cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

IPI/PIS/COFINS sobre pauta

Former Member
0 Kudos

Bom dia Pessoal,

Estou implementando o B1 um euma fábrica de refrigerantes e gostaria de saber se alguém já fez implantação em empresas deste ramo.

Ocorre que os impostos de IPI, PIS, COFINS e ICMS ST são calculados sobre pauta, ou seja, são calculados de acordo com a unidade de medida de venda.

Ex:

Se eu vendo 1 pct com 6 unidades de refrigerantes de 600 ml cada. O sistema deve calcular o seguinte:

Calculo para IPI, PIS e COFINS é sobre a quantidade de litros que está sendo vendido.

No caso 1 pct x 6 Un x 600 ml = 3,6 Litros

A base de calculo para estes impostos no caso então é 3,6 litros multiplicados pelo valor da pauta dever a ser o resultado do valor do imposto.

Calculo para ICMS-ST é sobre a quantidade de unidades que está sendo vendida.

No caso são 6 unidades

A base de calculo para este imposto no caso é 6 unidades multiplicadas pelo valor da paute deve ser o resultado do valor do imposto.

Alguem já teve que configurar impostos no SAP para isso?

Desde já agradeço.

Atte

Gustavo Martins

Accepted Solutions (0)

Answers (3)

Answers (3)

former_member544640
Discoverer
0 Kudos

Pessoal, boa tarde!

Estou enfrentando o mesmo problema e em nosso caso é sobre bebidas frias, energéticos.

Por favor, se tiverem alguma resposta sobre como configurar esses impostos no SAP, avisem.

Pois, em nosso caso, além de terem os impostos IPI/PIS/COFINS/ICMS ST com pauta, tem a questão de alteração de cálculo, onde dependendo da litragem, deverá ser feita por Litros como unidade de medida ou por caixa.

Estamos com um problema... vocês já desenvolveram alguma fórmula? Existe algo standard?

Obrigado,

Rafael Almeida

SAP SD Consultant

Former Member
0 Kudos

E ai pessoal Boa tarde tudo bem?

Conseguiram resolver este?

Estou em uma situação similiar em uma fabrica de refrigerante tambem?

Se tiverem alguma resolução favor avisarem!

grato desde já

Kelvin Veloso

Consultor SAP

Former Member
0 Kudos

Ainda não meu Caro estamos com este problema e não é só refrigerantes descobri que sorvetes também usa a tal pauta. Caso tenha alguma novidade vou postar aqui ...

Former Member
0 Kudos

Gustavo,

Boa tarde!

Já realizei configuração de impostos no SAP para impostos em pauta.

Para detalhar este processo de forma específica seria bastante difícil, pois não sei como os parâmetros de imposto estão configurados na base do SAP que está sendo trabalhada.

Porém, para iniciar o assunto, pode ser traçada uma linha de atividades que devem ser feitas para implementação deste imposto:

1) Definir qual seria a unidade de medida a ser calculada - O SAP trabalha com apenas uma unidade de medida na linha do item. Esta unidade de medida pode ser alterada, mas o processo de cálculo dos impostos em pauta no SAP utilizariam a unidade de medida definida na linha do item. Por exemplo você cita que a base de cálculo do IPI, PIS e COFINS são em litros e a base de cálculo do ICMS ST é em unidades. Porém o SAP não conseguirá calcular o ICMS ST pois ele tentará calcular o imposto em litros. Então, deve-se inicialmente definir uma unidade de medida e verificar os multiplicadores para calcular o imposto;

2) Definir parâmetros para cada imposto para calcular os impostos em pauta;

Geralmente são as seguintes:

Atributos

-Base de cálculo

-Base isenta

-Base outros

-Alíquota

Valores retorno

-Imposto

-Tributado

-Isento

-Outros

-Total Bases

3) Definir uma fórmula para cada imposto, para calcular o imposto em pauta

Na pauta eu utilizo como base de cálculo a quantidade da linha do item (Parametro de entrada QUANTITY);

4) Criar o restante das configurações (Combinação de Impostos, Tipo de Impostos, Código de Impostos);

Para definir fórmulas e dados específicos, seria necessário aumentar o nível de detalhamento da informação.

Espero ter esclarecido e contribuído para seu entendimento.

Leandro Martins

Consultor de Processos SAP Business One

4)

Former Member
0 Kudos

Boa noite Leandro,

 

Obrigado pelo retorno.

 

Para entender como criei os parâmetros de imposto, vou tentar detalhar aqui para lhe explicar melhor. O anexo encaminhei no seu e-mail.

1) Criei um novo parâmetro (Anexo Figura1) de imposto para tratar o atributo "Pauta". Neste parâmetro foi definido da seguinte forma:

Atributo:

-Unidade de Medida

-Pauta (Atributo novo que criei)

-Moeda

-Base de Calculo

-Base Isenta

-Base Outras

Valores de retorno:

-Imposto

-Tributada

-Isentas

-Outras

-Total Bases

2) O atributo "Pauta” padrão do SAP é do tipo Valor. Iremos trabalhar com apenas 2 casas decimais para campo do tipo valor.

Portanto tive que criar um novo atributo "Pauta" com o campo do tipo "Preço". Assim irei trabalhar com 4 casas decimais para campo do deste tipo.

 

Isso por que normalmente o valor da pauta de nosso cliente sempre contém 4 casas decimais. (anexo Figura2)

 

3) Utilizei os campos de usuário padrão do B1, para informar a qualidade de Litros e Unidade por cada embalagem do produto.

Estes campos de usuário são visualizados na criação da formula do imposto. (Anexo figura3)

4) Criei a formula de cada imposto, utilizando o parâmetro de imposto criado e também os campos de usuário do item nas formulas de entrada para que eu tenha a quantidade de litros e/ou qualidade de unidade por cada unidade de medida do item. (anexo Figura4 - Ex do IPI Pauta)

 

5) Criei restante das configurações (Combinação de Imposto, tipo de Imposto, Código de Imposto) (anexo figura 5, 6 e 7). 

Feito todo este processo, consegui fazer com que os valores do imposto seja calculado corretamente na emissão da NF, com as bases de calculo e valores de impostos.

 

Minha preocupação é saber se todo este processo que criei ficou correto. Principalmente quanto ao novo parâmetro do imposto (Pauta) que tive que cadastrar.

Iremos utilizar o add-on da skill para obrigações fiscais, sendo assim tenho receio de alguma obrigação não seja aceita por causa deste novo parâmetro do tipo Preço.

Utilizando estas formulas de imposto, minha base de calculo acaba que sendo a própria unidade de medida (Litros ou Unidades) que eu encontro dentro da formula com base no campo de usuário.

Gostaria de saber se existe uma outra regra mais fácil a ser criada, e se o atributo criado poderá dar algum tipo de problema.

 

Desde já agradeço

Gustavo Martins

Former Member
0 Kudos

Olá  Gustavo , estou na mesma situação poderia enviar o print não estou conseguindo visualizar.

meu e-mail paulo@artsoftsistemas.com.b

Desde já agradeço!

Former Member
0 Kudos

Olá Leandro, poderia nos ajudar conseguiu resolver essa questão no seu cliente?