cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Erro G no Monitor J1BNFE - Nao consigo fazer nada com a Nota

Former Member
0 Kudos

Boa noite

Tivemos algumas notas que ficaram no monitor com erro G - outros erros>

No GRC elas deram erro na assinatura. Nao conseguiu assinar porque no endereco do CNPJ emissor estava sem o domicilio fiscal completo.

Enato preciso cancelar a nota para gerar outra e nesta outra calcular o Access key correto.

Mas nao consigo fazer mais nada com esta nota no SAP

No SAP fica com a engrenagem e com o codigo G de outros erros.

Se tento inutilizar, volta erro dizendo que nao pode pedir inutizacao para nota enviada

Se teto comutar para contingencia para poder cancelar , o SAP nao deixa tambem,

Mas eu preciso cancelar a nota no SAP para poder gerar outra nota, depois de corrigir o endereco do local de negocio,

usando o estoque ques esta preso aquele processo.

Eu consigo inutilizar nova parada no validador que nao quero corrigir, mas esta nota com status G nao consigo fazer nada

Alguem ja passou por isso

Obrigada

Renata Hopp

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Renata,

Em casos assim é melhor partir pra marreta mesmo, o processo não pode ser aceito/terminado no GRC e nem reenviado como está. Por isso ficou num beco sem saída.

Faça o seguinte:

- acerte diretamente na tabela ACTIVE colocando os status como não enviado e acerte o CUF/Region e o CNPJ.

- use a função J_1B_NFE_CREATE_CHECK_DIGIT para calcular o CDV e altere também na ACTIVE

- envie a nota pro GRC, como a chave de acesso é a primary key no GRC será como uma nova transmissão

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Boa Noite

Eduardo, estas notas para inutilizar quando para no validador ja foram aplicadas e funcionam

Mas para erro G nao

Fernando

Obrigada pela ideia

Mas nao apareceu G so para esta situacao.

Tivemos G em casos que deu falha no esquema e quando corrigi o problema , resetei e enviei ficou com o G.

O Jose Nunes esta dando um jeito de mandar uma resposta de parado no validador para o SAP, para podermos inutilizar ou enviar de novo.

A minha preocupacao é que isso pode acontecer depois que sairmos do cliente e

é desagradavel deixar um procedimento de forcar uma resposta na Marreta como solucao para o cliente.

Quando aparece o erro G o monitor esta com a engrenagem e o SAP nao deixa solicitar nada.

Pensei que pudesse ter uma forma mais automatica de conseguir uma resposta nesta nota para uma nova acao no SAP

De qualquer forma obrigada

Renata Hopp

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Renata,

O G é uma resposta do GRC como "ERP não aceito processar o que vc mandou".

Vou contextualizar uma situação de exemplo pra ficar mais claro:

- O ERP faz a gravação, transmite ao GRC com sucesso, porém falha ao atualizar-se (ACTIVE)

- O GRC começa a processar a NF-e (assinar, lote...)

- O usuário no ERP vê que a nota está "a ser enviada" e tenta ENVIAR

- Como o GRC está em processamento, ou mesmo ao final dele se a nota não for rejeitada, recusará com o G

Para o exemplo a solução seria:

- Se o GRC autorizar a nota e o ERP está como não enviado, deve-se:

- no ERP ENVIAR e vai receber um G pois o GRC nao vai aceitar

- no GRC rodar o programa /xnfe/update_erp_status_dial para retransmitir a autorização 100 para o ERP

Cada caso é um caso. Se o G está comum no ambiente então deve-se procurar pela causa raiz, eu diria que num sistema redondo é "quase impossível" aparecer um G na J1BNFE, pois o ERP não permitiria uma segunda ação enquanto o GRC não respondesse.

Vamos as considerações para o que escreveu:

Tivemos G em casos que deu falha no esquema e quando corrigi o problema , resetei e enviei ficou com o G.

Ok, este é o procedimento correto, porém como estava o GRC neste momento ? Estava rejeitado também ? Tem algum Z que faça atualização de status no GRC ? Investigue pq o GRC recusou...

A minha preocupacao é que isso pode acontecer depois que sairmos do cliente e é desagradavel deixar um procedimento de forcar uma resposta na Marreta como solucao para o cliente.

