cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

One time account J1B1N - Erro 232 Rejeição: IE do destinatário não informada

Former Member
0 Kudos

Olá pessoal,

Na emissão de algumas notas writer pela J1B1N, como venda, remessa para descarte, remessa de amostra...etc de clientes com operação por curto período, estamos obtendo a rejeição "IE do destinatário não informada".

Confesso que não conhecia este processo, mas fiz um entendimento com cliente e segundo eles isto ocorre para clientes não cadastrados no SAP, pois o processo de cadastro de novos clientes fica em outro pais e é uma burocracia danada.

No debug identificamos que existe uma validação na include LJ_1B_NFEF82, onde é definido o valor do campo ind_iedest, basicamente esta validação verifica se o campo wk_header-stains (inscrição estadual) está vazio ou "ISENTO" e neste caso move "2" para o campo ind_iedest, contudo neste processo o valor da IE é preenchido na estrutura wk_ot_partner-j_1bstains e desta forma o wk_header-stains fica vazio.

Por regra da NT 005/2013 qndo a tag <ind_iedest> for igual a 2 o IE não deve ser informado, mas segundo o cliente existe a incidência de ICMS para alguns casos e o IE deve ser informado.

Não sei se ficou bem explicado o problema, tentei colocar o máximo de informação possível, mas o processo ainda é meio nebuloso pra mim. Desta forma qq duvida só perguntar.

Desde já agradeço a atenção!

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member203887
Active Participant
0 Kudos

Olá a todos,

Por favor, vejam a SAP Note 2114110 - [3.10] NF-e indIEDest and IndFinal indicators mapping for One Time Partner. Acho que ela resolverá o problema com One-Time Customer.


Abraços,
Vinícius Ferrari

Former Member
0 Kudos

Olá pessoal,

Desculpem pela demora, mas finalmente conseguimos implementar a nota que o Vinicius indicou e parece que funcionou corretamente, fizemos alguns testes em DEV e agora vamos liberar para QA.

Espero que de tudo certo!


Obrigado

Answers (3)

Answers (3)

Former Member
0 Kudos

Oi Rafael

Por favor dê um feedback na thread e se for o caso encerre a mesma qualificando as respostas que lhe foram dadas.

Como encerrar uma discussão

Abraço

Eduardo Chagas

[Moderador SCN]

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Oi Alan,

Eu estava indo na mesma linha de raciocínio da Karen (procurar erro em programa/sistema), por isso nem parei para responder (ela já tinha dado a resposta que eu pensei)... agora, lendo com mais cuidado sua pergunta, coloquei destaque nesse ponto:


Por regra da NT 005/2013 qndo a tag <ind_iedest> for igual a 2 o IE não deve ser informado, mas segundo o cliente existe a incidência de ICMS para alguns casos e o IE deve ser informado.

  

Veja, não é o cliente que decide o que vai ser informado quando existe uma regra e validação vigente . Se olharmos a NT2013.005 v1.10, temos o seguinte em relação a IE do destinatário (com destaque para os pontos do IE = 2, ou seja, isento):

Aqui está clado que se usar o 2, não pode informar a IE:

Aqui, se for 2, não informar IE:

E finalmente, a regra de validação - essa pra mim está confusa - se for 2 ou 9 e tiver IE ativa na UF vai dar rejeição por que a IE do destinatario não foi informada?!?!?!

De qualquer maneira, eu iria na definição dos campos conforme o layout define, especificamente a Nota 3 acima. Ou seja, se for indIeDest = 2, não informar a IE.

Seguindo essa lógica, acredito que chamado na Mastersaf ou SAP não surtirão efeito. Recomendo entrar em contato com a SEFAZ, pegar o XML gerado (onde tem o indIEDest = 2 e o ieDest preenchido) e perguntar o motivo da rejeição, assim confirma se esse raciocínio está correto.

Abs e boa sorte!

Eduardo Hartmann

Former Member
0 Kudos

Eduardo, tudo bem?

Entao, ai que esta o problema, a interface esta levando 2 mas nao deveria, pois o cliente tem IE ativa, eu mesma conferi no Sintegra...

Former Member
0 Kudos

Fala pessoal,

Ainda não temos nenhuma resposta da SAP quanto ao problema.

