cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Dúvidas entre TAXBRA e TAXBRJ

Former Member

Bom dia pessoal!

Vou ser direito hoje, pois está meio corrido aqui hoje, gostaria de saber qual a diferença entre TAXBRA e TAXBRJ, já verifiquei que no fórum de um post explanando tais diferenças, porém não sei qdo se aplica o TAXBRA e o TAXBRJ, essa escolha fica por conta do cliente? Há algumas regras para a implementação de um ou de outro?

Agradeço novamente a ajuda de vocês.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member

Pessoal, muito boa as explicações, agora estou entendo um pouco mais!

Mas eu queria saber se fica a critério da empresa a escolha desses dois esquemas, digamos que a TAXBRA é uma versão 2.0 da TAXBRJ?

Former Member
0 Kudos

Bom-dia Felipe.

Digamos que sim. A TAXBRA é uma evolução da TAXBRJ. E, só para reforçar... novas soluções da SAP estão vindo com requisito de TAXBRA implementada; um forte indício de que a TAXBRJ será descontinuada.

  • na quinta-feira haverá uma apresentação sobre o assunto no "LOCALIZAÇÃO DE SOLUÇÕES SAP NA AMÉRICA LATINA". Qualquer novidade eu aviso.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Muito obrigado mais uma vez Eduardo!

Answers (2)

Answers (2)

Former Member

Olá Felipe.

Sendo direto... se você está fazendo uma nova implementação você deve optar pela TAXBRA. Vejo essa questão de TAXBRA x TAXBRJ mais para uma questão de justificar uma mudança quando você já tem a TAXBRJ implementada e muitas vezes não dispõe dos recursos/condições apropriadas para mudança.

As maiores vantagens de utilizar a taxbra está na flexibidade de configurações quanto as necessidades de cálculo de impostos e o suporte da sap (que atende primeiro a TAXBRA). A tendência é de que a TAXBRJ seja descontinuada.

Abraço

Eduardo Chagas

0 Kudos

A difrença técnica é que na TAXBRA, todas as alíquotas etc. estão sendo armazenadas em Condition Records.

Além disso temos uma funcionalidade na transação J1BTAX para mapear praticamente qualquer Condition (Base, Value etc.) para um campo na Nota Fiscal.

Isso tem várias vantagens:

- É possível resolver algumas mudanças legais com apenas Customizing quando na TAXBRJ é preciso mexer em ABAP.

- É mais fácil analisar erros no cálculo de imposto pois todas as informações são visíveis na análise de pricing - pode até verificar qualquer acesso e ver porque certa alíquota foi encontrada. Na TAXBRJ não tem como rastrear a não ser com debug.

- É possível configurar cenários especiais não cobertos pelo standard atraves do mapeamento.

- É possível conectar um sistema CRM, replicando as Conditions de imposto. Em CRM não há as tabelas de impostos do Brasil - ou seja, TAXBRA é praticamente prerequisito para quem deseja utilizar CRM Sales.

Desvantagem é que o esquema de cálculo fica um pouquinho carregado e - claro - precisa de uma configuração bem desenhada.

Convem mencionar que pode ter limitações com algumas indústrias, por exemplo Oil&Gas funciona somente com TAXBRJ neste momento.

Mas em geral recomendamos TAXBRA.