cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NF-e x Estorno documento de material

Former Member

Prezados,

Com relacao aos pedidos de transferência intercompany, qual deve ser o tratamento dado a NF-e, apos 24hs de autorizacao de uso pela SEFAZ, para que o sistema permita o estorno do documento de material que fez referencia aa NF-e?

Pedro

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Pedro,

Me ajude a entender melhor, você fala de uma mercadoria que ja saiu do seu estabelecimento(transitou)?

Nf foi autorizada pela SEFAZ?

Karen Rodrigues

Former Member
0 Kudos

Oi, Karen!

A NF-e esta autorizada sim, mas o que fazer em ambos os casos? Quando já houve a circulação da mercadoria e quando ainda nao houve, mas ja se passaram 24 horas?

Pedro

Former Member
0 Kudos

Pedro,

Quando não houve a circulacao da mercadoria, mas por algum motivo é necessário estornar o documento fiscal, sugiro fazer NF-e de entrada anulando os efeitos da NF de saída. Incluir nas informaçoes adicionais o motivo do estorno desta NF-e.

Se ja houve circulacao de mercadoria, e houve recusa no recebimento do material, existem duas possibilidades:

1 - Ele recusar no ato recebimento da mercadoria, e informar no verso o motivo, data , assinar e carimbar da DANFE. E com este doctor a mercadoria retorna ao seu estabelcimento. Sendo recebida, é emitido nota fiscal de estorno.

2 - Se for verificado inconsistencia no material recebido posteriormente, então solicite uma NF de devolucao da mercadoria, que ao receber você lançará efetuando o estorno da mercadoria.

Att.

Karen Rodrigues.

Former Member
0 Kudos

Karen,

Obrigado pelo feedback.

Como, sistemicamente, isso habilita o estorno do documento de saída do material? Digo, em ambos os casos existe uma NF-e, autorizada pela SEFAZ, ou seja, com status Autorizado fazendo referência ao documento de saída do material. É possível fazer o estorno da NF-e?

Se não estou errado, após a autorização de uso da NF, ela não pode mais ser alterada. E passado 24 horas ela não pode mais ser cancelada.

No primeiro caso, "quando não houve a circulação da mercadoria, mas por algum motivo é necessário estornar o documento fiscal" (na verdade deseja-se, uma vez que não houve a circulação da mercadoria, logo não existiu o fato gerador, cancelar todo o processo de transferência, ou seja, fazer o caminho inverso: "estornar" a NF-e de saída, estornar o documento de saída do material, excluir o documento de fornecimento/remessa e cancelar o pedido de transferência). Entendo que a NF de entrada com referência à NF de saída, neste caso anulará os efeitos da NF de saída (entendo isso como comprovar ao Fisco que não houve a circulação da mercadoria, evitando assim o recolhimento de ICMS, visto que essa nota não foi escriturada, me corrija se estou errado).

No segundo caso, "se ja houve circulação de mercadoria, e houve recusa no recebimento do material, existem duas possibilidades:

"1 - Ele recusar no ato recebimento da mercadoria, e informar no verso o motivo, data , assinar e carimbar da DANFE. E com este doctor a mercadoria retorna ao seu estabelecimento. Sendo recebida, é emitido nota fiscal de estorno."

Se entendi certo, neste caso já houve o fato gerador, mas a NF foi recusada antes mesmo da mercadoria ter dado entrada no estoque. A nota fiscal de estorno (essa é uma NF de entrada?) então  anula a primeira, a NF de saída.

"2 - Se for verificado inconsistencia no material recebido posteriormente, então solicite uma NF de devolucao da mercadoria, que ao receber você lançará efetuando o estorno da mercadoria."

Se entendi, neste caso já houve o fato gerador, mas a NF foi devolvida, logo a mercadoria não ficou no destino, mas houve circulação de qualquer forma. A devolução anula o fato gerador?

Em todos os caso, resolveu-se a parte do Fisco, mas como o sistema entende que o estoque não está mais em trânsito, evitando assim uma divergência físico-contábil do estoque?

Pedro

Former Member
0 Kudos

Pedro, bom dia!!!

Para oprocesso fiscal as possibilidades são as listadas acima.

no sistema SAP sugiro verificar:

Sap notes 1512390 e 43154

Wiki:

http://wiki.scn.sap.com/wiki/display/LOCLA/Stock+Transfer+Order+%28STO%29+with+Full+or+Partial+Retur...

Espero que ajude!!!

Abraços,

Karen Rodrigues

Former Member
0 Kudos

Karen, boa tarde!

Obrigado pelo feedback.

Não consigo acessar a SAP note 1512390. Retorna a mensagem abaixo:

"Um nome de usuário e senha estão sendo solicitados por https://websmp130.sap-ag.de.

O site diz: “SAP Service Marketplace”".

Tentei meu ID e senha da Comunidade, mas não funcionou.

sds

Pedro

Former Member
0 Kudos

Pedro,

Para acessar o SAP notes você precisa de um  S-user e senha. Você teria?

Att.

Karen Rodrigues

Former Member
0 Kudos

Não, Karen!

O que preciso fazer/ser para ter credencial de S-user?

Sds,

Pedro

Former Member
0 Kudos

Pedro,

Para ter acesso ao Marketplace, seu usuário precisa estar vinculado a um cliente ou parceiro da SAP.

Veja se alguém da empresa com o acesso pode ajuda-lo

Espero que ajude!!!

Abraços,

Karen Rodrigues

Message was edited by: Karen Rodrigues

Former Member
0 Kudos

Oi, Karen!!!

Eu finalmente consegui ter acesso ao Marketplace!!!! Li tudo sobre a SAP note 1512390!!

Sds,

Pedro

Former Member
0 Kudos

Karen, eu de novo!!

Estava revisitando este post e me surgiu uma dúvida. Qual a diferença entre as NFs de Entrada, de Estorno e de Devolução?

Atenciosamente,

Pedro

Karen
Active Participant
0 Kudos

Pedro, bom dia!!!

NF entrada - trata-se de NF recebida de terceiros ou de emissão própria que caracteriza uma operação de entrada na empresa. Ex: compra de material (emissão de terceiros) e NF de importação (emissão própria).

NF de estorno - regulamentada no RS, nao lembro de ter visto e outro Estado. Seria a possibilidade de estorno da NF-e nos casos em que a operação não tenha sido realizada e o cancelamento não tenha sido transmitido no prazo de 24 horas, contadas do momento em que foi concedida a respectiva Autorização de Uso.

NF de devolução - NF emitida pelo destinatario/cliente para devolução de mercadoria/serviço e deve anular a operação de origem.

Att.

Karen Rodrigues

Former Member
0 Kudos

Valeu, Karen!!!!

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Oi Pedro

Essa discussão é antiga.

Por favor dê um feedback na mesma e se for o caso encerre a mesma selecionando Correct Answer e/ou Helpful Answer para as respostas que lhe ajudaram.


Saiba mais sobre como encerrar uma discussão no link abaixo:

http://scn.sap.com/community/portuguese/blog/2014/06/23/encerrar-uma-discuss%C3%A3o-todos-devemos-fa...


Grato

Eduardo Chagas

[Moderador SCN]