cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Como fazer entrada no SAP de NFe´s que foram inputadas diretamente na SEFAZ

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde,

Estou no Valor Economico implementando a NF-e. Ainda estamos em fase de testes, o Go-live será em meados de Dez/10.

O Valor foi obrigado a começar emitir NF-e de saída agora em Novembro. Então mesmo sem ter a NF-e em Produção, eles estão inputando as NF´s diretamente no site da Sefaz e começando um novo range de numeração a partir do 1.

Essas Notas são Writer de saída, sem processo em SD, mas agora antes do go-live, necessitam inputar essas NF´s (ja emitidas na SEFAZ) no SAP. Alguém sabe como podemos fazer isso? Pois a numeração não será a mesma, e as NF´s não constarão como eletrônicas! Há alguma forma de fazer isso?

Quando da obrigatoriedade de emissão de NF-e essa prática é normal? ou seja inputar as notas fiscais primeiramente na SEFAZ, e depois no sistema?

Qualquer ajuda será bem-vinda.

Obrigada,

Viviane Lunelli.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Olá Viviane.

Você já lançou/criou alguma nota no SAP?

Respondendo a sua pergunta abaixo... essa não é a prática.

"Quando da obrigatoriedade de emissão de NF-e essa prática é normal? ou seja inputar as notas fiscais primeiramente na SEFAZ, e depois no sistema?"

Abraço

Eduardo Chagas

Edited by: Eduardo Chagas on Nov 30, 2010 9:20 PM

Former Member
0 Kudos

Oi Eduardo,

não criamos nenhuma nota ainda, temos umas 50 notas para inputar no sap do mes de novembro.

Estamos discutindo como fazer isso.

Obrigada,

Former Member
0 Kudos

Oi Viviane

O que você pode fazer é modificar a categoria de nota fiscal a ser usada e habilitar para você informar manualmente o número da NF-e e a chave. Ou se preferir criar uma categoria com cópia com essas condições.

A questão é que você precisa além de ter a nf-e lançada você precisa ter ela como aprovada no ERP. Para isso, depois de criada uma nf-e nestas condições faça o envio via J1BNFE... o sistema irá retornar a nf-e como rejeitada pois o número usado já foi autorizado. Não tenho certeza se irá funcionar... pois nunca testei isso mas acredito que se você clicar no status query do monitor (grc) o sistema irá buscar o status na SEFAZ e atualizar o documento. Você tem como criar uma nota manual em ambiente de testes da SEFAZ para fazer este teste?

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Mais uma coisa... depois você precisa modificar o range de nf-e para iniciar apartir da última nf-e gerada manualmente na SEFAZ.

Abraço e Boa Sorte! Se tiver dúvida avise.

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Recentemente passei por isso e posso te dizer que da um trabalho enorme.

De imediato, sugiro que você vá pela sugestão do Eduardo, de criar, enviar, deixar rejeitar e depois tentar um status query. Não sei se vai funcionar, faça um teste no QA antes. Se funcionar, seria com certeza a melhor solução.

Caso não funcione, entre em contato para eu explicar como fizemos.

Abs

Luciano

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Oi Luciano,

alternativamente, seria legal se vc pudesse compartilhar com mais gente.

Já pensou em escrever um wiki sobre o assunto?

Nao precisa ser bem detalhista. O legal do wiki é justamente ser colaborativo, vc pode iniciar e o pessoal vai complementando, ou vc mesmo pode adicionar mais detalhes depois.

Abs,

Henrique.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Pessoal,

...Para isso, depois de criada uma nf-e nestas condições faça o envio via J1BNFE... o sistema irá retornar a nf-e como rejeitada pois o número usado já foi autorizado. Não tenho certeza se irá funcionar... pois nunca testei isso mas acredito que se você clicar no status query do monitor (grc) o sistema irá buscar o status na SEFAZ e atualizar o documento.

- Funciona logicamente, porém não legalmente. O XML que será gerado e armazenado no GRC não é o mesmo, digo, é praticamente impossível reproduzir 100% dos espaços, tags, acentos do XML original feito pelo aplicativo externo o que irá causar um digestValue diferente. Como resultado o XML é "falso", pois não é o que foi entregue na Sefaz.

- É importante frisar este ponto, pois seus parceiros (B2B) serão obrigados a rejeitar seu XML por representar fraude.

- O mesmo pode acontecer se este XML for armazenado e quando algum fiscal detectar que ele é diferente do da Sefaz, só que neste caso pode dar multa.

