cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Novos Campos na transação MASS

Former Member
0 Kudos

Estou precisando disponibilizar o campo ICMSTaxPayer na transação MASS, mais precisamente na transação XD99, porém não estou conseguindo. Alguém já conseguiu ? Quais notas foram aplicadas ?

Grata

Alice

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Bom, pessoal.

Depois de aplicar todas as notas possíveis e imagináveis, nos deparamos com o seguinte DUMP:

"Unable to interpret "/" as a number".


Este Dump já estava acontecendo na XK99 também...


Fazem alguma idéia do que possa ser ?


Obrigada


Alice

edgar_nagasaki
Contributor
0 Kudos

Haveria como compartilhar a tela do short-dump?

Lourdes_br
Participant
0 Kudos

Olá Alice,

Lembro que passei por um DUMP também, mas era porque os campos Suframa e Icmstaxpay estavam type N. Depois teve uma nota que modificava os dois para CHAR. Se não for isso, dê uma olhada se a estrutura BNKA1 possui os campos que você quer alterar. Se eles não chegarem preenchidos no include LVV02F3G, dará o DUMP.

Att,

Lourdes

Former Member
0 Kudos

Oi, Edgar.

Até criei um WORD prá te mandar, mas não estou conseguindo anexar...

Alice

Former Member
0 Kudos

Obrigada, Lourdes.

Vou verificar estes pontos...

Abs

Alice

Answers (7)

Answers (7)

Former Member
0 Kudos

Queria agradecer a todos pelas dicas enviadas. Realmente foram de grande valia. O grupo é realmente bastante solidário !!! A solução final foi mesmo a aplicação da Nota 1890980, conforme indicado pela Lourdes. Depois da aplicação da nota geramos um LSMW para limpar o conteúdo (zeros) dos campos Suframa e CNAE e o problema foi resolvido. Também houve necessidade de incluir o campo Suframa (em outro ambiente) na transação MASSOBJ conforme indicação do Edgar. Agradecimentos também ao Renan. Muito obrigada mesmo !!!

edgar_nagasaki
Contributor
0 Kudos

Olá Alice,

Boa tarde!

Fico contente por ter de alguma forma contribuído e, de verdade, bastante gratificado com o agradecimento.

Att.,

Edgar

Lourdes_br
Participant
0 Kudos

Olá Maria Alice.

Concordo com o Edgar. É bom poder ajudar.

Apenas uma dica: Se após a subida das requests, a XD99 ou XK99 parar de funcionar, execute o report RFBIDEG0 no próprio ambiente.

Boa Sorte

[]s

Lourdes

Former Member
0 Kudos

Olá Maria Alice.

Por favor dê um feedback na thread e caso já tenha resolvido encerre a mesma qualificando as respostas que foram dadas.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Bom dia.

Sou a ABAP que está ajuda a Alice no caso de erro da transação XK99.

Segue a análise e passo a passo.

ICMS TXPAYER com valor NO

Mudando ICMS TXPAYER para NC

Na função VENDOR_BDCDATA é montanda a tabela FT com o mapeamento da transação XK02

Call transaction XK02, alterei o MODE de background para foreground

Percebi que o mapeamento está incorreto pois já na primeira tela o popup do OK code não aparece

Se executado em background o call transacation retorna a mensagem abaixo.

Acredito que a mensagem é de erro por falta do OKCODE no call transaction

Pelo programa fazer as leituras do segmentos E1LFA1M, E1LFB1M, E1LFA1A para montar o BDC do call transaction, será que pode ser um problema de configuração destes segmentos?

Att,

Daniela

Lourdes_br
Participant
0 Kudos

Olá Daniela,

Eu passei por um problema semelhante. Descobri, que no include LKD02F01 não existiam os

campos novos para que fossem alimentados na estrutura do IDOC ( icmstaxpay, suframa, etc ).  

Se este também for o seu problema, execute o report RFBIDEG0, que "insere" os novos campos nos includes dos módulos de função dos IDOCs ( Indicado pela nota 2074892 ).

Se os campos já estiverem lá, tente incluir o campo LAND1, na tela de seleção da XK99, perceba no include LKD02F01 que os novos campos só serão alimentados caso o BLFA1-LAND1 = 'BR' ( indicado pela nota 1938738 ).

Boa Sorte!

[]s

Lourdes

Former Member
0 Kudos

Olá Lourdes.

O include LKD02F01 já está atualizado com os novos campos e a nota 2074892 já foi aplicada.

Testamos colocando o campo LFA1-LAND1 = 'BR' na tela de seleção da XK99 porém o mesmo erro continuou.

Coloquei um break-point no include include LKD02F01 onde ele verifica se Se BLFA1-LAND1 = 'BR', porém quando chega neste ponto o campo BLFA1-LAND1 está igual a '/' (barra), mudei manualmente para 'BR' e mesmo assim o mesmo erro aconteceu.

