cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Nota SAP ou solução sobre medida governo de 1% sobre faturamento empresa.

Former Member
0 Kudos

Caros bom dia,

O governo federal lançou nesta terça-feira, durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, um pacote de medidas para aumentar a competitividade das empresas nacionais em meio à crise financeira internacional. Com isso estamos em uma grande discussão aqui na empresa.

No lugar do INSS as empresas agora poderam pagar uma taxa sobre o faturamento de 1% a 2%, isso traria um grande beneficio para nossa empresa pois o governo deixaria de cobrar imposto sobre o que a empresa exportar.

Porém pesquisando não encontrei nenhuma NOTA SAP que solucionaria este problema. Precisamos saber se existe alguma solução que nos ajudaria a pegar o total do nosso faturamento e retirar 1% dele, alguma Nf-e ou alguma transação, alguém já implementou isto em alguma empresa?

Esta solução vale para todos os tipo de NF-e menos para Nf-e de exportação e devoluçao.

Muito obrigada!

Marília.

Accepted Solutions (0)

Answers (3)

Answers (3)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Conforme mencionei anteriormente, fiz a pergunta ao pessoal de HR no time de Localização Brasil.

Eles falaram que esse tema já estava sendo tratado junto à ASUG há um tempo, inclusive na ultima reunião do grupo de estudos de RH (antes da conferência anual) o tema foi abordado. A apresentação está anexa (você vai ter que renomear o arquivo para.zip, tive que renomear pra .txt para poder fazer upload).

E agora já tem inclusive a nota da solução: http://service.sap.com/sap/support/notes/1737248

Caso você queira ficar mais por dentro das novidades e mudanças, aconselho acompanhar mais de perto as reuniões da ASUG, principalmente dos grupos que te interessam.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique muito obrigada pela ajuda.

Vou dar uma olhada nesta nota SAP.

Former Member
0 Kudos

Alguém tem alguma novidade a respeito dessa questão?

A nota menciona a criação de um campo em uma tabela de HR e a reunião da ASUG sugere a não-utilização dessa tabela, mas sim a criação de uma nova.

Por outro lado, ninguém fala sobre como o cálculo é feito, contabilizado, etc.

kleber_sapinto
Explorer
0 Kudos

alguma novidade do tema?

estou com uma situação, para ajuste da contabilização.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

movido para fórum SPED & NFE por afinidade

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Movido pro fórum de ERP (acho que vai bem mais além da questão só de NFe).

Tb mandei um email pelo pessoal responsável pelo HR no time de Localização.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Olá Marília!

Como você disse... se isso foi lançado ontem acho difícil não só a SAP mas qualquer empresa já ter uma solução a não ser que tenha participado diretamente elaboração desse projeto com o governo.

Sugiro você antes de abrir um chamado entender quais são os requisitos legais e avaliar se você tem ou não uma solução no SAP. Uma vez identificado que existe um gap, então recomendo você abrir um chamado detalhando a necessidade e informando a base legal.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Eduardo bom dia,

Na verdade este assunto está sendo discutido a muito tempo, isto já valia para 4 setores industriais. Porém só agora entrou em vigor. Acredito que não deva existir mesmo alguma NOTA SAP, porém estou a procura de alguma solução.

Por este motivo abri um discussão aqui para verificar se alguém pode me ajudar, já que algumas empresas já adotaram o processo.

Obrigada pela atenção!

Marília.

Former Member
0 Kudos

confesso que não tinha ouvido/lido ainda sobre o assunto! Mas legal. Isso foi liberado através de uma instrução normativa, decreto... ? Sabe dizer qual é?

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Lei 12.546/11 e MP 563/12.

O QUE É A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO?

É uma forma de calcular a contribuição patronal previdenciária (CPP) ou parte dela PELA

SUBSTITUIÇÃO da base de cálculo de folha de pagamento por faturamento.

A contribuição de 20% sobre a folha de pagamento dos empregados e contribuintes individuais, passa a ser de:

1,5% (MP 540) e 1,0% (MP 563) ou 2,5% (MP 540) e 2,0% (MP 563/12) sobre o FATURAMENTO, somente para as atividades citadas na Lei 12.546/11 e MP 563/12.

Obrigada!

Marília Piatto Fernandes.

Former Member
0 Kudos

Oi Marília

Vocês geram hoje as obrigações diretamente do SAP? Ou utilizam alguma solução fiscal?

Pelo que eu vi por cima... acho que seria mais facil mesmo você gera um relatório do sap para gerar a apuração caso vocês não utilizem alguma solução fiscal terceirizada.

Abraço

Eduardo Chagas