Investigue, não é uma situação normal. Se deixar quieto o cliente terá que fazer as marretas.

Quando aparece o erro G o monitor esta com a engrenagem e o SAP nao deixa solicitar nada.

Sim, na verdade ele fica aguardando resposta do GRC. Procure no GRC o motivo...

Pensei que pudesse ter uma forma mais automatica de conseguir uma resposta nesta nota para uma nova acao no SAP

O G não é um problema é um sintoma.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Bom dia Fernando

Voce disse que poderia ter ocorrido um erro na Active.

Mas aqui temos o decouple e um job que numera as notas e envia.

Os primeiros erros G foram quando o Dom fiscal do CNPJ estava errado.

Ai nao assinou no GRC e ficou com G.

Corrigimos na marreta.

Mas tivemos outro erros G e notas que foram rejeitadas pro falha no esquema

Na hora qeu elas foram enviadas , depois de corrigidas alguma ficaram com erro G

Uma estava no GRC como aprovada e outra com erro 46 , lote rejeitado.

Amanha vou falar com o Jose Nunes para procurarmos o erro no GRC mas o que poderia ser?

Acho que nao temos Z no GRC.

Voce falou do SAP nao permitir que envie um pedido quando esta aguardando resposta.

E ele nao deixa, mas pode acontecer de duas pessoas estarem no monitor e selecionarem a mesma nota para dar reset e enviar para Sefaz. Eles poderiam conseguir enviar dois pedidos par auma mesma nota?

Obrigada

Renata Hopp

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Renata,

Acho que você pegou o jeito da coisa.

Uma dupla transmissão no ERP não deveria ser permitida nem pelo job, nem pelo monitor.

Mas não elimino 100% esta possibilidade caso o job rode em duplicidade ou se dois usuários efetuarem o comando.

Eu tentando não consegui (mas sou um só aqui). Poderia fazer este teste também, com dois users ao mesmo tempo ?

Acho que daí pode sair uma correção no R/3.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

-

-


Editando: Esta é uma das possibilidades de se chegar a um G, se precisar crie uma mensagem no SLL-NFE para apoiar esta investigação.

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Fernando

Fomos analisar nosso problema e vimos que no Monitor quando selecionamos uma nota e damos RESET , ele esta colocando o docnum desta nota na tabela J_1BNFERFCBATCH.

Ai quando o job J_1BNFECALLRFC roda ( de 1 em 1 minuto para numerar as notas ) este docnum é enviado novamente para Sefaz.

Como o job roda de 1 em 1 minuto, alguma vez coincide com o envio que o usuario efetivamente esta fazendo.

Acredito que encontramos o problema:

O dar RESET nao deveria incluir o docnum na tabela J_1BNFERFCBATCH certo?

Porque quando o usuario entra no monitor e da o RESET, vai uma mensagem para GRC pelo monitor e vai outra pelo JOB ..

Voce ja viu isso?

Achamos a nota 1265172 que é onde ele atualiza a tabela do Batch na funcao

J_1B_NFE_UPDATE_ACTIVE se o RFCcall for 2 ou 3

Isso esta certo? Esta faltando nota?

Obrigada

.Renata

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Renata,

Tá faltando a nota 1406421 - NF-e: exclude rejected & reset NF-es from batch run

Ao fazer RESET o envio será sempre manual.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Ola Fernando

Vamos aplicar

Muito Obrigada

Renata

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Renata,

Esqueci de agradecer a excelente investigação, acredito que esta seja a causa raiz do G ser constante aí com vocês.

Procura também pelas notas de atualização do programa J_1BNFECALLRFC no componente XX-CSC-BR-NFE, talvez também tenham notas a atualizar.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Boa Noite Fernando

Aplicamos a nota e funcionou.

Parou de incluir na tabela Batch

Amanha vamos ver se falta alguma no JOB

Muito Obrigada

Renata Hopp

Former Member
0 Kudos

Olá Renata.

Nunca me deparei com este status... não é diretamente relacionado ao problema mas pode ser que com a aplicação das notas abaixo você consiga inutilizar a nota.

1298283 NF-e: Skip for NF-e with validation error

1376324 NF-e: Skip for NF-e with validation error

Eduardo