Obrigada pela ajuda.

Att,

Daniela.

Lourdes_br
Participant
0 Kudos

Oi Daniela,

Fui refazer o teste da XK99 aqui, pra ver se eu havia te passado alguma informação errada. E descobri o seguinte:  Pra funcionar ( pelo menos aqui foi assim ), tem que fazer a seguinte sequencia:

1 - Na primeira tela da XK99,  escolha 2 tabelas ( LFA1 e LFB1 );

2 - Utilize os campos Fornecedor e EMPRESA na seleção;

3 - Na segunda tela, que é a dos dados a serem alterados, escolha os campos ICMSTAXPAYER ( se for este o que vai sofrer alteração ) e também o PAÍS;

4 - Passe o valor que você quiser para o ICMSTRAXPAYER e 'BR' para o país;

5 - Clique no botão "Efetuar Modificação em Massa" - pra replicar para todas as linhas selecionadas;

6 - Clique no botão salvar.

7 - Se quiser, coloque um break point na instrução Call Transaction, assim você consegue acompanhar o BTCI em modo aberto.

Boa sorte!

[]s

Lourdes

Former Member
0 Kudos

Oi, Gente !

Não teve jeito. Aplicamos a nota 1890980 que transforma os campos SUFRAMA e CNAE em CHAR e fizemos um LSMW para atualizar estes campos e alterá-los de 000000 para BRANCO. Ótimo ! A XD99 está funcionando maravilhosamente bem e eu agradeço muitíssimo a ajuda da Lourdes e do Edgar.

Porém, a XK99 é que está dando outro erro na hora que vai salvar: " Selecionar uma função válida". Em inglês: "Choose a valid function".  Fazem alguma idéia do que possa ser ?

Obrigada e abraços em todos

Alice Macedo

Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos

Oi Alice,

Esse erro normalmente ocorre quando algum botão não está ativo. Uma dica seria revisar o GUI status dessa tela ( transação se41 ) para ver se os botões estão todos ativos.

att,

Renan

Former Member
0 Kudos

Lourdes e Edgar.

Encontrei a nota que a Lourdes comentou que transforma os campos CNAE e SUFRAMA em CHAR. É a nota 1890980. Aplicamos a nota e resolver o problema do DUMP.

Porém, ao transformar o campo de NUMC em CHAR, o CNAE que tem  matchcode dá erro porque o conteúdo que era ZERO passa a aparecer no campo CHAR, preenchido com 0000000. Por conta disso recebemos o erro de que 0000000 não existe... Vocês sabem algum truque que evite este erro ?

Se resolvermos este problema, o problema inicial com o ICMSTAXPAY estará resolvido !!!

Obrigada mais uma vez

Abraços

Alice

Cel: 11 981414749

Former Member
0 Kudos

Olá, pessoal !

Finalmente conseguimos fazer aparecer os campos novos na XD99. Porém, a alteração do conteúdo do campo ICMSTaxpayer não é efetivada. Faz idéia do que possa ser ?

Grata

Alice

edgar_nagasaki
Contributor
0 Kudos

Olá Alice,

Desculpe a demora... você adicionou os novos campos através da transação MASSOBJ?

Att.,

Edgar

Former Member
0 Kudos

Oi, Edgar.

Disponibilizamos os campos aplicando várias notas. Nem entramos na MASSOBJ, mas o campo está aparecendo lá. Porém, não conseguimos fazer o update do conteúdo na transação XD99.

Grata

Alice

edgar_nagasaki
Contributor
0 Kudos

Alice,

Pode ser isto então... Experimente adicionar o campo na MASSOBJ:

Former Member
0 Kudos

Oi, Edgar.

O campo já está lá... 

Alice

Former Member
0 Kudos

Oi Edgar.

Visto que os campos já estão na MASSOBJ, você tem mais alguma idéia ?

Grata

Alice

edgar_nagasaki
Contributor
0 Kudos

Olá Alice,

Infelizmente você está certa e, apesar dos novos campos estarem disponíveis na XD99, as alterações não são efetivadas p/ os mesmos. Fui um pouco além e fiz um debug na execução e, corrigindo a mim mesmo em posts anteriores, a XD99 utiliza programa diferente do SHDB/LSMW daí o porquê de funcionar com estes dois (estamos fazendo por LSMW por aqui). O problema agora com a XD99 é que a mesma utiliza estrutura de IDoc em sua execução (segmento E1KNA1M) e, pelo que entendi, espera-se que os novos campos sejam adicionados a este segmento, algo semelhante ao que é feito com o segmento E1LFA1A nos passos manuais da nota 1772692. O ponto que pega, pelo menos aqui nos meus ambientes, é que não estou conseguindo versionar o segmento e recebo a mensagem "Name range violation : Name E1KNA1M not permitted in CUSTOMER system". Vou insistir um pouco mais por aqui, haja visto que a XD99 também não funciona por aqui, e te retorno o que encontrar.

