cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Devolução de Transferência SD/MM com NF

Former Member
0 Kudos

Prezados bom dia,

Tenho o processo de transferência SD/MM (Mov 861/861) e agora me foi solicitado a criação do processo de devolução de transferência onde, segundo o fiscal, não podemos fazer simplesmente um outro PC UB para devolver a mercadoria. Pesquisando no Fórum, encontrei a thread http://scn.sap.com/thread/3165609 que menciona a aplicação da nota SAP 1512390 e o link explicativo http://wiki.sdn.sap.com/wiki/x/NAVhE.

Seguindo as orientações do link e da nota SAP, consegui criar a devolução via mov. 671, mas este mov não é relevante para emissão de NF. Tentei colocar o flag de relevante na visão J_1BIM02V e ao tentar fazer o Post Goods Receipt (VL02N com a remessa de devolução), aparece o erro 8B289-Enter a tax code.


Como resumo, segue o passo a passo do processo:


1) Cria PO UB do centro A para B

2) Cria remessa via VL10B

3) Post Goods Issue da remessa via VL02N (Mov 862), gerando NFe de saída

4) Goods Receipt no centro de destino via MB0A (Mov 861), gerando NFe de entrada

5) Cria outro PO UB idêntico ao criado no passo1, porém com o flag "Returns Item" no item da PO que irá alterar na aba shipping a Delivery Type para NLR (Ret. Stock. Transp).

6) Cria remessa via VL10B, preenchendo o campo EXt. Delivery (Goto > Header > Administration) com o número da remessa criada no item 2 (10 Caracteres, preencher com zero a esquerda caso seja menor). Neste ponto, o campo Delivery type já estará como NLR e Mov type 671.


7) Lançar a Migo com mov 101 referenciando a PO UB de devolução criada no passo5. (Ao salvar, o movimento será alterado automaticamente para 161)

😎 Por fim, entrar na VL02N com a remessa de devolução (criada no passo6) e "Post Goods Receipt"


Como o mov 671 não é relevante para NF (J_1BIM02V), a nota não é criada inviabilizando o processo. Se coloco o flag de relevante, aparece o erro 8B289-Enter a tax code.


Alguém já criou este processo e conseguiu resolver este problema?


Muito Obrigado,


Vitor

Accepted Solutions (0)

Answers (9)

Answers (9)

0 Kudos

Entendo que a thread é antiga, mas houve alguma solução para este tema?

0 Kudos

Olá,

Estou trabalhando em um cenário igual.

Enviado material via pedido UB.

Realizado entrada no destino.

É necessário devolver e não pode ser simplesmente outra transferência por questões fiscais.

Este erro que ele citou é possível contornar no item da remessa informando o imposto na aba "Processamento Financeiro".

Estou verificando qual é a categoria de NF correta para este caso.

sr01020304
Discoverer
0 Kudos

Olá pessoal, sei que é um tema antigo, mas preciso de uma ajuda também.

Estou com o mesmo problema: faço o movimento 862 mas não consigo estornar utilizando o 864 porque informa que não há saldo no estoque em trânsito, porém o mesmo existe. A solução que tenho até agora é fazer a entrada no destino e depois a devolução para origem, seguindo o passo-a-passo aqui.

Vocês conseguiram estornar o 862 sem necessidade de realizar a entrada no destino?

Former Member
0 Kudos

Olá estimados,

Sigo acompanhando a discussão. Como comentei, hoje consigo retornar a mercadoria através do movimento 161+671 desde que feita a entrada na planta de destino B. Do ponto de vista fiscal não é legal essa entrada 861 uma vez que a mercadoria sinistrada nem chegou fisicamente ao centro de destino e terei de remover essa NF de entrada do SPED.
Não sei se alguém conseguiu uma solução para este cenário da nota 1512390 sem receber na planta B. Espero que sim

Aqui na empresa que trabalho a soslução está como paleativa, pois na volta do material com o movimento 671 customizamos o mesmo para não emitir NF, assim não tenho uma emissão indevida e sem mercadoria física da planta B para planta A. Assim que meu físico retorna para planta A realizamos a baixa da mercadoria.


Rafael Carvalho

0 Kudos

Olá Vitor;

Consegui resolver este problema da forma abaixo;

Caso 1 – Se existir uma situação de sinistro ante da chegada da mercadoria no destino, conseguir resolver a situação da seguinte maneira, criei um novo movimento, com base no movimento 864, com determinação de nota automática, lançamento na transação MIGO.

Caso 2 – Se existir uma situação de retorno de transferência, com não existe este operação com CFOP especifico, adotamos o procedimento de uma transferência normal.

Exemplo retornado 10 unidades com problema, de lote de 100 unidades.

Filial A transfere para Filial B – 100 unidades 

Filial B transfere para Filial A – 10 unidades

Movimento 862.

Quando e realizado um movimento 862 o SAP no standard, credita o estoque na filial de origem e já debita o estoque no destino na situação em trânsito, mas já fica contemplando no filial independentemente do recebimento no destino.

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Sousa,

Referente ao Caso1, você comentou que criou um Mvt cópia do 864 (devolução e faz referência a nota fiscal de saída).

