cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Cadastro de CNPJ para interface NFB2B_procNFe_OB

Former Member
0 Kudos

Bom dia Pessoal,

gostaria de saber se para o envio de email ao fornecedor é necessário cadastrar o CNPJ na transação SPRO no GRC para a interface funcionar ou somente no ECC a mesma funciona.

Hoje temos uma grande quantidade de movimentações com CNPJ(inclusão etc) e se tivermos que fazer o cadastro do CNPJ no GRCtambém, isso será custoso, pois o cliente está solicitando que seja feito o cadastro uma única vez no ECC.

Se for realmente necessário o cadastro do CNPJ no GRC também, como posso automatizar esse processo para que eu não realize o cadastro de forma manual no GRC?

Abs,

Sérgio Salomã

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Sergio,

é necessario sim. Os cenarios B2B outbound (NTB2B e CTB2B) soh sao executados para os documentos destinados a clientes cujo CNPJs estejam presentes e flagados na tabela /XNFE/TB2B.

Como o José falou, a best practice eh vc criar algum mecanismo de sincronizacao (e.g. Z para ler cadastro de cliente do ERP e criar automaticamente os dados no GRC).

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde

talvez essa Thread ajude

link

Att

RONALDO

Answers (3)

Answers (3)

0 Kudos

Senhores, boa tarde

alguém poderia me informar em qual opção, posso trocar o endereço de e-mail da empresa no GRC ?

agradeço a ajuda

um Abraço,

Former Member
0 Kudos

Pessoal,

O Processo de B2B Inbound também necessita o CNPJ do fornecedor estar cadastrado na tabela /XNFE/TB2B (SPRO)?

No aguardo, obrigado.

Danilo

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Nao!

Os cenarios NFB2B e CFB2B sao automaticos, bastando a configuracao do PI.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique,

Perguntei isso para finalizar uma possível solução para o cadastramento dos CNPJ's na tabela /XNFE/TB2B (SPRO) que seria no momento que uma NF chega no GRC, executar uma BADI/Exit no GRC que pega o CNPJ da Nota Fiscal que chegou e o cadastra na tabela /XNFE/TB2B (se já não existir), sendo assim o processo de cadastramento dos CNPJ's ficaria automático (sem Programa para execução manual ou via Job), o que vocês acham dessa solução?

Por isso perguntei se o processo de Inbound depende desse cadastramento na /XNFE/TB2B, como não depende creio que podemos avaliar a solução acima.

No aguardo, obrigado.

Danilo

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Na pratica vc quer "desconsiderar" o flag e simplesmente mandar sempre o B2B, é isso?

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique,

Não, o que eu quero é automatizar esse programa que seleciona os clientes/fornecedores no R/3 e envia para cadastramento na tabela /XNFE/TB2B, na verdade esse programa não existiria, pois chegando uma NF no GRC, através dessa BADI ou Exit eu verifico se esse cliente participa do processo de B2B (através de alguma regra de negócio do cliente) e o cadastro na tabela /XNFE/TB2B (com a flag).

No aguardo, obrigado.

Danilo

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Entendi.

Infelizmente hoje nao existe exit no processo de uma nfe no GRC (até tem uma badi, mas o objetivo dela é manipulacao do XML).

Uma possibilidade que vejo é vc implementar isso na exist do cadastro de clientes; toda vez que alguem alterasse/criasse um cliente, essas regras de negocios seriam verificadas e a /XNFE/TB2B atualizada de acordo.

Para a 1a "carga" da /XNFE/TB2B vc faria um report pra varrer os clientes existentes, aplicar as regras de negocio em cima e alimentar ou nao a tabela.

Abs,

Henrique.

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Normalmente as notas que entram são de fornecedores. Cliente só manda entrada quando ele também é teu fornecedor ou quando faz uma devolução (se não me engano).

Como o Henrique falou, também existe a possibilidade de se automatizar mais ainda esse processo nas EXITS de Cliente/Fornecedor.

[]'s

José Nunes

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde

Só para complementar.... em um processo de devolução se você for gerar uma nova nota seu Fornecedor vira seu cliente se não tiver cadastrado lá na tabela b2b ...ele não receberá o e-mail via B2B Out..

Att

RONALDO

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Danilo,

Muito interessante sua idéia, vou complementar e veja se sai um projetinho:

- email de B2B mantido no R/3 (pode ser cad. Z ou melhor ainda tipo de contato específico no cad. de cliente)

- enviar ao GRC através da tabela de apoio EXT2 com algo que o identifique tipo FIELD='EMAIL_B2B'

- usar a BAdI de assinatura para ler a EXT2 e tomar duas ações:

1) se tem email, criar o registro na TB2B com flag = X

2) se nao tem email, deletar da TB2B ou remover o flag

- opcionalmente este email pode ser mantido no próprio GRC para evitar a RFC ao R/3, daí a RFC lookup seria interna no servidor GRC

Atenciosamente, Fernando Da Ró

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Tinha entendido errado a proposta. Para mim, ele queria de alguma forma, ao receber um XML de entrada (B2B), gravar o CNPJ do emitente na TB2B.

Vendo dessa forma, realmente se torna uma boa idéia.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Fernando,

essa sua ideia pode ser implementada no layout 2.0 sem precisar usar a EXT2, pois o email agora é parte do XML.

Se veio e-mail preenchido no campo , na BAdI vc alimenta a TB2B. Legal.

Qto onde ter o cadastro, o ideal seria criar como contato no cadastro de cliente, lá na tabela de Other Communications.

Podia até criar um communication method "Z", tipo "NFE", e usa-lo para cadastrar o email de B2B.

Abs,

Henrique.

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Sergio,

em alguns clientes onde passei eu desenvolvi uma RFC no GRC que recebe os dados de CNPJ habilitados pra B2B e atualiza o GRC. No lado do SAP, desenvolvi um report que lê as informações referentes aos parceiros de B2B (Aí vai de cada cliente como ele identifica o cliente/fornecedor) e chama essa RFC apontando para o destination do GRC (Leio ele da customizing de NF-e).

Com isso, qualquer atualização de parceiro feita no SAP pode ser atualizada no GRC de maneira online e diretamente pelo SAP, sem demandar maior esforço. Normalmente deixo esse report pronto pra ser rodado a qualquer hora ou via job noturno.

Em alguns clientes, enviamos e-mail do B2B para clientes onde nos dados básicos do cliente/fornecedor consta o endereçø de e-mail cadastrado (Tabela ADR6).

[]'s

José Nunes