado, desde Janeiro, acredito que você já o tenha solucionado... você poderia me enviar dicas de como vcs resolveram este issue?

Obrigada,

Gláucia

Former Member
0 Kudos

Oi Gláucia.

No nosso caso resolvemos que toda NF de importação será gerada por um sistema externo (no nosso caso softway) com uma série especifica. E, faremos o registro da nota fiscal de entrada no SAP no ato do recebimento da mercadoria na fabrica.

  • quando discutimos o assunto com a SEFAZ-RS o entendimento é de que as notas fiscais de entrada devem ser registradas no livro no ato do recebimento da mercadoria no destinatário.

Espero ter ajudado

Abraço

Eduardo

Former Member
0 Kudos

Posso criar uma copia da categoria de NF 55 alterando para que não seja relevante para livros fiscais? As funcionalidades standard da NF-e irão funcionar?

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Olá Eduardo,

a principio, desde que o flag de Nota Fiscal eletronica esteja marcado e vc tenha um Form associado a essa nota de entrada, a RFC vai ser executada.

Como funciona seu processo?

Nao seria possivel fazer a MIRO e depois soh a MIGO?

Vc precisa emitir 2 notas??

Como fica a questao da numeracao das notas no seu processo atual?

Vc tem 2 notas com numeros diferentes?

Att.

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Olá Henrique.

Nosso processo atual (resumidamente) assim como a grande maioria das empresas...

1. O despachante emite a NF de entrada referente a importação (sistema externo ao SAP) e libera a mercadoria

2. A mercadoria então transita do porto até a fabrica

3. É feita a entrada da mercadoria na fabrica e registro o recebimento físico e fiscal (com o registro nos livros)

Neste caso temos a emissão de uma nota fiscal cuja mesma somente é registrada no SAP ao receber a mercadoria na fabrica e então reigstrada no livro fiscal. No nosso caso especificamente lançamos MIGO, MIRO (sem relevancia para livro) e J1B1N para registro no livro.

Em função de estarmos implementando o GRC gostariamos de centralizar e emissão e validação da NF-e na solução SAP. Porém, em um dos cenários identificados no qual a NF-e seria emitida no SAP deparamos com essa situação/problema; onde ao gerar a NF-e no SAP através da J1B1N o sistema gera automaticamente o registro no livro fiscal quando utilizado a categoria de nf 55.

Se lançar novamente a NF no recebimento mercadoria o livro ficará com os registros duplicados. Uma solução seria não gerar o registro no livro no recebimento da mercadoria; mas neste caso eu ainda teria o problema da data de registro de entrada NF.

  • lembrando que o registro de entrada deve ser feito no ato do recebimento da mercadoria no estabelecimento de destino.

Se puder criar uma categoria de NF com copia da categoria 55 mantendo todas funcionalidades da NF-e, porém sem o registro no livro já resolve. Mas não identifiquei na solução que seja possível fazer isso.

Desde já agradeço a sua atenção.

abraç

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Oi Eduardo,

importacao nao eh um cenario standard na localizacao Brasil, portanto tudo q estamos falando sao workarounds, correto?

Se nao me engano, o cenario geralmente recomendado na implementacao de cenarios de importacao é:

1. MIRO standard (sem geraca de nota) / MIGO

2. J1B1N para a geracao da nota + escrituracao

Conversei com um pessoal expert em localizacao de MM e me falaram que nao eh possivel, mesmo para notas fiscais modelo 1/1A, criar uma categoria Z para nao escriturar. Esse seu processo atual já deve ter algum desenvolvimento Z, nao?

Se sim, vc vai ter que portar o mesmo desenvolvimento para o cenario de NF-e.

Abraços,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Oi Henrique.

Hoje fazemos exatamente como o processo que você descreveu.

1. MIRO standard (sem geraca de nota) / MIGO 2. J1B1N para a geracao da nota + escrituracao

  • Me desculpe quando falei em categoria de NF que não gera registro no livro em nosso processo atual me referi a um tipo de NF que não gera registro no livro ao lançar a fatura na MIRO.

Voltando ao processo mencionado...

você comentou que não é possível emitir a NF/NF-e via J1B1N sem a escrituração dela. Desta forma somente é possível realizar o cenário acima se a NF de importação for feita fora do SAP.

Por que isso? Porque, para transitar a mercadoria preciso da NF/NF-e emitida. E, se fizer isso estarei fazendo o registro no livro de uma NF/NF-e entrada que não recebi no estabelecimento de destino. O que estaria em desacordo a legislação.

E, ai sim.... segue a questão (já respondida)... poderia criar uma catergoria de NF na qual não gere escrituração?

Dado que não é possível gerar uma NF/NF-e sem o registro no livro você sugere que seja aberto um chamado para isso?

Lembrando que estou trabalhando num seguinte cenário...

1. Gera a NF-e no SAP

2. Autentica a NF-e

3. Imprime o DANFE

4. Desembaraça a mercadoria junto a receita federal

5. Embarca/Transita a mercadoria do porto até o seu destino

6. Faz o lançamento físico da mercadoria (MIGO)

7. Faz o lançamento da fatura (MIRO sem geração de nota)

8. Faz o lançamento da nota (J1B1N) + escrituração

Desculpe se não ficou claro. Por favor sinta-se livre para comentar o post.

Desde já agradeço a sua atenção e compreensão!

Abraç

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Oi Eduardo,

na verdade, nao sou expert em MM. Estou apenas repassando informacoes que recebi de outros colegas.

Acho melhor esperar alguem que tenha mais experiencia se pronunciar.

Vou tentar averiguar em algumas empresas que já tem NF-e para ver como estao fazendo.

Abracos,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Oi Eduardo tudo bem?

Estou enfrentando um problema aqui na empresa em relação a parte de debitos posteriores, pois não conseguimos atrelar os custos diretamente na primeira NF pois lançamos MIRO sem Ctg. de NF.

Como vocês fazem esta parte de Débitos Posteriores, vocês jogam o custo para os itens?

Muito Obrigado

Diego

Former Member
0 Kudos

Olá Eduardo, tudo bem ?

Vou configurar um processo de Importação para uma empresa que ainda nao o tem.

Eles utilizam o Softway e querem atrelar ao SAP.

Você tem algum manual...dicas para me passar?

Ainda nao passei por esse cenário.

Obrigado!

André.

(argp2@hotmail.com)