cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

MaxDB versão community alguem usa?

Former Member
0 Kudos

Olá,

uso em meus sistemas o MaxDB desde o tempo que se chamava SapDB versão 7.3, aqui no brasil nunca vi ninguem usando, eu comecei a usar justamente quando estava especificando uma aplicação web java em 2000 e como ele era seguro resolvi usar e estou até hoje usando ele sem problemas, porem começo a notar que a tal versão "community" não tem quase ninguem usando fora do mundo SAP, de open source a SAP passou para closed, meu medo é algum dia ficar closed total e eu não poder mais usar ele.

Alguem aqui deste forum usa ou já usou o MaxDB em aplicações não SAP? se eu precisar de suporte no forum em inglês mandaram procurar a SAP do brazil e comprar algum produto SAP que desse o direito ao suporte, mas toda vez que tentei o atendente se perdeu e não sabia dizer qual produto eu precisava comprar para ter direito a suporte do MaxDB.

espero não ser o único pq o banco é muito bom e não gostaria de ter que migrar para outras opções, mas ficar sozinho no mundo, sem curso, sem suporte, não é facil.

agradeço desde já se alguem tiver alguma informação, de qual produto eu posso comprar para poder manter meu sistema e ainda ter suporte ao maxdb.

att.

Clóvis

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

tomas_black
Employee
Employee
0 Kudos

Olá Clóvis,

por MaxDB Community você quer dizer MaxDB versão 7.3, correto?

Raramente temos visto chamados no suporte para essa versão. De qualquer modo, veja a informação da nota #767598:

o SAP DB version 7.3

On the Help Portal (help.sap.com), choose the following:

SAP NetWeaver -> Prior to SAP NetWeaver 2004, SAP Web Application Server

In the SAP Web Application Server 6.10 section, select the relevant language.

In the SAP Library, select the following:

SAP Web Application Server -> Database interface, Database platforms (BC-DB) -> Database guides: SAP DB

Alternatively, you can use the following URLs:

- For SAP DB documentation in German:

http://help.sap.com/saphelp_webas610/helpdata/de/01/ab533628fbac21e10000009b38f889/frameset.htm

- For SAP DB documentation in English:

http://help.sap.com/saphelp_webas610/helpdata/en/01/ab533628fbac21e10000009b38f889/frameset.htm

Nessa nota também tem informações sobre onde achar documentação para as versões mais recentes.

Sei que minha resposta não agrega muito, mas não consegui achar exatametne o que vc procurava. Todavia, espero que o que postei seja útil.

Abraços,

Tomas Black

Former Member
0 Kudos

Olá Tomas,

na verdade é a versão atual 7.6 ou 7.7 que clientes não SAP podem baixar e usar com outros sistemas que tenham suporte ao MaxDB, no meu caso, não sou cliente SAP, mas uso o MaxDB desde a versão 7.3, atualmente uso o 7.6 e 7.7, já tenho cases rodando o pentaho com ele por exemplo.

relativo a minha pergunta, o que eu queria saber era se outras pessoas estão usando ele do modo que eu estou, com programas opensource, como pentaho, openfire, castor, ou aplicações proprias, aplicativos não SAP, e isso a SAP caracteriza como "community license", a minha preocupação em relação a isso é ter mais pessoas usando ele do mesmo modo, sei que quando a SAP lançou ele como opensource na versão 7.3 muitas pessoas começaram usar em aplicações opensource, depois que se desligou da MySQL e voltou a ser código fechado, tive a impressão de não ter mais ninguem usando ele da forma que eu estou usando hoje, daí pensei em postar em um forum da SAP pra ver se acho mais alguem no Brasil que usa ele, até para poder compartilhar experiências, visto que na versão community, eu não tenho acesso a suporte, e as vezes nos forums algumas dicas legais estão dentro de "SAP Notes", mas essas só podem ser acessadas por clientes SAP, pois precisa ter login e senha, daí fico sem a informação.

Enfim, não queria perder toda a experiência e tempo dedicado ao MaxDB (aprox. 9 anos), para depois ele ser fechado de vez para quem usa a versão "community".

muito obrigado pelo sua resposta, assim vejo que o forum tem vida,

forte abraço

Clóvis

former_member184473
Active Contributor
0 Kudos

Clóvis,

Somente para complementar a informação que o Tomas postou, outro ótimo lugar para se pesquisar assuntos sobre MaxDB é a própria WIki (em inglês).

Esta wiki contém informações sobre FAQ, tunning, informações sobre os releases entre outras informações interessantes.

Espero te esta wiki lhe seja útil!

Abraços,

Eduardo

Answers (0)