cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Redução do SBO-COMMON

maicon_mendesmacedo
Participant
0 Kudos

Olá, gostaria de pedir uma ajuda a vocês.

Onde trabalho estamos com o seguinte problema.

Na nossa base de produção do SAP B1, o log do Banco SBO-COMMON está muito grande, quase com 100 GB.

Abri um chamado na consultoria e eles disseram que não podem fazer nada, pois só um DBA pode fazer essa atividade. Contudo, pesquisei em vários lugares e até achei algumas soluções no próprio Portal da SAP (SCN), mas eles dizem que não podem realizar ou recomendar essas configurações.


Eu já vi esse procedimento no Portal da SAP:


http://scn.sap.com/message/7446859#7446859


http://scn.sap.com/message/6458814#6458814


http://scn.sap.com/thread/3682132

No Remote Support temos a mesma orientação.

Eu já fiz essa configuração numa base de testes e foi bem sucedida: o SAP funcionou normalmente.

Contudo não tenho capacidade técnica para avaliar todos os parâmetros.

Alguém já teve que realizar essa configuração?


O que a base SBO-COMMON armazena?

Obrigado a todos.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia,

No próprio RSP tem a opção de fazer um shrink, eu deixo o meu ativo pra ser executado todo domingo as 15:00 horas.

De vez em quando, eu também executo um manual, no SBO-COMMON e nas bases de dados, não tive nenhum problema até o momento.

Hoje mesmo, pra fazer teste de conversão do meu SAP 9.0 PL15 para SAP 9.1 PL8, o log do banco de dados foi pra 25Gb,, dei um shrink nele e ele baixou consideravelmente.

Você pode usar o comando deste link

DBCC....

Sobre o SBO-COMMON, tem a resposta aqui. Purpose of SBO-COMMON | SCN

Att,

Fabio

SAP 9.0 PL15 / SAP 9.1 PL8 (Test)

maicon_mendesmacedo
Participant
0 Kudos

Muito obrigado pela resposta.

Contudo tenha algumas dúvidas ainda:

1º - Eu encontrei no RSP essa tarefa (0001469185 - Shrink Sbo-common) e vi que ela está ativa, contudo na parte de "Configuração", o schedule_agent_job está como Int = 0.

Eu li na documentação que é possível mudar para Int = 1 e criar um job no SQL.

Pergunta 1:

Em um dos seus links vi a opção de diminuir na configuração dos arquivos, o tamanho inicial do arquivo de dados e de log.

Devo começar por aqui?

Pergunta 2:

Devo criar um job com o nome sugerido utilizando o código SQL abaixo (similar ao indicado pelo Eliezer Moreira )?

Use [SBO-COMMON]

go

checkpoint

go

alter database [SBO-COMMON] set recovery simple

go

dbcc shrinkfile ('SBO-COMMON_log', 1000)

go

alter database [SBO-COMMON] set recovery full

2º - Antes de fazer esse procedimento devo fazer um backup. Neste caso, somente copiar os logs em uma pasta e colar depois resolve?

Obrigado.

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Boa tarde,

Não sou DBA, mas já fiz vários teste com a diminuição do LOG e pra mim resolveu o caso de espaço.

Meu LOG fica bem pequeno, eu executo o shrink manualmente na base de dados a cada 3 meses, já no SBO-COMMON eu deixo pra tarefa do RSP fazer o serviço todo domingo, não uso como o Eliezer comentou. Imagino que o RSP execute o mesmo comando que eu e o Eliezer executamos, já que são comandos do banco de dados, você pode optar por qualquer ideia dessas, só que tem tomar cuidado pra não perder dados.

Pergunta 1: Eu mudei e funciona até hoje meu SAP, não ocorreu problemas, mas nunca precisei fazer um "rollback" de dados ou restauração de backup parcial até porque não tenho esse tipo de backup (meu backup é sempre FULL, a base é pequena), as vezes restauro o backup em uma maquina teste e verifique se está tudo bem, até o momento está tudo em ordem.

Pergunta 2: somente copiar os logs não funciona, tem que fazer backup, ou backup do LOG.

Faça testes em um ambiente de teste antes de fazer no de produção.

Link sobre o log

https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms190925%28v=sql.120%29.aspx

Abraço,

Fabio.

Answers (1)

Answers (1)

eliezer_egm
Explorer
0 Kudos

Bom dia Maicon,

Nas rotinas de Backup, eu costumo adicionar o  Shrink File para reduzir o Log antes da compactação.

Com isso zeramos o arquivo de Log da base.

Segue abaixo a Query usada:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

USE [SBO-COMMON];

GO

-- Truncate the log by changing the database recovery model to SIMPLE.

ALTER DATABASE [SBO-COMMON]

SET RECOVERY SIMPLE;

GO

-- Shrink the truncated log file to 1 MB.

DBCC SHRINKFILE ('SBO-COMMON_Log', 1);

GO

-- Reset the database recovery model.

ALTER DATABASE [SBO-COMMON]

SET RECOVERY FULL;

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Avalie com o seu DBA se em sua empresa, este procedimento fere alguma clausula de auditoria.

Se não, a Query ajuda que é uma beleza tanto para a common quanto para as outras bases.

Mas lembre-se de validar sempre em ambiente de testes !!!

Espero que te ajude.

Att.

Eliezer

maicon_mendesmacedo
Participant
0 Kudos

Olá Eliezer,

Ajudou muito!

Eu já havia executado esse comando em nossa base de testes, mas a nossa consultoria não recomendou a execução na base de produção sem a avaliação de um DBA.

Eu não sou DBA, sou Gestor de TI com certificação SAP e o que sei sobre banco de dados é o que aprendo conforme as necessidades. Na empresa o mais próximo de um DBA sou eu.

Você que tem mais experiência, o que eu devo validar após executar esse comando? Se o SAP abrir e permitir consulta, deleção e inserção de dados nos documentos de Marketing, posso considerar que a atividade foi bem sucedida?

Obrigado.

eliezer_egm
Explorer
0 Kudos

Oi Maicon,

Eu valido o funcionamento do B1iF e dos add-ons registrados que são gravados na base Commom.

Se estiverem funcionando, na minha opinião, está tudo certo.

Att.

Eliezer

maicon_mendesmacedo
Participant
0 Kudos

Eliezer,

Obrigado.

Vou fazer esse check.

No caso, nós não possuímos o B1iF, somente 4 add-ons. Vou validar o funcionamento deles.

Obrigado mais uma vez.

Att,

Maicon Macedo