cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Retenção de ISS na Venda de Serviço

Former Member
0 Kudos

Boa tarde

Estou utilizando ECC 6.0 e TAXBRA, preciso configurar a retenção do ISS pelo cliente na ordem de venda de serviços.

No esquema de cálculo o sistema já está reconhecendo a alíquota do imposto e a retenção identificado pela condição ISVG.

ISVB Taxa ISS fornecedor 3,000 % 0,30

ISVC Base ISS fornecedor 100,000 % 10,00

ISVD ISS lei fornecedor 100,000 % 10,00

ISVF ISS imp.local forn. 1,000 % 0,10

ISVG ISS retenção forn. 100,000 % 10,00

ISVH ISS ret.mínima forn. 0,01 BRL 0,01

O problema é que logo mais abaixo no esquema de cálculo entendo que o sistema deveria preencher as condições BX64 (base retenção) e BX63 (montante da retenção), mas não está fazendo isso.

O interessante é que o ISS não está sendo adicionado ao preço e isso está correto, mas precisaria dos valores que foram retidos para trasnferir para nota fiscal. Para a venda onde não tem retenção a pricing está funcionando corretamente.

BX60 BR ISS base forn. 0,00 BRL 0,00

BX61 BR ISS base is.forn. 0,00 BRL 0,00

BX64 BR ISS base ret.forn BRL

BX65 BR ISS base RetIsFor 0,00 BRL 0,00

BX6A BR ISS base serv. 0,00 BRL 0,00

BX6B BR ISS base is.serv. 0,00 BRL 0,00

BX6E BR ISS base ret.serv 0,00 BRL 0,00

BX6F BR ISS base RetIsSer 0,00 BRL 0,00

BX51 BR: montante de ISS 100,000 % 0,00

BX62 BR ISS montante forn 0,00 BRL 0,00

BX63 BR ISS mont.ret.forn 0,00 BRL 0,00

BX6C BR ISS mont.serv. 0,00 BRL 0,00

BX6D BR ISS mont.ret.serv 0,00 BRL 0,00

BX6O BR ISS offset Tx Inc 100,000- % 0,00

Alguém que já configurou e puder me ajudar agradeço.

Atenciosamente,

Emerson

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Olá Emerson,

Retenção de imposto exige uma longa customização e, às vezes, um detalhes causa inconsistência.

Por isso, em primeiro lugar, você poderia revisar dois pontos:

1) Cadastro de cliente: revise se a customização de retenção, categorias, etc estao ativas na XD03.

2) Nota 747607. Grande parte dos problemas são resolvidos revisando essa nota. Ela possui todas as customizações necessárias para a retenção de imposto. Outra nota importante é a 916003 (FI).

Caso o problema ainda persiste, escreve novamente que podemos tentar ajudar com o resultado exposto.

Boa Sorte

Ruy Castro

Answers (3)

Answers (3)

Former Member
0 Kudos

Olá Pessoal.

Aqui no projeto atual, a situação está um pouco mais complicada. No sistema DEV os cálculos e retenção estão funcionando. Já no ambiente PRD, o sistema demonstra as aliquotas mas não calcula.

Já fiz todas as comparações possíveis, mas não encontrei nada de diferente. Poderiam me dar uma luz?

Grato,

Gustavo.

Former Member
0 Kudos

Gustavo,

Neste caso existem algumas coisas para verificar:

1 - Migração de Tabelas para Condições:

J1BTAX - Condition Setup - Migration - Tax Tables to Conditions.

2 - Atividades de Cutover:

Transação: VK11 para as condições: IBRX, DWHT, ICMO, ICSO, WISC, ICW6, IPW6, ISW6

IRW6 e  IGW6

Transação: VK15 para as condições: ICMO, ICSO, IPIC, IPIO, ICBS e IPBS

Transação: FV11 para as condições: BXWT e BIC6.

3 - Ativação do IVA

T.Code: J1BTAX – Country BR – MM button (Maintain MM Tax Codes Shift + F4) – Tax Procedure TAXBRA – Tax Codes do seu cenário.


4 - Cheque se tudo está bem configurado executando o programa J_1B_CBT_CONSIST e apague tudo o que estiver com status em Vermelho e Amarelo.


Isso deve ajudar.


Fernanda

Former Member
0 Kudos

Olá Fernanda, tudo bem?

