cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

CONFIGURAÇÃO SAP B1 - MULTIPLAS EMPRESAS / FILIAIS

Former Member
0 Kudos

Bom dia.

Estou em um projeto onde temos três empresas (CNPS´s distintos) e 08 filiais distribuídas em todo o Brasil:

1) Empresa 1: importa mercadoria e distribui no mercado nacional

2) Empresa 2: Compra da empresa 1 e distribui no mercado nacional

3) Empresa 3: Idem a empresa 2

Qual a melhor forma de estruturar estas empresas / filiais no B1 dado que os cadastros precisam ser compartilhados: plano de contas, clientes, fornecedores, produtos, etc.....O tipo de tributação pode ser distinto.

Existe uma grande questão também que é a gestão dos estoques / depósitos, onde cada empresa / filial terá o seu próprio depósito e teremos tambem deposito de terceiros (mercadoria armazenada em uma empresa terceirizada), onde os representantes ao colocarem pedidos de venda precisam visualizar a disponibilidade da mercadoria para que o pedido seja incluído na empresa / filial que tem a mercadoria para entrega imediata.

A empresa precisa atender a questão fiscal, controles e geração dos SPED´s e precisa de informações gerenciais, relatórios consolidados: Ex: Balancete de todas as empresas / filiais, etc..

Sei que B1 é multi filial, a questão está na implementação das empresas: preciso criar uma base de dados para cada uma ou posso utilizar o cadastro de filiais para empresas e filiais?

Estamos considerando que as obrigações fiscais serão geradas pelo Add-on da Skill

Abs,

Cuti Klein

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

rodrigofeula
Active Contributor
0 Kudos

Olá Cuti e Andrew, gostaria de tentar colaborar com o assunto, tenho acompanhado o B1 há algum tempo...trago com isso as minhas visões para tentar ajudar...

Sobre o multifilial e consolidação de bases, tudo começou com a SAP e já faz tempo (fala-se desde a 2005B), existia a muito tempo um produto chamado B1BC, que seria para consolidação de bases. Depois de um tempo surgiu o intercompany, foi criado desde a família 8 substituindo o B1BC. Caso não tenham utilizado o Intercompany, participei de uma implementação e a ferramenta é fantástica (gera um grande trabalho de implantação e na análise dos cenários de consolidação; requer uma infra mais potente; recentemente em suas ultimas versões recebeu novas e excelentes funcionalidades). Mais recente surgiu o multifilial e todos eles antecedem a Invent (fundada em 2010).

Com relação ao custo, anteriormente era obrigatório ativar a opção de custo por depósito, o que gerava transtornos, uma vez que dentro uma empresa com vários depósitos o custo ficava em cada depósito, podendo ficar diferente e não gerando custo médio. Acabei de testar e na 9.2 não é mais obrigatório ativar o custo por depósito logo passa a existir o custo médio por empresa.

Conheço uma equipe de implementação que em um determinado projeto, implantou empresas coligadas em uma mesma base multifilial e até onde acompanhei não houveram problemas com as obrigações, se não estou enganado inclusive rodando o Skill, mas neste ponto a consulta à Skill é fundamental.

O amadurecimento do B1 nos últimos anos foi alto e cada vez mais as funcionalidades estão maduras, os públicos e as plataformas B1 e R/3 são diferentes e não há como comportar em $$$ os valores de uma implantação de ECC para uma PME. A SAP tem estendido muito as funcionalidades do Business One, à pouco "Recursos de produção" só existiam em ferramentas como B1Plus e Be.as, mas isto agora já está no Core. O mesmo vale para NFe que está amadurecendo.

Com mais de 50.000 empresas rodando esta solução em mais de 100 países, não faz muito sentido que pensem na oferta do ECC como única solução para coligadas. Existe um movimento inclusive da SAP para rodar B1 em filiais e coligadas de grandes empresas, onde já contam com mais de 2000 coligadas e filiais de + de 300 grandes empresas.

Cuti recomendaria uma avaliação profunda do caso, acredito que você possa ter uma boa surpresa.

Abraços.

Rodrigo da Costa Feula

Former Member
0 Kudos

Andrew e Rodrigo, agradeço muitissimo a colaboração de vocês.

Consultei a Skill, e para este Add-on não haverá problema algum na geração das obrigações fiscais, já que o software permite que o usuário fmarque as empresas / filiais para a geraçao dos mesmos, ou seja, no caso do ECD (SPED Contábil) que agrupa a matriz com todas as filiais da mesma, basta o usuário marcar matriz e filiais da empresa 1 e gerar o arquivo, e em seguida fazer o mesmo procedimento para as demais empresas.

