cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Manifestação destinatário

RafaelVieira
Active Participant
0 Kudos

Pessoal, como é feito o envio desta confirmação por parte do destinatário?

Trata-se de um evento disparado no final do processo Inbound? Sendo assim, seria automático o disparo?

Se sim, ele é disparado pelo GRC NF-e, através da própria interface ETB2B?

Ainda, considerando que não teremos a automação Inbound, existe alguma configuração a ser feita pra tornar ativa esta manifestação de recebimento?

Obrigado !

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Oi Rafael

O envio da confirmação do destinatário é a última atividade dentros dos processos da automação. Lembrando que para quem não licenciou o incoming você tem disponível os seguintes processos: SIGNAUTH e SIGNAUT2.

Neste caso o mais correto diria seria você configurar este passo (SENDOPCO) como manual no SIGNAUTH ou utilizar o SIGNAUT2.

Ou seja, de certa forma você precisa configurar a automação mas como já falei estão cobertos pela licença do outbound somente os processos acima.

As interfaces usadas são as de eventos... ou seja, mesma de CC-e e cancelamento.

Mais informações no help:

http://help.sap.com/saphelp_nfe10/helpdata/en/93/cc40a6f0434083a64e23823175a8ff/frameset.htm

... mas se tiver alguma dúvida avise!

Abraço

Eduardo Chagas

RafaelVieira
Active Participant
0 Kudos

Edu, muito obrigado pelo esclarecimento !!!

Eu tinha entendido que a manifestação do destinatário somente seria possível com a licença do módulo Incoming, como diz aqui http://scn.sap.com/thread/3213028

Ou (pelo que entendi olhando agora denovo no help), apenas a confirmação automática de recebimento é que só seria possível licenciando o módulo Incoming?

Sendo a necessidade apenas cumprir com a NT 2012/002, na parte de manifestação do destinatário, bastaria então configurar SIGNAUTH / SIGNAUT2?

Neste caso, a grosso modo, o processo geral seria:

- Recebimento do XML pela interface NFB2B

Aí iniciariam os passos abaixo (de acordo com o help) no GRC:

  1. Check Business Partner's Signature (technical name: SIGNATUR)
  2. Check Authorization after NF-e Receipt (technical name: AUTHORIZ)
  3. Validate XML (technical name: SIGNVALD)This validation step contains a BAdI that can be used to carry out a customer-specific validation of the incoming XML document.
  4. Check Manual Activities in ERP (technical name: ERPTASKS)
  5. Send Operation Confirmation (technical name: SENDOPCO(Auto, deactivated))

Isso pro caso de configurar SIGNAUTH. Então estes passos seriam todos processados automaticamente a partir da entrada do XML no GRC ?

E aí o passo 5 ficará pendente da confirmação do passo 4. E aí o Operation Confirmation seria feito de forma manual, de dentro do GRC? Seria através do monitor GRC, entrando lá e clicando em um botão de Confirmar Operação (algo do tipo) ?

Muito obrigado novamente !

Abç.

Former Member
0 Kudos

OI Rafael!

Então... na ocasião era assim porque não era uma obrigação. Isso mudou e como pode ver foi adicionado nos cenários SIGNAUTH e SIGNAUT2 a etapa da confirmação.

Sim. São estes os passos para o processo SIGNAUTH. Você poderia configurar todos para automático porém isso significa que assim que você receber o XML o SAP NF-e (GRC) irá enviar automaticamente a confirmação o que pode ser não desejado pela sua empresa. Ou seja, significa você confirmar o recebimento sem talvez a mercadoria ter se quer saído do seu fornecedor.

Você pode deixar somente o passo 5 como manual. Neste caso você deverá selecionar o documento no monitor de entrada e selecionar a opção "Continuar processo" nas funções adicionais.

Sinceramente, na minha opinição o melhor processo a ser adotado (quando da obrigação) seria o SIGNAUT2 deixando manual a etapa de entrada da DANFE (RECDANFE).

Por que o SIGNAUT2? Porque é mais rápido dar entrada... basta ir no botão "Entrar DANFE" e fazer a leitura dó código de barras. O sistema irá automaticamente fazer a busca do registro no SAP NF-e e disparar as etapas seguintes. Além do que, o processo de leitura da DANFE lhe dá maior gestão sobre os XMLs recebidos e que foram dados entrada ou não. Já no caso de usar o SIGNAUTH você terá que fazer a busca pelo registro/XML no monitor.

