cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

SWF_INB_CONF (2)

Former Member
0 Kudos

Pessoal, boa tarde.

Fiquei ainda com uma última dúvida referente a configuração da SWF_INB_CONF.

A máquina PI tem 10 Dialog WPs em sua instância (contei as linhas do tipo (DIA) na SM50).

Pelo o que eu entendi eu devo usar no máximo 80% do WPs do tipo Dialog para configurar as filas nos BPMs de NFe.

Q1. A dúvida (básica) é se um WPs do tipo Dialog é igual a uma fila?

Q2. Qual é a consequencia ao aumentar o número de WPs do tipo Dialog?

Mais uma vez agradeço pela ajuda.

Atenciosamente,

Al.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Al,

estou achando muito pouco.

10 DWPs numa maquina produtiva é algo que nao me inspira muita robustez.

Eu diria que um valor minimo a ser considerado seria umas 20.

O numero de WPs é relacionado à capacidade de processamento/memoria da maquina.

Nao dá pra aumentar indiscriminadamente, assim como nao adianta simplesmente aumentar se tiver hardware disponivel.

Já li em algum lugar que o ideal é ir criando mais application servers, e deixar cada um com uns 20 DWPs, em vez de criar mais DWPs no mesmo app server. Mas nao sou Basis, posso estar falando M... rs...

Abs,

Henrique.

Answers (1)

Answers (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Al.,

Veja esta SAP Note instrutiva: 1380855 SAP PI tuning to increase throughput for NFE interfaces

A1. um WP tipo DIA irá executar um item de uma fila, entre outras coisas. Se você tem várias filas ex.: 30 deverá ter 30 WP's no mínimo para que estas possam executar em paralelo.

A2. aumentar por aumentar pode gerar problemas se seu hardware / sizing não comporta. Cada WP's irá tomar recursos de memória e CPU. Veja também:

SAP NetWeaver Process Integration Tuning Guide https://www.sdn.sap.com/irj/sdn/go/portal/prtroot/docs/library/uuid/b0179632-5f59-2a10-babe-ae483843...

SAP Exchange Infrastructure Tuning Guide XI 3.0 https://www.sdn.sap.com/irj/sdn/go/portal/prtroot/docs/library/uuid/70ada5ef-0201-0010-1f8b-c935e444...

Process Integration Performance Check - Analysis of performance problems and possible solution strategies https://www.sdn.sap.com/irj/sdn/go/portal/prtroot/docs/library/uuid/104ff330-5d59-2a10-f9bb-843c9415...

Atenciosamente, Fernando Da Ró

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Complementando com um exemplo:

Peguei um ambiente produtivo de NF-e no qual foi aplicada essa nota de performance. Aumentaram o tamanho das filas e o número de WP, porém o Profile da máquina estava no default de instalação (!!!!). Resumindo, quando entrou uma carga grande de NF-e's para processar, travou todas filas do PI com SYSTEM ERROR, pois não havia mais slots disponíveis para conexão (não me lembro se o parametro era o rdisp/tm_max_no ou gw/max_conn ou rdisp/rfc_max_login).

Como falado sobre o número de WP DIA, segue trecho retirado do documento PI Performance Check:

As a rule of thumb for the initial configuration, the number of DIA work process should be around four times the number of CPU in your XI system (rdisp/wp_no_dia = 4 * #CPU). The maximum relation between (powerful) CPUs and DIA is currently assumed to be around 6 DIA per CPU.

[]'s

JN