cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Manifestação do destinatário: Confirmação da Operação em massa

former_member200572
Participant
0 Kudos

Bom dia!

Estamos no final do processo para implementarmos o Manifesto e MIGO/MIRO automáticas, porém surgiu a necessidade de realizar a confirmação da operação em massa, pois algumas filiais ainda utilizam criação de MIGO/MIRO sem a automação do GRC-NFe.

Sendo assim, as notas (MIRO) são criadas diretamente no ECC, mas precisam ter a confirmação da operação no GRC-NFe. Pensamos em criar um programa que faria, a partir do ECC, essa confirmação, mas não é tão simples quanto parece.

O Monitor Fiscal não permite que mais de uma linha seja marcada para disparar a etapa do processo "Verificar Atividades Manuais no ERP". Há algum programa standard que permite que essa execução seja realizada em massa ou teremos que desenvolver?

Obrigado!

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Rafael, Tudo bem?

Qual foi sua solução para este problema? Estou com uma situação similar.

former_member200572
Participant
0 Kudos

Olá Guilherme.

Não consegui fazer algo parametrizável no GRC-NFe... então, resolvi por desenvolvimento mesmo.

Criamos um monitor de Manifesto no ECC e de lá mesmo é disparada a interface de confirmação da operação.

O usuário até pode selecionar mais de um, achando que está em massa, mas o programa controla isso e faz um a um na SEFAZ.

Att,

Rafael

Former Member
0 Kudos

Rafael,

Estamos com a mesma necessidade aqui.....

Somente para entender... quando  voce dispara a confirmação pelo ECC, na realidade o programa aciona o GRC para fazer a confirmação, correto?

Sendo assim, o Monitor GRC consegue capturar esse atualiazação e mostra os documentos com o status de manifesto realizado correto?

Saberia estimar o tempo que levou para este desenvolvimento?

Muito Obrigado,

Leandro

former_member200572
Participant
0 Kudos

Olá Leonardo!

Levamos cerca de um mês pra fazer: +/- 2 semanas pra fazer o ABAP chamando as funções standards do GRC, +/- 1 semana testando as possibilidades de envio/retorno da SEFAZ e +/- 1 semana acompanhando em produção.

Se essa demanda for feita depois do projeto, pode pular o QA, homologar no DEV e ir direto pra produção, pois a SEFAZ de homologação, que é a mais importante nesse cenário é a mesma em DEV e QA.

Abraço,

Rafael

Former Member
0 Kudos

Rafael,

Se suas notas de entrada ficam paradas no processo "Verificar Atividades Manuais no ERP" entendo que você não possui a automatização de entrada (inbound automático MIGO/MIRO), certo?

Tenho o mesmo cenário aqui e resolvemos da seguinte maneira:

- A ideia é que, ao ser escriturada, a nota deve ser confirmada. Para tanto, localizamos um enhancement-point que dispara uma RFC para o GRC no momento da escrituração (atenção para o ponto abranger MIRO/MIGO/BAPI/J1B1N);

- dentro da RFC chamamos a transação standard  /XNFE/EVENT_OPPRG_CREATE com chave da nota e código do evento (no caso, 210200 – Confirmação da Operação);

- É disparado assim a confirmação. Para possíveis erros, o retorno é gravado em uma tabela Z para que possa ser feitos os tratamentos necessários, mas não há necessidade, já que ficará refletido no monitor de eventos outbound.

Se você deseja executar em massa, pode utilizar a mesma ideia, via um report/job.

Agora, se você possui a automatização de entrada, no processo inbound você consegue configurar automaticamente o envio da confirmação, utilizando a solução Standard.

Espero ter ajudado!

former_member200572
Participant
0 Kudos

Olá Fabrício.

No meu caso o fiscal não queria que isso fosse feito automático. Na verdade, existiam processos Z que inviabilizavam a confirmação automática.

Então a solução foi criar esse monitor. E a ideia que utilizamos foi essa mesma que você descreveu, só que não disparamos por enhancement, pois criamos um report pra fazer isso.

Abraço,

Rafael

Former Member
0 Kudos

Boa Ideia,

Apenas uma observação, seria chamada da função /XNFE/EVENT_OPPRG_CREATE.

Grato,

Marcelo Matos.

former_member125999
Participant
0 Kudos

Bom dia pessoal,

Apenas como comentário e para que vocês que desenvolveram se preparem: no SP20 a função tem outro nome, um pouco diferente: /XNFE/EV_OPPRG_CREATE.

No nosso caso (trabalho com o Leandro) temos 2 processos: Normal Purchase (para os casos de automation) e o SIGNAUTH (para os que não se enquadram no NORMPRCH).

Concordo que, no caso do Normal Purchase, a própria confirmação da operação pode estar ativada, pois se o usuário chegou ao final do processo, significa que fez todo processo de entrada e a nota foi escriturada, então a confirmação pode ser enviada automaticamente.

Nosso problema está mesmo no processo sem automação, onde realmente para no passo de "Check manual activities in ERP" e que faz com que o usuário tenha que clicar em OK nota a nota.

Acho que teríamos que desenvolver algo parecido com o que o Rafael desenvolveu, para os casos sem automação, onde o usuário possa enviar em massa as notas a serem confirmadas (e em background o programa na verdade chamará a função N vezes).

Vocês sabem dizer se existe uma função no GRC que, ao receber o retorno de que o evento foi confirmado, possa atualizar o status nas tabelas e, consequentemente, no Monitor Fiscal Workplace?

Obrigado!

Abs

former_member195468
Participant
0 Kudos

Ricardo, estou com a mesma necessidade e disparei a função /XNFE/EV_OPPRG_CREATE,  mas o lote do evento fica em aguardando resposta e não atualiza o monitor e nem as tabelas do GRC,...

Por acaso vc passou por esta situação?

Qualquer ajuda é bem vinda.

former_member195468
Participant
0 Kudos

Boa tarde rafael,

também tenho a necessidade de criar este Z, mas ao disparar a função /XNFE/EV_OPPRG_CREATE, mas ao disparar esta função a resposta do lote do evento não é atualizado no GRC.

Você passou por esta situação?

qq ajuda é bem vinda.

Former Member
0 Kudos

Alexandre,

A função é Standard e deveria funcionar corretamente. Qual o status na SXI_MONITOR para o envio/recepção dessa mensagem?