cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Retenção INSS

0 Kudos

Pessoal bom dia,

Aqui no cliente há necessidade de se efetuar os lançamentos de retenções do INSS no momento do faturamento de SD. Ocorre que o valor do INSS é calculado por uma condition, e o valor dessa condição representa 11% do valor de outra condição, isto é, o valor da retenção do INSS nunca será 11% sobre o total da fatura. A configuração inicial da categoria de retenção estava como "gross amount", porém nesse caso o sistema ignora o valor da condição e calcula 11% sobre o valor total da fatura. Modifiquei a categoria de retenção para "modif tax amount", porém não funciona, não calcula a retenção. Abri um chamado na SAP e o suporte respondeu que deveria ser feita as configurações descritas na nota 747607 (MP 135) e 916003 (MP 135 - acumulação), porém essas notas não fazem menção alguma ao INSS e sim aos impostos: (ISS/PIS/COFINS/IR e CSLL) e não há objetos criados (domiínios, elementos de dados, internal codes, etc...) para o INSS. Comentei isso na minha resposta e o suporte não respondeu a contento. Acabei tendo que configurar uma condition de price (suplemento ou deduções e não de imposto retido) para sanar esse problema, porém essa solução traz um efeito colateral: como essa condition não possui off set e nem é uma condition de IRF "W", a contrapartida acaba sendo a partida do cliente, dessa forma o valor líquido da ordem fica incorreto.

Se alguém tiver alguma dica de como conseguir fazer a retenção do INSS, sem tornar o valor líquido incorreto, eu agradeço!

Assis Medeiros

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Ruy,

Boa Tarde,

Vi em um comentário sei anterior que vc teria material para criação das condições de retenção de INSS no faturamento, teria como vc disponibilizar.

Grato

Former Member
0 Kudos

Olá,

Por favor fique acompanhando essa wiki:

http://wiki.sdn.sap.com/wiki/display/ERPFI/CommonIssuesandHintsin+BR

Meus colegas responsáveis por FI irão publicar esse documento sobre INSS até sexta-feira.

Grato,

Ruy Castro

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Muito legal, Ruy!

Fique a vontade para traduzir e replicar o conteúdo no wiki em Português.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Ruy,

Poderia me enviar o documento, acessei a página que você comentou e esta dando página não encontrada.

Grato

carla_bussolo
Advisor
Advisor
0 Kudos

Olá Fabricio,

Por favor, checar o novo link abaixo:

http://wiki.sdn.sap.com/wiki/x/moHuDg

E para acesso a página principal de localização, checar a página:

http://wiki.sdn.sap.com/wiki/x/RQkoCw

Atenciosamente,

Carla Bussolo

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Olá Assis,

Tenho um documento passo a passo que serve de sugestão de como configurar o INSS, principalmente via FI. Criei um uma conta no GMAIL para postar e lhe enviar o documento. Por favor acesse:

email: inssinss482

senha: BRASILINSS

Lá dentro, tem o arquivo que pode lhe auxiliar.

att,

Ruy Castro

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Oi Ruy,

talvez fosse interessante replicar esse conteudo num artigo wiki do SCN?

Assim, o acesso de outras pessoas ficaria mais fácil (e tambem apareceria em buscas pelo tema).

Abs,

Henrique.

0 Kudos

Oi Ruy bom dia,

Essa configuração que você recomenda eu já fiz. O meu problema nesse caso é o seguinte: a base de cálculo do INSS na minha pricing, é o valor de outra condição, que carrega o valor da mão de obra.

Ex: Valor da locação = 1.000,00 (Condição de preço "ZPB3")

Valor da mão de Obra: 100,00 (Condição de suplemento ou deduções "ZMAO")

Base de cálculo para o INSS = 100,00.

Da forma como eu fiz , que é idêntica a essa que você recomenda, só funciona com a categoria de imposto retido configurada como "gross amount", mas dessa forma o valor da base é considerada 1.100,00 e não 100,00.

Obrigado pelo retorno,

Assis

Former Member
0 Kudos

Bom dia Ruy,

Estava procurando documentação sobre WHT na invoice e acabei encontrando esse tópico.

Gostaria de solicitar um enorme favor, se possível me enviar no e-mail fabio.braga(arroba)alstom.com, a documentação para configuração de INSS retido conforme sugeriu e se tiver mais alguma agradeço se puder enviar. O que passa é que estou com problemas no cálculo do WHT para notas de serviço que precisam ter o INSS retido e antes de abrir um tópico ou um chamado gostaria de verificar outras fontes. Já apliquei e revisei a nota 916003 umas 3 vezes e nada muda, os valores não são calculados corretamente.

Grato

Fabio