cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

ERRO /TERMINATION VF01 MCV_STATISTICS_UPD_V1_INVOICE

Former Member
0 Kudos

Pessoal, boa tarde!!

Estou enfrentando um problema, onde ja abri um chamado na SAP mas até o momento não obtive retorno e gostaria de saber se vocês ja passaram pela mesma situação.

Ao faturar um Complemento de Imposto de uma Venda com referencia a um Contrato ocorre o erro MCV_STATISTICS_UPD_V1_INVOICE na SM13.

Na verdade entro na VF01 coloco o documento a faturar (Ordem de Complemento), salvo, aparece a mensagem "Documento 9999 gravado com sucesso", mas quando entro na VF03 exibe a mensagem que o documento não existe.

Quando vou na SM13 existem logs de erros MCV_STATISTICS_UPD_V1_INVOICE - Erro na determ. moeda interna: categoria de taxa cambio M 28.07 BRL p/

Ja verifiquei as transações OB08 e OBBS, mas na verdade estou fazendo um processo de Venda Nacional com moeda Nacional BRL.

O curioso é que o erro ocorre apenas para Complemento Cuja Venda foi criada com referencia a um Contrato, caso eu crie um Complemento cuja OV não tem Contrato o problema não ocorre, ou seja, o Faturamento é criado normalmente.

Segue anexo

Message was edited by: Renata Rafael de Oliveira Anexo Figura

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Pessaol, boa tarde!

Finalmente tive o retorno da SAP e na verdade o processo do meu cliente está incorreto, Tenho um processo onde: Contrato > Ordem Venda > Fatura > Complemento Preço.

Conforme retorno da SAP não posso ter o Complemento de Preço com base no faturamento da Ordem e sim com base direta no Contrato. Não posso ter uma sequencia G C C.

SAP:

Dear Customer,

Thank you for your patience. I checked the issue on your system. Unfortunately, I need to tell you that  the business process you have is not supported in SAP standard system.

There is the follow document flow on your system:

Value Contract- Gen. 0040000363

Normal Sales 0000216970

  Outbound Delivery Cr 0080493063

   Nota Fiscal (NF) 0090477791

    Price Supplement 0000216971

The price supplement 216971 has an order type (C). So, you create an order with reference to the billing document (0090477791). The creation of the sales order as a follow document of the contract is only allowed with reference to the contract itself. Please check also the question 1 of the note 1176009.

Because you created the sales order 216971 with reference to billing, the important currency fields (VBKD-WKWAE and VBKD-WKKUR) are not copied. Then the system proforms an update termination during vf01 saving, since VBKD-WKWAE and VBKD-WKKUR of the proceding document are blank.

Please check your business process.

I checked the new attachment. You created the price supplement, with reference to the sales order. The sales order  itself is created with reference to the contract. Please check the customizing settings for the price supplement type  in the transaction VOV8. The sales document category is C (sales order ) there.  Is it correct ?

For the system it means,  that you have the follow document flow contract --> sales order --> sales order (price supplement). As mentioned in the note 1176009 the document with the sales document category C could be created with the reference to the contract only. The creation of the sales order with reference to another sales order  (if the contract is involved) is not supported.

I need to ask you to contact your SAP consultant if you need any help for adjusting of your customizing settings. Unfortunately we are not allowed to handle such issues within the support incident. Thank you.

Best regards,

Lela Nikobadze, SAP




Answers (4)

Answers (4)

Former Member
0 Kudos

Vejam que todo processo é executado com sucesso. O documento é "gravado" apenas na penultima função ocorre o erro. Até a NF é gerada.

coleti
Active Contributor
0 Kudos

Olá Renata,

Verifique na View V_TVKO_WAE se a sua Organização de Vendas está atribuída em uma Moeda Estatística.

Se não houver nenhuma entrada, você deve inserir a Organização de vendas e a moeda no caso BRL.

Abs,

Gabriel Coleti

coleti
Active Contributor
0 Kudos

Olá Renata,

Deu certo colocar a Organização de Vendas com a Moeda BRL na iew V_TVKO_WAE ?

Abs,

Gabriel Coleti

Former Member
0 Kudos

Gabriel, bom dia!

AS organizações ja estão todas corretas com a moeda.  na verdade se tivesse faltando iria dar para todas as vendas e não só para Contrato.

Fiz um trace para mapear o erro e passei para SAP.

Obrigada!!!

Att

Renata Oliveira

Former Member
0 Kudos

Boa tarde!Renata Oliveira

A SAP te retornou sobre o erro?

Former Member
0 Kudos

Ola Alessandra.

Ainda não. Estou com 2 meses de chamado aberto e não tive retorno.

Att

Renata Oliveira

Former Member
0 Kudos

Renan, ja fizemos debug mas não encontramos nenhum ponto referente esse erro, tanto que ele Cancela a Operação.

Gustavo, ja olhei o controle de Copia sim e a Moeda do contrato está em BRL.

Todos os ambientes estão ocorrendo este erro e somente quando o fluxo tem contrato

Former Member
0 Kudos

Bom dia Renata

A moeda utilizada no contrato é BRL? Como está o controle de cópia dos documentos de vendas?

Pelo que vi do erro, o sistema está tentando converter da moeda BRL para alguma outra moeda que não está cadastrada na OB08, na data de 18/07/2016.

O que você pode fazer é simular o mesmo caso no ambiente de qualidade e atualizar uma taxa na OB08 para ver se o que acontece. Talvez isso ajude a descobrir a origem do erro.

Abs,

Gustavo

Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos

Oi,

Se você tiver um ABAP é possível ativar o update debugging e verificar durante a execução do programa qual o motivo do erro no update.

Regards,

Renan Correa