cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Estorno de fatura com MR8M - Erro: Saldo não é zero ME8534

Former Member
0 Kudos

Olá Pessoal, tudo bem!?

Estou passando por um problema e não sei o que pode está causando este comportamento.

Se eu lançar uma fatura pela MIRO contendo dois itens, sendo um deles um item normal de um pedido e o segundo item um custo complementar e cada um deles tiver tributação diferenciada, ou seja, cada um tiver seu próprio IVA, no momento do estorno o sistema calcula os impostos errado e não permite o estorno.

Exemplo:

Na minha fatura eu tenho o meu primeiro item no valor bruto de R$ 100,00. Eu lanço ele com o valor líquido de R$ 73,75 e insiro o código IVA WY. Este IVA calcula o ICMS, PIS e COFINS em um valor de R$ 26,25. Já meu segundo item é um custo complementar (Condição ZFRE) que também é no valor de R$ 100,00 bruto, porém ele é sem tributação e eu lanço com IVA C0. Minha fatura tem como valor total bruto R$ 200,00.

Na hora que eu acesso a MR8M e tento estornar esta fatura, o sistema por algum motivo que eu ainda não consegui descobrir calcula de imposto apenas R$ 11,15 e o saldo não zera não permitindo assim o estorno. O estranho é que se eu fizer o lançamento com uma nota de crédito na MIRO o sistema calcula os impostos corretos, ou seja, R$ 26,25. Parece que só na MR8M que ele está se perdendo.

Vocês me aconselham alguma configuração a ser verificada?? Já procurei por notas SAP, mas todas que tratam deste problema são antigas e já estão aplicadas em nosso ambiente. Outra coisa intrigante é que se eu simular o lançamento com dois itens com IVA's diferentes, não sendo um custo complementar, tudo funciona perfeitamente!

Desde já agradeço a ajuda de vocês.

Abraços,

Rodrigo Amorim

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Bom dia a todos, desculpem falar mas a SAP as vezes por não saber resolver o problema da estes retornos que o procedimento está errado, que não é um cenário válido, claro que é válido lançar mercadoria + custo complementares planejados e não plenejado, infelizmente tem gente mal formada lá que não sabe a locailzação Brasil,, mas enfim, faz parte!!!

Referente ao problema do estorno e saldo zero, acontece em dois cenérios:

1 - Quando lança a miro e esta tem categoria de nota fiscal, seja qualquer tipo, o documento é gravado e lançado, depois disso o usuário vai no J1b2/j1b2n e ALTERA OS VALORES DA NOTA FISCAL, com isso quando é feito a MR8M o sistema dá a mesagem de saldo não é igual a zero. Para resolver o problema e fazer o estorno, ir no J1b2/j1b2n, ver as modificações de valores que foram feitas e DESFAZER ESTAS MODIFICAÇÕES, assim o estorno pode ser feito.

2 - As vezes acontece de fazer a Miro, colocar a categoria de nota fiscal, entra na nota e ajustar os valores, ai volta para a Miro, e tira a catergoria de nota fiscal e grava, neste caso se for fazer o estorno não tem jeito, tera que ser feito uma outra miro inversa anulando os lançamentos.

Esperoq ue ajude.

Abçs.

Former Member
0 Kudos

Olá!

Concordo que muitas vezes o retorno do chamado deixa muito a desejar!

Mas desculpe...  veja os exemplos que vc comentou! A culpa está onde?

<exagerando>É o mesmo que querer culpar a montadora pelo acidente provocado por um motorista que ultrapassou em lugar indevido, bêbado e com excesso de velocidade.

E, ainda esperar que ela ressuscite aqueles que morreram, e que o carro seja entregue montadinho como era antes do acidente. </exagerando>

Abraço

Eduardo Chagas

lucassizenando
Explorer
0 Kudos

Olá Rodrigo tem algum retorno da SAP  ou  outro consultor?!

Former Member
0 Kudos

Lucas,

Tive sim um retorno da SAP na época, mas a consultora da SAP falou que o procedimento que eu estava fazendo era errado. Não é um cenário válido, segundo ela para o SAP localização Brasil MM, lançar mercadoria + custos complementares juntos.

Na época eu rebati umas 2 vezes, pois por mais que não seja um cenário válido, ela tinha que me fornecer um meio de estornar esse documento, mas ela falou que isso era consultoria e não podia dar maiores detalhes.... fiquei chateado na época pois pra mim não faz sentindo algum eu não poder lançar mercadoria + custos complementares juntos. Esse cenário está descrito inclusive em documentos oficiais da própria SAP.

No final das contas, a gente gerou uma nota de crédito manual na MIRO, e compensamos as pernas na contabilidade para que a fatura não fosse paga de forma errada.

Depois relançamos a MIRO com mercadoria + custos complementares corretamente.