cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Transferência - IPI a reconlher na saída e IPI custo na entrada

Former Member
0 Kudos

Prezados,

Estou com um problema no processos de transferência entre centros e gostaria de saber se você já passou por este cenário.

[Processo]

A empresa está realizando uma transferência da Fábrica (São Paulo) para o centro de serviço (Rio de Janeiro).

A fábrica em é indústria, já o centro de serviço é comércio. De acordo com o Fiscal da empresa, no processo de transferência para revenda, o ICMS e IPI devem ser lançados como imposto a recolher na NF de saída do centro fornecedor.

Agora, quando a mercadoria chega ao destino, a NF de entrada deve ser lançada com ICMS a recuperar e o IPI deve ser lançado como custo.

[Problema]

Configuramos o processo de transferência e fizemos testes primeiro com o processo standard (saída ICM3 e IPI3, entrada ICM1 e IPI1) e funciona normalmente. Na saída o SAP credita o valor de ICMS e IPI na TXO e na entrada, debita TXO e credita as contas de ICMS e IPI a recuperar.

No entanto, quando configuramos os códigos de imposto para sair com IPI3 e entrar com IPI2, o sistema não debita o valor do IPI da TXO e dá erro, não deixa salvar devido a não zerar as contas.

[Testes]

Para tentar solucionar o problema, criei um tipo de condição YIPI2 com cópia de IPI1 e, na pricing TAXBRA, configurei para lançar n NVV. Ao efetuar o teste, o sistema não apresentou erro, mas não lançou o IPI na entrada na TXO e também na Nota Fiscal.

Criei uma nova chave de conta na OBCN com cópia da IPI (que é a nova VS1) e marquei o flag de “não dedutível”. Amarrei esta nova chave na condição YIPI2 que criei e resultou no mesmo problema.

Você já trabalhou com o processo de transferência desta forma? Estou considerando abrir um chamado para a SAP, mas acredito que não darão  uma resposta para este caso.

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Rafael, boa tarde. Tudo bem?

Você conseguiu resolver este problema?

Abraço.