cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Restrição tipo de pedido com base em contratos

former_member361810
Participant
0 Kudos

Prezados,

No standard eu consigo definir que um tipo de pedido só possa ser gerado com base em contratos?

Ou que seus itens tenham que fazer referencia sempre para um contrato?

Obrigado.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

david_medeiros
Participant

Raphael,

Já tentou deixar o controle de Tela do Campo "Contrato" (EKPO-KONNR) para o tipo de pedido Compras como obrigatório?

Visão: VV_162_F

Abraços,

Answers (2)

Answers (2)

Former Member

Raphael,

Para fazer o que você está pensando de forma standard, será necessário primeiro criar uma nova chave de seleção de campos para o pedido. no SPRO o caminho é:

SPRO -> Administração dos Materiais -> Compras -> Pedido -> Determinar estrutura de tela a nível de documento.

Nesta transação, você criará uma nova chave de seleção, de preferência copiando de uma já existente, e nesta chave você marcará o campo contrato básico como Ent.obrig.

Uma vez criada esta chave de seleção, será necessário criar um novo tipo de pedido. Este novo tipo de pedido será criado através do seguinte caminho do SPRO:

SPRO -> Administração dos Materiais -> Compras -> Pedido -> Definir tipos de documentos

Assim como na transação anterior, é recomendado que se crie com cópia de um já existente. Depois de criado este novo tipo, ele deverá ser vinculado à nova chave de seleção de campos criada na transação anterior.

Aqui na nossa empresa a gente tem diversas regras neste sentido. Tem um determinado tipo de pedido onde a cotação é obrigatória, outra que o contrato é obrigatório, outro que nada é obrigatório etc....

Se fizer desta forma, você conseguirá o que deseja de forma standard.

Qualquer problema ou dúvida estou à disposição.

Atc,

Rodrigo Amorim

former_member361810
Participant
0 Kudos

Prezados,

Estamos precisando ajuda de vocês: Algumas configurações conseguimos fazer, conforme explicação do Rodrigo.

Algumas como a obrigatoriedade da criação da cotação com base em requisições nós não conseguimos configurar.

Por favor, poderiam ajudar?

Obrigado.

Former Member
0 Kudos

Raphael,

A lógica é bem similar. Lá no nosso ambiente temos também alguns tipos de cotação onde a requisição de compra é obrigatória e em outras que não são. Amanhã mando uns prints da configuração para ver se ajuda vocês.

Atc,

Rodrigo

former_member361810
Participant
0 Kudos

Obrigado Rodrigo. Aguardo retorno.

Former Member
0 Kudos

Raphael,

Aqui no nosso ambiente temos uma série de tipos de cotação. Vou mostrar a configuração de um que a requisição é obrigatória.

Primeiro você vai ter que criar uma estrutura de tela.

Caminho no SPRO: SPRO -> MM -> Compras -> Solicitação de Cotação/Cotação -> Determinar estrutura da tela a nível de documento

Criamos aqui um chamado ZANA (Uma boa prática é criar com cópia a um já existente.)

Nesta estrutura de tela, você marca a requisição como obrigatória

Depois que fizer isso, você criará um tipo de cotação

Caminho SPRO: MM -> Compras -> Solicitação de Cotação/Cotação -> Definir tipo de documento

Aqui a gente criou o tipo ZDIS e a este tipo de cotação a gente atrelou a estrutura de tela criada acima. (Uma boa prática é criar um tipo com cópia de outro já existente)

Depois de feitas estas configurações, o campo da requisição passa a ser obrigatório para o tipo de cotação ZDIS. Se você não informar o sistema apresenta o erro abaixo e não deixa criar o documento.

Espero que ajude vocês aí nas configurações. Qualquer problema ou dúvida, só falar.

Atc,

Rodrigo

former_member361810
Participant
0 Kudos

Rodrigo,

Já tínhamos feito esta configuração utilizando o procedimento que você passou, mas não funcionou.

A mensagem ME083 não foi apresentada.

Saberia informar se temos que fazer a configuração da mensagem para que ela seja apresentada?

Obrigado.

Former Member
0 Kudos

Raphael,

Fui debugar aqui e vi que na verdade, além da configuração, foi implementado uma exit para ativação desta mensagem. Pensei a princípio que fosse tudo standard, mas o ABAP implementou uma exit no momento da gravação da cotação.

Agora, eu como funcional, não entendo o motivo pelo qual isso foi feito, pois pela configuração, deveria ser basicamente uma checagem standard e não precisaria de código z abap para isso.

Segue um trecho do código:

DATA: lw_bekpo    TYPE bekpo,

         lw_beket    TYPE beket,

         lw_ekpo_ct  TYPE ekpo,

         lw_t162     TYPE t162.


DATA: lv_brefn    TYPE t161-brefn,

         lv_msgty    TYPE sy-msgty,

         lv_origemz  TYPE xfeld.

* Encontra a barra de status de campo para o tipo de documento

   SELECT SINGLE brefn

     FROM t161

     INTO lv_brefn

     WHERE bstyp EQ pw_ekko-bstyp

       AND bsart EQ pw_ekko-bsart.

   CHECK sy-subrc EQ 0.


SELECT SINGLE *

     FROM t162

     INTO lw_t162

     WHERE flref EQ lv_brefn.


* Verifica se o campo de requisição de compra está definido como

* obrigatório para o tipo de documento

   CHECK lw_t162-faus1+2(1) EQ '+'.


* Loop nos itens do documento de compra para verificar se todos estão

* com a requisição preenchida

   LOOP AT pt_bekpo INTO lw_bekpo WHERE loekz NE 'L'  "Não eliminado

                                    AND updkz EQ 'I'. "Inserção


LOOP AT pt_beket INTO lw_beket FROM sy-tabix.

       IF lw_beket-ebelp <> lw_bekpo-ebelp.

         EXIT.

       ENDIF.

       IF lw_beket-banfn IS INITIAL.

         MESSAGE ID 'ME' TYPE lv_msgty NUMBER 083

               WITH 'Requisição de compra - Item'(003) lw_bekpo-ebelp.

       ENDIF.

     ENDLOOP.

   ENDLOOP.


Talvez isso ajude vocês a implementar também esta checagem por aí.


Atc,

Rodrigo


former_member361810
Participant
0 Kudos

Esta é a questão. O sistema possui uma configuração para isso e aparentemente nao funciona.

Alguém já conseguiu realizar esta configuração e que a mesma funcione de fato?

Obrigado.

Former Member
0 Kudos

Rapahel,

Continuei aqui as pesquisas e parece que esta configuração aparentemente não funciona, Infelizmente.

http://scn.sap.com/thread/2050377

Atc,

Rodrigo

Former Member
0 Kudos

Raphael,

É possível sim fazer isso no standard. Amanhã no escritório eu te passo como se faz. Na empresa que eu trabalho isso foi feito.

Abraços,

Rodrigo Amorim