O 864 standard, só é possível ser executado se a NFe de saída for estornada antes, porém no meu caso, estas devoluções sempre ocorrem após 24h, ou seja, devido a regra da SEFAZ não consigo mais estornar a NFe, logo, quando tento utilizar o 864 via VL09, aparece a mensagem solicitando o estorno da NFe, ou seja, o processo fica travado.

Esta solução que comentou também funciona para este casos de Nota de saída emitida a mais de  de 24h?

Se sim, poderia por gentileza detalhar o passo a passo do que foi feito?

Obrigado,

Former Member
0 Kudos

Pessoal, boa tarde!

Temos o processo de transferência entre plantas implementado aqui na empresa e agora configuramos o processo de retorno devido a um sinistro que ocorreu durante o transporte da mercadoria.
Aplicamos a nota 1512390 e as demais e o processo funcionou como o descrito acima.

Porém, em reunião com a área de negócio da empresa os mesmos não concordam com a recebimento na planta 2 (mt861) + escrituração NF de entrada para só depois fazer MT161 + MT671 voltando a mercadoria para planta de origem. Tudo isso porque se realizarmos este recebimento na planta 2 teremos que eliminar a NF manualmente no momento da emissão do SPED.

Alguém já conseguiu realizar o retorno MT161/MT671 sem fazer o recebimento com o movimento 861 na planta 2?

obs: Cenário aplicado para NFs com período superior a 24 horas onde não podemos mais realizar o cancelamento da Nota.


Agradeço atenciosamente,

Rafael Carvalho.

Former Member
0 Kudos

Pessoal boa tarde,

Abri um chamado e a SAP me orientou a aplicar a nota 1734349 - Error M7021 while Full/Partial Return of Transit Stock que. além de corrigir o erro de IVA inicialmente apresentado, eliminou a necessidade de fazer o passo 07 descrito no início da Thread.

Tentei seguir o processo, porém me deparei com uma situação que inviabiliza o cenário de devolução de transferência.

Exemplo:

1) PO Stock Transfer: 4300000163 com 6 TO

2) Remessas criadas com 862 e NFe emitida:

  80322974 = 2 TO

80322975 = 2 TO

80322976 = 2 TO

*Considerando que cada remessa representa um caminhão que irá transportar a mercadoria com uma nota.

Resultado:

MB5T = 6 TO em trânsito

Dos três caminhões que saíram do centro de origem e estão no caminho, imagine que surge a necessidade de retornar com apenas um deles, ou seja, deverá ser feito o processo de devolução de 2 TO. Foi escolhido o retorno da remessa 80322975 = 2 TO

O Processo abaixo de devolução foi feito conforme orientação da SAP Note 1512390

3) PO Stock Transfer Return: 4300000164 com 02 TO (campo item de devol flegado)

4) VL10B: Remessa de devolução 80322977 criada. (Mov 671 - Item Type NLRN)

5) VL02N: O número de uma das remessas criadas no passo 2 foi inserida no campo Remessa externa (LIKP-LIFEX) = 0080322975  (10 digits adicionando zeros a esquerda)

Após clicar em Registrar EM, o sistema efetiva o retorno de 02 TO para o depósito de oritem, porém ao invés de baixar 2 TO do saldo em trânsito (MB5T), inseri uma segunda linha com lançamento negativo de 2 TO:

Desta forma, mesmo com a devolução de 02 TO efetivada, o SAP permite fazer o recebimento das 06 TO (Três remessas) no centro de destino via MB0A.

Após questionada, a SAP indicou a aplicação da nota 2068760 que nada mais é que um report onde primeiro deve ser executado inserindo o número da PO de devolução e depois a PO da transferência:

Após executar para a PO de devolução: A linha com a PO de devolução foi eliminada.

Após executar para a PO da transferência, o registro com as 06 TO em trânsito também é eliminado.

Problema: Como ambas as POs foram eliminadas da MB5T, não existe mais saldo em trânsito e consequentemente não é possível fazer o recebimento das duas outras remessas (04 TO) que estavam em trânsito.

Alguém já passou por esta situação?

Vitor

Former Member
0 Kudos

Bom dia Vitor,

Estou tentando implementar este processo, e também estou com este mesmo erro. Você conseguiu resolver?

Obrigada

Ana Cristina

Former Member
0 Kudos

Vitor,

Vc chegou a dar uma olhada no controle de campo desse movimento na OMJJ?

tentou colocar como opcional só para fazer um teste?

Felipe Leonel Ramasco

MM/GRC

HMACHADO
Explorer
0 Kudos

Vitor,

Verificou se na J_1BTAXCODEV está definido para o campo SD_MWSKZ o Cod.imposto da sua remessa para algum IVA?

O processo de Transferência utiliza o Cod. Do Imposto SD de acordo com a sequência de acesso configurada para atribui-lo na remessa, logo o sistema identifica qual IVA de MM está configurado para o Cod. De Imp. SD  na J_1BTAXCODEV e efetua a atribuição desse IVA para realizar a Contabilização.



Former Member
0 Kudos

vc definiu o IVA no pedido?

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Bom dia Eduardo,

Como se trata de PO UB, o IVA é determinado apenas no item da remessa (Campo Cód.imposto da aba Processamento Financeiro). No caso está preenchido tanto o IVA quanto os direitos fiscais mas mesmo assim a msgem de erro persiste.

Abraço.

Vitor Jesus