cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Por que a SAP não promove sua tecnologia de regras de negócio no Brasil?

Former Member
0 Kudos

Há vários dias tenho perguntado em diversos grupos espelhados pela Internet e no Linkedin sobre a utilização das tecnologias de gerenciamento de processos e de regras de negócio da SAP (BPO, BRFPlus, BRM, DSM, etc.) no Brasil. A resposta dos grupos tem sido praticamente nula.

Então, vejamos se a comunidade SCN tem alguma resposta:

- por que a SAP não promove estas tecnologias no Brasil?

- por que as grandes empresas usuárias de SAP, e as grandes consultorias de implementação, estão ignorando esta mudança tecnológica da SAP?

Notem que no programa do SAP Forum, na próxima semana, praticamente não há nenhuma palestra com o tema regras de negócio. No site da SAP também não existe nenhuma informação localizada para o Brasil sobre o DSM..

Aguardo comentários....

Accepted Solutions (0)

Answers (4)

Answers (4)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

E agora está se criando um novo modelo/conceito sobre o HANA, o HRF (HANA Rules Framework)...

Acredito que nunca houve uma padronização interna.

Tem produtos que usam o BRF+, outros que usam o BRM, e alguns mais novos já estão nascendo no contexto do HRF (por exemplo, o SAP Fraud Management). Com a consolidacao do HANA como plataforma, é possível que o HRF venha a ser esse novo padrão, mas isso é algo de médio/longo prazo.

Former Member
0 Kudos

Henrique, mas o que eu tiver no BRF+/DSM vou conseguir importar ou vou ter que reescrever para o HRF?

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Provavelmente, no momento t0, nao vai haver programa de migração.

custodio_deoliveira
Active Contributor
0 Kudos

Sera o padrao ate o HRF+, ne?

Former Member
0 Kudos

Toda esta discussão a respeito das diversas tecnologias empregadas (e ainda por vir) pela SAP para a implementação de regras de negócio só reforça a importância do uso de uma metodologia independente de tecnologia, como o Modelo de Decisão (TDM), proposto no meu artigo citado acima.

A modelagem de decisões trás benefícios excepcionais para as organizações, tanto em termos de agilidade como de governança da sua lógica de negócios. Permitir que esta lógica seja capturada e gerenciada de forma independente da tecnologia de implementação é uma das principais propostas do TDM. Desta forma, as organizações obtém os benefícios da modelagem de decisões, sem ficar reféns das opções de tecnologia dos fornecedores.

O TDM não requer ambiente de modelagem sofisticado ou caro e, com a aprovação do padrão DMN, do OMG, em breve os modelos serão intercambiáveis entre diferentes ferramentas de modelagem, aumentando ainda mais a liberdade das organizações. O TDM é simples de aplicar, fácil de ser integrado nas metodologias em uso nas empresas, e capaz de trazer benefícios imediatos para os negócios, incluindo facilitar o uso destes diversos motores de regras de negócio da SAP e de outros fornecedores.

Former Member
0 Kudos

This message was moderated.

Former Member
0 Kudos

Eduardo,

Pelo menos vejo que a tecnologia tem sido pouco divulgada, mas não está "escondida" ou "proibida".

Agora, dado que o nível de divulgação e de informações é muito baixo no Brasil, como está o nível de adoção desta tecnologia. Esxistem clientes realmente usando o BRFPlus em produção? Quais? Que problemas estão enfrentando? Que benefícios estão obtendo?

Obrigado pela dica, ainda não tinha visto.

Former Member
0 Kudos

Oi Antonio

Você já viu o link abaixo? Tem uma palestra (excelente).... sobre BRF+! Entra lá e confere pois está disponível no youtube.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

A propósito.. se você tem dúvidas quanto as técnologias... aqui é o espaço para você discutir! Fique a vontade em tirar dúvidas, debater e contribuir!

Abraço

Eduardo Chagas