cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

SAP Hana - Projecto de Implementação (primeiras tarefas)

Former Member
0 Kudos

Olá,

Eu vou necessitar de fazer uma nova implementação SAP (SAP ERP EHP6/7) com base de dados Hana. Se eu percebi bem, a base de dados Hana é uma appliance, isto é, ela corre num servidor especifico SAP Hana, estou correcto?

Para que possamos comprar um servidor appliance com a base de dados SAP Hana, nós primeiro teremos que estimar que espaço vamos necessitar, que discos a appliance necessita, que memória RAM, precisamos de fazer o sizing de acordo com o nosso cenário, de forma a podermos comprar a melhor solução (server appliance).

Eu verifiquei alguma informação relativo a este tema através das seguintes áreas:

service.sap.com/sizing

e também através da ferramenta Quick Sizer (service.sap.com/quicksizer) mas não percebi muito bem como usar esta ferramenta, é bastante complexa e confusa!

 

Vocês podem-me ajudar com a vossa experiência de qual o SAP Hana server appliance eu vou necessitar comprar para este tipo de projecto SAP Hana?

Obrigado,

samid raif

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Olá Samid,

você é funcionario de uma empresa que adquiriu o SAP ERP on HANA?

Tipicamente, o pré-sizing é algo que a SAP entrega durante o processo de vendas da solução, de maneira a embasar os clientes a adquirirem o Hardware adequado.

No caso particular de deployments em HANA, sim, existem alguns appliances pré-certificados pela SAP. Basicamente, você vai encontrar nos multiplos de 128GB (128, 256, 512, 1TB, 2TB, 4TB e 6TB), sendo que 4TB e 6TB estão disponíveis apenas para servidores de sistemas transacionais como ERP e CRM; servidores analíticos como o BW sao limitados a 2TB por node. Se você precisar de mais que isso, pode escalar horizontalmente, colocando mais de um servidor e distribuido a carga (Scale Out), mas dificilmente para uma nova instalacao, vc vai precisar de algo grande assim.

Eu recomendaria um servidor que você consiga escalar, dentro da mesma arquitetura, desde o volume mais baixo (p.ex. 256GB) até o maior (6TB) sem ter que trocar de máquina, apenas colocando + CPUs, RAM e disco na mesma.


A lista dos appliances homologados está aqui:

Mas de qq maneira, se possível, eu solicitaria suporte da SAP ou da consultoria que vai implementar o SAP na sua empresa para compor o pré-sizing. Existem diversas questões relacionadas aos processos funcionais (compras, vendas, financeiro, contabilidade etc.) que sozinho vai ser dificil levantar ou mesmo entender o que está sendo pedido.

Uma vez tendo o pré-sizing de um ERP padrão, considere as recomendacoes da SAP Note 1793345 para ter o sizing de HANA que suportaria o ERP, ou seja, para o DB server- lembrando que o sizing do App server se mantém o mesmo que o QuickSizer gera, sem modificações.

Abs,

Henrique.

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Oi Samid

Por favor dê um feedback na thread e se for o caso encerre a mesma qualificando as respostas que lhe foram dadas.

Como encerrar uma discussão

Abraço

Eduardo Chagas

0 Kudos

Olá Samid,

Dê uma olhada no link: Sizing for SAP Business Suite powered by SAP HANA | SAP HANA

Com certeza irá te ajudar nas questões sobre sizing.

Além disso dê uma olhada nas SAP Note 1793345 e 1872170 também. Essa última é muito útil caso você já tenha um SAP ERP produtivo e deseja migrar/re-implementar no SAP Hana.

Abraço!