Att.,

Edgar

Former Member
0 Kudos

Obrigada pelo retorno, Edgar.

Vou ver junto com o pessoal de ABAP se encontramos mais alguma coisa baseado no que você acabou de enviar.

Abraços

Alice

Lourdes_br
Participant
0 Kudos

Olá Pessoal,

Aqui nós aplicamos a nota 2004781 e nela mandava criar os novos campos nos segmentos. Em caso de não conseguir versionar os segmentos, dê uma olhada na nota 1786863.

Att,

Lourdes

Lourdes_br
Participant
0 Kudos

Ah.. a nota  2074892 também foi muito útil.

Att,

Lourdes                                                  

edgar_nagasaki
Contributor
0 Kudos

Olá Lourdes,

Obrigado pela indicação das notas, a aplicação da 2004781 que faltava em nosso ambiente (e a 1786863 é também muito útil, tricky solution ).

@Alice,

A nota que faltava por aqui é, conforme citado, a 2004781, talvez seja também o caso de vocês.

Edgar

Former Member
0 Kudos

Bom dia !!!

Obrigada pelas dicas, Edgar e Lourdes.

Aqui já aplicamos as notas 1938738 / 1869564 / 1785875 / 1782318 / 2004781 / 1873294 / 678691 / 1818164.

Vamos ver as notas 2074892 e 1786863, que vocês comentaram nas dicas...

Vamos ver se resolve.

Abraços

Alice

edgar_nagasaki
Contributor
0 Kudos

Hummmm... Um ponto em relação à 2004781 é que adicionei, isto por conta pois não está descrito na nota, os novos campos também ao segmento E1KNA1M e, consequentemente, também à view V_TBD22. Como na verdade não estou 100% certo quanto a isto (ainda não fiz um teste onde reverto estas alterações) te sugeriria que, em se esgotando as demais opções, fizesse também este teste, just in case.

marcelom_bovo
Participant
0 Kudos

Olá, tudo bem?

Estou aplicando a nota 2004781 também e fiquei com uma duvida, nela fala para alterar na WE31 apenas o segmento E1MARAM de material, mas também existem modificações para clientes e fornecedores.

Você fez alterações na WE31 apenas para esse especificado na nota ou também para os outros segmentos?

Obrigado

edgar_nagasaki
Contributor
0 Kudos

Olá Alice,

Aplique a nota 1938738 (e eventuais pré-requisitos de acordo com seu release).

Att.,

Edgar

Former Member
0 Kudos

Obrigada pelo retorno, Edgar. Mas já aplicamos esta nota.

Agora estamos aplicando a nota 2004781 e seus pré-requisitos. Mas estamos tendo problemas com a aplicação da nota 1818164 que está retornando o erro "Objects could not be inlcuded in a change request".  Faz idéia do que pode ser este erro ?

Obrigada

Alice

edgar_nagasaki
Contributor
0 Kudos

Olá Alice,

Bom dia!

Não tenho tanta certeza se esta nota 2004781 precisa ser aplicada haja visto que finalizamos na 1938738 (e esta nota 2004781 está contida num SP recente então, devido ao nosso release, supostamente também teríamos que aplicar a mesma) e o ICMS taxpayer já ficou disponível. Então inicialmente sugeriria que revisse a aplicação da nota (pois também tivemos algumas dificuldades na ativação de objetos em um dos nossos 3 ambiente), sendo que um bom teste seria você criar um SHDB simulando a alteração do tax payer, ou mesmo um LSMW, observando se o campo aparece disponível.

Mas em relação ao outro problema que vocês estão tendo ("Objects could not be inlcuded in a change request") em que momento este surge e haveria mais detalhes de quais objetos seriam?

Edgar

Former Member
0 Kudos

Oi, Edgar.

Desaplicamos e aplicamos novamente a nota 1938738. O campo continua não aparecendo. Vamos ter que abrir um chamado na SAP. Você teria mais alguma sugestão ?


Criamos um SHDB e este sim, funciona.


O LSMW não tenho autorização para executar. Por isso optamos pelo XD99. Nesta transação, o campo ICMSTAXPAYER só aparece nas opções de campo para a tela de seleção. Não aparece na tela dos campos modificáveis. Isto é que é estranho...

Por isso estamos tentando aplicar outras notas prá ver se resolve o problema. O erro que está dando na aplicação 1818164, conforme a ABAPer, acontece no momento da aplicação da nota. Estamos abrindo um chamado na SAP para ver se resolve este problema tb.

Muito obrigada


Alice

Former Member
0 Kudos

Oi, Edgar.

Finalmente conseguimos fazer aparecer os campos novos na XD99. Porém, a alteração do conteúdo do campo ICMSTaxpayer não é efetivada. Faz idéia do que possa ser ?

Grata

Alice