- Um complemento desta idéia seria desenvolver um Z para fazer a "troca" do XML criado pelo GRC pelo do programa externo.

Realmente essa é uma prática simples para um período pequeno / quantidade de NF-es pequena.

Caso a necessidade seja de usar a emissão externa e armazenar no ERP/GRC daí poderia ir para um desenvolvimento que gera no ERP com a BAPI_J_1B_NF_CREATEFROMDATA (já comentada aqui no fórum), e no GRC criar uma, talvez, RFC para incluir nas tabelas nfehd, nfeit, nfe_hist, xml e salvar no KPro.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Concordo com o Fernando. Quando voce regera o xml, mesmo que funcione o status query, você está dizendo que aquele xml é o que foi aprovado, o que não é real.

O que fiz foi o seguinte:

1. No go-live, uma das primeiras tarefas do cutover foi colocar estas notas no sistema: eram mais ou menos 30.

2. Ninguém podia fazer nenhum faturamento neste período porque tivemos que alterar number ranges para garantir que as notas seriam geradas com a numeração correta

3. Geramos as notas e conferimos imposto a imposto, campo a campo, texto a texto.

4. Bloqueei o usuário de comunicação com o GRC. No monitor, numerei e enviei as notas. Com o usuário bloqueado, dava um erro mas numerava a nota e portanto gerava uma chave de acesso. Alterei os campos de status da nota nas tabelas J_1BNFE_ACTIVE e J_1BNFDOC deixando em espera de aprovação

5. Do GRC, usando um programa semelhante ao /XNFE/UPDATE_ERP_STATUS_DIAL, enviamos resposta de aprovação, com protocolo de autorização

6. Criamos um repositório com os xml das notas, fora do SAP. Estes xml são automaticamente gerados usando o emissor gratuito da SEFAZ e podem ser enviados pelo seu fiscal

7. Ao final do processo, acertamos os number ranges para seguir a sequencia de emissão de notas

PROBLEMAS desta solução

1. Não encontrei até agora uma forma simples de "subir" estes xml para o GRC, então usamos um repositório externo neste momento

2. Envolve alteração manual de tabelas. São status, mas como sempre não é recomendável

3. Qualquer diferença em impostos/textos SAP x XML pode acarretar multa.

4. Ao reimprimir a DANFE, não sai data e hora de aprovação no SEFAZ porque esta consulta atualmente é realizada diretamente no xml do GRC (isso muda na versão 2.0, data e hora são carregadas para o ERP)

Ponto importante: usar o emissor gratuito é um processo de contingência. No meu caso, o periodo de cutover do projeto foi de 7 dias, estava previsto que ninguém deveria tocar no sistema neste período, mas houve 30 casos urgentes.

Edited by: Luciano Pozzani on Dec 2, 2010 12:56 PM

Former Member
0 Kudos

Yep. Boa observação Fernando... não comentei pois me pareceu obvio que independente da solução, o XML válido é o gerado pelo site da SEFAZ para este caso. O problema seria somente em como registrar as informações no SAP e consequentemente nos livros.

Mas vá que um dia dá o azar da receita pedir o XML e por engano alguém puxa o xml do SAP ao invés do repositório "alternativo" para essa exceção!

Abraço

Eduardo Chagas

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Luciano,

pro GRC, vc teria q desenvolver um Z que insira as entradas nas tabelas de NFE que o Fernando mencionou (nfehd, nfeit, nfe_hist, xml) e que por fim chamasse a funcao standard de salvar no KPro (/xnfe/core_kpro_xml_save) e que salvasse o docid na /xnfe/xml).

O Z poderia ler os dados pras tabelas do proprio XML, tem como vc fazer parse de XML via ABAP.

Desenvolvemos isso no cliente piloto do NFE em 2008 ainda, pra migrar as NFes que ele tinha na solucao anterior para o GRC.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Obrigado, Henrique

Tem alguem que pode disponibilizar este codigo?

Former Member
0 Kudos

Obrigada Eduardo, Luciano e Henrique.

Pelo que percebi o negócio é complicado mesmo. E pra ficar mais complicado ainda, parece que o Go-live será somente em Jan/2011. Será que poderei inputar as notas do mes de novembro e dezembro?

Henrique, juntamente com o Luciano te pergunto, tem como disponibilizar este código?

Muito Obrigada a todos,

Viviane.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Nao tenho mais esse codigo, ficou no cliente, e acho que nem existe mais (foi usado temporariamente soh pra migracao).

Abs,

Henrique.

Answers (0)