Abraço

Eduardo Chagas

RafaelVieira
Active Participant
0 Kudos

Eduardo,

Então, seguindo essa linha da sua sugestão (SIGNAUT2), caso tenha apenas que cumprir com as exigëncias legais (de apenas manifestar o recebimento), teria que configurar todos estes passos?

Exemplo:

>Inbound>NF-e: Maintain Control Parameters for Process Flow (SIGNAUT2) traz as seguintes entradas:

SIGNAUT2 SIGNATUR 10 Automatic

SIGNAUT2 AUTHORIZ 20 Automatic

SIGNAUT2 RECDANFE 40 Manual

SIGNAUT2 ERPTASKS 50 Manual

ao invés dos:

  • Check Business Partner's Signature (technical name: SIGNATUR)
  • Check Authorization after NF-e Receipt (technical name: AUTHORIZ)
  • Validate XML (technical name: SIG2VALD)
    This validation step contains a BAdI that can be used to carry out a customer-specific validation of the incoming XML document.
  • Manual Step before Notification: (technical name: ACCPTNFE)
  • Notification XML accepted (technical name: ACCNOTIF)
  • Goods Arrived, Enter DANFE (technical name: RECDANFE)
  • Check Manual Activities in ERP (technical name: ERPTASKS)
  • Send Operation Confirmation (technical name: SENDOPCO

Basta, então, eu manter o default (SIGNATUR; AUTHORIZ; RECDANFE; ERPTASKS) mantendo RECDANFE como manual e preencher também os parâmetros de email? Ou ainda assim, pra ter apenas a manifestação de recebimento, devo configurar tudo (Maintain Logical System for Own CNPJ, Maintain BusProcDet for Inbound NF-es, Control Parameters for Process Flow, etc) ??

Obrigado pelo helpful help !!! 😃

Former Member
0 Kudos

Então... vc pode configurar todas atividade como automatica e somente a atividade RECDANFE como manual.

Sim.. vc precisa configurar sistema lógico, importar os certificados, manter determinação de processo...

Abraço

Eduardo Chagas

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Caros,

é necessária uma confirmação oficial do Bruno Renzo, porém meu último entendimento é que, para utilização do Manifesto do Destinatário via processos do NFE Incoming standard, seria necessário o licenciamento da funcionalidade. Por isso mesmo que o processo SIGNAUTH vem com o passo SENDOPCO desativado por default. Para ativá-lo, a licença seria necessária.

Aguardemos uma manifestação Bruno para confirmação.

Abs,

Henrique.

bruno_renzo
Active Contributor
0 Kudos

Pessoal, é isso mesmo!

Toda e qualquer funcionalidade da manifestação do destinatário, seja em qualquer processo, requer o licenciamento do Incoming.

É exatamente por isso que o passo SENDOPCO vem sempre desabilitado por padrão: Só pode ser habilitado caso a empresa possua o licenciamento.

Abs

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Bruno

Valeu pela informacao, nao tinha visto que vc havia corrigido nesse topico a informacao por isso informei daquela maneira no outro tópico.

Bem, isso abre oportunidade para uma solucao customizada usando o simples armazenamento do XML do B2B de inbound, profissionalmente muito bom, vou comecar a trabalhar com um produto meu sobre isso.

RafaelVieira
Active Participant
0 Kudos

Neste caso, Rodrigo, além da entrada do XML pela NFB2B/CFB2B/EFB2B, o que mais deveria ser configurado para cumprir com a exigência legal (em termos de manifestação de destinatário)?

Former Member
0 Kudos

Bruno,

Bom dia.

Tenho as seguintes dúvidas com relação aos procedimentos dentro do ECC/GRC, peço a sua ajuda.

Situação 1: Se o fornecedor uma nota para um cliente e ele rejeita esta nota, o monitor do SAP ECC do emissor será atualizado automaticamente?

Situação 2: O estado que a nota só pode ser cancelada dentro de um período de 2horas e o cliente demora mais de 2 horas para rejeitar a nota, esta nota poderá ser cancelada?

Se eu não tiver a automação da MIGO e MIRO os xmls aprovados ou rejeitados não são transferidos para o monitor do ECC?

Obrigador,

Daniel

bruno_renzo
Active Contributor
0 Kudos

Oi Daniel,

Melhor abrir outra thread.

Abs

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Rafael,

Favor dê feedback ao fórum. Qualificando as respostas dos colegas e encerrando a discussão caso tenha encontrado a solução.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Answers (0)