Em meu sistema o flag está marcado também e o sistema está fazendo a retenção, porém não preenche o valor da retenção nas condições, o valor mínimo está com zero também.

No caso de retenção o sistema deveria preencher as condições abaixo.

1) Com retenção alíquota do fornecedor

O sistema deveria preencher as condições BX64, BX63

2) Com retenção alíquota do cliente

O sistema deveria preencher as condições BX6E, BX6D

Como não consegui resolver esse problema no standard, criei uma condição onde cadastro os mesmos parâmetros que cadastro nas tabelas de ISS na J1BTAX e amarrei uma chave de conta a essa condição, dessa forma é possível contabilizar a retenção reduzindo o valor que o cliente deve pagar, está funcionando bem assim, o inconveniente é ter que cadastrar as chaves dessa condição além da J1BTAX na VK11 também.

Já revisei as notas da SAP e aparentemente a configuração está ok, mas não funciona, já abri chamado... só que o tempo passa e não respondem!


0 Kudos

Ola Pessoal,

Meu problema atual não é a determinação das condições mas sim as condições que estão sendo consideradas para determinação do OFFSET. Fui checar se a RVABRA do meu cliente está igual a do documento oficial e está identico:

660 BR ISS Amount                          BX51      320                         MW4

661 BR ISS Amount Prov                  BX62      320                         MW4

662 BR ISS WTAmount Prov             BX63 X 320

663 BR ISS Amount Serv                  BX6C      320                         MW4

664 BR ISS WTAmount Serv             BX6D X 320

665 BR ISS offset                             BX6O     660 664                 BRI

O problema na verdade foi revelado por um erro de cadastro que causou destaque de ISS em duas condições (BX62 e BX6D). O offset (BX6O) está customizado para buscar valores das linhas 660 a 664 e neste "bolo" temos duas condições de retenção (BX63 e a BX6D) que não contabilizam nada , apenas lançam na NF. Supondo que os cadastros na J1BTAX estivessem corretos e houvesse retenção (BX6O) haveria um offset sem a partida original.

Isso iria reduzir receita não?  Alguém já passou por esta discussão?

Agradeço antecipadamente a ajuda dos colegas.

Marcos Moura

Former Member
0 Kudos

Oi Emerson, bom dia!

Estou com o mesmo problema relatado por você acima.

ISVB     Taxa ISS fornecedor     3,000      %                    0,30

ISVC     Base ISS fornecedor     100,000      %                    10,00

ISVD     ISS lei fornecedor     100,000      %                    10,00

ISVF     ISS imp.local forn.     1,000      %                    0,10

ISVG     ISS retenção forn.     100,000      %                    10,00

ISVH     ISS ret.mínima forn.     0,01      BRL                    0,01

O problema é que logo mais abaixo no esquema de cálculo entendo que o sistema deveria preencher as condições BX64 (base retenção) e BX63 (montante da retenção), mas não está fazendo isso.

Qual foi a solução que você encontrou para ajustar isso?

Obrigada, Ana Carolina

Former Member
0 Kudos

Emerson e Ana Carolina,

Estou com o mesmo problema mencionado por vocês anteriormente, saberiam me dizer o que foi feito para ajustar isso?

Obrigada!

Attn.,

Fabíola Mestrienr

Former Member
0 Kudos

Olá Fabiola e Ana Carolina

Realmente o sistema não calcula os valores para essas condições.

Abri chamado na SAP e até hoje não responderam.

Veja que são 2 cenários:

1) Com retenção alíquota do fornecedor

O sistema deveria preencher as condições BX64, BX63

2) Com retenção alíquota do cliente

O sistema deveria preencher as condições BX6E, BX6D

Para resolver esse problema, criei uma condição onde cadastro os mesmos parâmetros que cadastro nas tabelas de ISS na J1BTAX e amarrei uma chave de conta a essa condição, dessa forma é possível contabilizar a retenção reduzindo o valor que o cliente deve pagar.

Atenciosamente,

Emerson

Former Member
0 Kudos

Emerson, bom dia.

Estou com o mesmo problema que você, porém não entendi a sua solução. Será que poderia me ajudar explicando detalhadamente? é que não estou achando solução, nem OSS note, nem niguém que tenha passado pelo mesmo problema.

Obrigada

Fernanda

Former Member
0 Kudos

Resolvi o problema, no grupo de imposto de ISS na J1BTAX marquei o flag para reter, porém tirei o valor mínimo.