Solicitei uma análise detalhada da nossa equipe de implantação para validarmos outras implicações / restrições do SAP B1 utilizando este modelo (base única várias empresas).

Não conheço muito tecnicamente o ERP SAP B1, porém tendo a acreditar que ele atenderá plenamente este cenário para facilitar o dia a dia dos usuários do sistema.

Assim que tivermos uma posição correta / final sobre este processo, informo aqui para todos.

Abs.

Cuti Klein

Former Member
0 Kudos

Obrigado por compartilhar Rodrigo, não tinha ideia que na versão 9.2 seria possível avaliar o custo médio por filial. Vou ate rever algumas opções no projeto que tenho aqui.

Former Member
0 Kudos

Bom dia.

É possível compartilhar os dados da forma que foi mencionado, ativando a multi filial no SAP. Porem terá que ter 3 base de dados uma para cada empresa e em cada base cadastrar as respectivas filiais. Porem o PN da empresa 1 não sera replicado na empresa 2 e 3. Você ate pode exportar os dados e importar para atualizar mas acho que este processo não vale a pena. Uma opção também seria separar as empresas em instancias do MSSQL (se este for o SGBD utilizado no projeto)

Todos os lançamentos tem uma identificação de qual filial ele pertence então da para consolidar e separar os lançamentos, não cheguei a implantar multi filial porque encontrei um problema ruim para a administração. O custo das mercadorias são iguais para todas as filias se a matriz importar o item X a um custo médio de 10 reais e a filial importar a mesma quantidade do mesmo item a 20 o custo final sera de 15 reais. Separar os estoques não e muito complicado e só cadastrar N deposito para representar cada uma das filiais e tratar via transaction quais regras se aplicam quanto a trasferencia.

edit: Quanto ao custo dos itens parece que e possível separar por deposito ativando o flag "Administrar custo de item por depósito"

Quanto a estoque de terceiro existe algumas possibilidades a mais recomendada é a apresentada neste link

Former Member
0 Kudos

Muito obrigada Andrew.

A grande questão é: como atender as necessidades gerenciais e fiscais ao mesmo tempo. correto?

Pois para o dia a dia a empresa precisa ser ágil. ex: Representante de venda poder inserir um pedido visualizando estoques de qualquer empresa / filial em uma unica tela. Para esta questão, por exemplo eu teria que inserir todas a empresas e filiais em uma unica instancia, o que facilitaria tambem os cadastros, pois o cliente da empresa 1 é o mesmo da empresa 2 e 3, porém podemos ter problemas em outras áreas, como você bem citou: custo do produto.

Precisava saber se alguém já implantou empresas como se fossem filiais, ou seja, todos os CNP´s em uma unica base / instancia, e se isto funcionou principalmente com relação aos SPED´s.

Abs.

Former Member
0 Kudos

Não acredito que alguém tenha feito uma implantação onde as empresas não sejam filial na mesma base de dados. E acredito que a SAP não pretende implementar isso pois ele já tem um produto que o faz (R3). Você pode ate fazer na mesma instancia porem não na mesma base de dados, principalmente em relação aos SPED.

Posso estar enganado mas parece que a ideia de mult filial do B1 saiu de um addon da invent de goiania este addon basicamente replicava as informações cadastrais (PN, ITENS etc..) em outras bases de dados que neste cenário seria a filial, talvez eles podem fazer o mesmo para empresas que não são filial. O desenvolvimento sob demanda pode ser uma alternativa mais interessante do que a aquisição do R3

Quanto a satisfazer requisitos gerenciais como o custo do item, no projeto que estou envolvido atualmente optei por desenvolver um addon para calcular o custo bruto dos itens. Mas parece que o B1 plus faz essa tarefa alem de muitas outras funcionalidades, porem ele é bem caro.

Former Member
0 Kudos

Muito obrigada pelas informações Andrew.

Estou consultando a Skill para saber se teremos algum problema na geração das obrigações fiscais, pois do contrário não vejo nenhuma restrição de usarmos as três empresas e suas respectivas filiais em uma unica base de dados de forma a facilitar o dia a dia de todos os usuários.

Former Member
0 Kudos

Vejo muitos problemas em utilizar assim, caso consiga por favor retorne aqui e nos informe.