@Eduardo

Conforme a Karen falou a questão é que o o IE está ativo mas ainda assim o indIEDest está indo com 2.

Att,

Alan Oliveira

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Beleza! Troquei as bolas rsrsrs

(cadê aquele botãozinho pra apagar o post? kkkk)

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Alan, mesmo lendo tudo não encontrei essa info: (vai que estou cego? )

ao chegar na chamada da FM para a mensageria, o indIEDest está com 2, ou ele vira 2 na mensageria?

E em que versão vcs estão?

abraços,

EH

Former Member
0 Kudos

Olá Eduardo,

O indIEDest vira 2 ainda no SAP antes de chamar a mensageria, exatamente na include LJ_1B_NFEF82.

FORM fill_header_info .

  IF xmlh-version >= gc_nfe_version_3.

      IF xmlh_310-ind_iedest IS INITIAL.

        xmlh_310-ind_iedest = c_1.

        IF wk_header-stains IS INITIAL OR

              wk_header-stains = 'ISENTO'.

          xmlh_310-ind_iedest = c_2.

        ENDIF.

      ENDIF.

....

Att,

Alan Oliveira

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Oi Alan,

Qual a sua versão? Estou vendo num 61703 e o form está um tanto diferente... aqui está assim:


FORM fill_header_info .

  IF xmlh-version >= gc_nfe_version_3.

      xmlh_310-ind_final  = wk_header-ind_final.

      xmlh_310-ind_iedest = wk_header-ind_iedest.

      xmlh_310-ind_pres   = wk_header-ind_pres.

      xmlh_310-xlocdespacho = wk_header-xlocdespacho.

      xmlh_310-dcompet  = wk_header-dcompet.              "2001599

      xmlh_310-cregtrib = wk_header-cregtrib.             "2001599

  ENDIF.

ENDFORM.                    " FILL_HEADER_INFO

Estou procurando notas para a nossa versão....

Mas, a conclusão que eu chego é simples, se não está preenchendo a IE, o problema é no SAP, sim.

Vocês poderiam colocar uma lógica para ajustar tudo isso (IE e indIEDest) na BAdI, mas entendo que precisa sim uma correção de código.

Assim que achar a tal nota pra nossa versão coloco aqui mais informações também.

Abs,

Eduardo Hartmann

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Estou vendo aqui que na criaçao do DOC já temos o campo preenchido na J_1BNFDOC, por isso não tem o codigo lá no FILL_HEADER_INFO...

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Eduardo,

Sim, é algo que precisa vir do SAP. Tu tens a SAP Note 2059020 aplicada?

Em debug do include LJ_1B_NFEF72 dê uma olhada no  xmlh-c1_ie,  ls_emit-ie,  xmlh-c1_iest,  ls_emit-iest e principalmente  ls_dest-ie.

Tô sem sistema aqui mas acho que faltou este ls_dest_ie.

Regards, Fernando Da Rós

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

OI Fernando,

Aqui temos sim a nota 2059020 aplicada, o FORM map_xmlh está assim:


*   ls_dest-ie     = xmlh-e1_ie.

  IF xmlh-e1_ie = c_ie_isento.

    CLEAR ls_dest-ie.

"    ls_dest-ind_iedest = c_2. " 2 > ICMS Contributor - Exempted

  ELSE.

*    ls_dest-ie = xmlh-e1_ie.                             "2059020

    PERFORM clear_field_format USING xmlh-e1_ie           "2059020

                            CHANGING ls_dest-ie.          "2059020

"    ls_dest-ind_iedest = c_1. " 1 > ICMS Contributor

  ENDIF.

  ls_dest-ind_iedest = xmlh_310-ind_iedest.

* Export or Import, always use 9 in iedest

  IF ls_dest-uf = 'EX'.

     ls_dest-ind_iedest = c_9.

  ENDIF.

*  ls_dest-ind_iedest = '9'. " 9 > No ICMS Contributor

Em destaque acima vemos a atribuição do ind_iedest, que vem da xmlh_310-ind_iedest

O problema é que quando usa o One Time Partner não está preenchendo esse campo (xmlh_310-ind_iedest), gerando o problema do Alan.

@Alan: vocês chegaram a abrir o chamado? Alguma novidade?

Abs,

Eduardo Hartmann

Former Member
0 Kudos

Fala Eduardo,

Realmente o FORM "FILL_HEADER..." está diferente, aqui estamos no SAP_APPL SAPKH60016.

Abrimos o chamado na SAP sim, na primeira resposta eles pediram para verificar a função J_1B_NF_PARTNER_READ, mas pelo que vi esta função busca os dados do parceiro lá do cadastro, mas como meu parceiro é genérico ele possui apenas um nome fictício e poucos dados, mandamos estas informações para eles, mas ainda não tivemos resposta.


Att,

Alan Oliveira

Former Member
0 Kudos

Olá, Alan.

Algum retorno da SAP?

Estamos com o mesmo problema, mas não estamos encontrando notas de correção para a 617 SP05.

Obrigado e abraço

Rodrigo Ferreira

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Eduardo,

Entendi o ponto, acho que é caso para continuar no chamado SAP mesmo.

"One Time Customer / CPD".

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos

Oi Alan,

Acredito que é um bug. Nos releases 600 a 604 o programa está lendo a wk_header, porém essa estrutura só tem os dados de parceiro quando o partner não é one-time. Para one-time os dados ficam na wk_ot_partner.

att,

REnan

Former Member
0 Kudos

Alan,

Poderia responder a duas perguntas, por favor?

- Estes cadastro informado na NF-e tem I.E? Qual Estado?

- O que esta sendo informado no campo?

Att.

Karen Rodrigues

Former Member
0 Kudos

Oi  Karen.

Sim o cliente tem IE e o estado é SP, no campo é informada IE 407286631112.

O que acontece nesse cenário é que o fornecedor utiliza um código de cliente "genérico" para emissão dessa writer, como o parceiro altera entre um caso e outro, todos os dados "cadastrais" são inseridos manualmente.

Muito Obrigada

Former Member
0 Kudos

Só pra não ficar confuso,

A Vanessa é a funcional MM do projeto e está vendo este erro comigo.

Att,

Alan Oliveira

Former Member
0 Kudos

Olá Vanessa

O que dá a entender é que a informação está sendo alterada na Badi ou está faltando alguma nota a ser aplicada.

Houve alguma alteração recente? Funcionava antes ou estão implementando este processo agora?

Att.

Karen Rodrigues

Former Member
0 Kudos

Oi Karen.

De acordo com o cliente sempre o fizeram dessa forma e nunca tiveram problemas.

O mais interessante é que na ultima sexta, quando o erro ocorreu e nota foi cancelada, posteriormente emitiram nova nota fiscal utilizando uma mais antiga como referencia, e diferente do primeiro caso citado, nessa não tiveram o mesmo erro relacionado à IE.

Muito Obrigada

Former Member
0 Kudos

Karen,

Verificamos na Badi e os campos xmlh-e1_ie e xmlh_310-e1_indiedest, não estão sendo alterados.

Quanto a sua pergunta de alteração, o projeto é um upgrade da 2.0 para 3.10 com mensageria Mastersaf.

Conforme a Vanessa disse, após o go live, houve a emissão de uma nota deste processo aprovada, mas neste caso o cliente utilizou uma nota antiga como referência.

Att,

Alan Oliveira

Former Member
0 Kudos

Alan,

Chegaram a revisar o servico de mensageria da Mastersaf?

O erro nao poderia estar la?!

Karen Rodrigues

Former Member
0 Kudos

Oi Karen,

Já levantamos esta questão com a equipe deles, mas segundo eles o erro retorna da sefaz! Verifiquei também se os dados que saem do sap são os mesmo que estão no xml montado pelo mastersaf e enviado para sefaz, e constatei que os dados estão iguais!

Att,

Alan Oliveira

Former Member
0 Kudos

Alan...

Se eu entendi, o Mastersaf esta levando para o XML a IE adequadamente e cfe informacoes no SAP, sinceramente nao sei onde pode estar o problema

Former Member
0 Kudos

Olá Karen,

Vamos abrir um chamado na SAP e aguardar a posição deles quanto a este problema. Assim que tivemos uma resposta, postamos aqui.

Agradeço muito sua ajuda.

Att,

Alan Oliveira

Former Member
0 Kudos

Eu ainda acho que o  problema e na interface do Mastersaf.

Sugestao, abre um chamado na mastersaf tambem, o teu cliente provavelmente possui user e password.

Att.

Karen Rodrigues