Financial Management Blogs by Members
Dive into a treasure trove of SAP financial management wisdom shared by a vibrant community of bloggers. Submit a blog post of your own to share knowledge.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Karen
Active Participant


Olá!

No blog TDF - Por Onde Começar comentei sobre as melhorias no ERP que vieram com o TDF!  Neste documento vou mostrar como é simples implementar a contabilização automática de NF writer. Você não vai levar mais que 10 min. para implementar!

Siga os passos abaixo:

Passo 1. É necessário ativar a Business Function LOG_TMF_INT_1 no ERP através da transação SFW5. O procedimento é simples... mas deve ser feito pelo basis da sua empresa!



Passo 2. Depois de ativada a Business Function você precisa ativar o Switch ITMF_SFW_NF_ACCT na transação SFW1. Assim como mencionado anteriormente essa atividade deve ser feita pelo basis da sua empresa.



Passo 3. Agora chegou a vez do funcional! Na transação SM30 edite a visão ITMF_D_NFACCT para definir os dados de contabilização de cabeçalho.

Observe que a empresa e filial são opcionais; caso deixe estes campos em branco a contabilização servirá para todas empresas e filiais no mandante. Caso queria diferenciar para uma única filial basta adicionar uma linha e informar a empresa e a filial e fazer as configurações necessárias.



Passo 4. Configure os dados de contabilização no nível do item para cada imposto. Na transação SM30 edite a visão ITMF_D_NFACCTTAX.

 

Os campos empresa, filial e uso do material são campos coringa.




Passo 5. Ajuste o controle de tela através da transação SM30, informe a visão J_1BAMITV ou execute a atividade conforme o caminho abaixo no SPRO.



Selecione os registros com controle 5.



E, marque os itens 70-73 como opcionais (ignore a mensagem de que não pode ser alterado).



PRONTO!!! Agora é só testar!!!!

Passo 6. Agora basta criar a sua NF writer na transação J1B1N.. uma vez que você entrar com os dados de cabeçalho e item de acordo com a sua configuração o sistema irá apresentar o botão Simulate Accounting.



Ao clicar no botão Simulate Accounting você poderá conferir os movimento de conta que serão realizados!



Depois de salvo você pode acessar o documento de FI nos detalhes do item na J1B3N.



Veja que o documento contábil possui como referência o número da NF/NFe lançada na J1B1N.



Observações:

- O documento da nota fiscal terá a referência no item para o documento contábil e vice-versa

- Quando for uma NF-e a contabilização acontecerá no momento da numeração da NF-e; já o cancelamento no momento da atualização da autorização do cancelamento no ERP.

- Quando for uma NF modelo 1/1A a contabilização acontecerá no momento da impressão; e o cancelamento ao fazer o cancelamento na J1B3N.

- O sistema não irá permitir o cancelamento direto do documento contábil! O mesmo somente poderá ser cancelado através do cancelamento da NF-e.

- O uso dessa funcionalidade requer o licenciamento da solução SAP Tax Declaration Framework

- O uso deve ser restrito aos processos onde a contabilização automática não é suportada pelos processos de SD/MM; com por exemplo:

- Transferência de crédito de imposto

- Nota Fiscal de complemento de impostos

- Remessas ou retornos de materiais sem dado mestre ou sem controle de estoque

- No caso de usar um material o mesmo não deve ter controle de preço ou quantidade (erro ITMF1033)

Para maiores informações leia as notas abaixo:

1893503 - TDF: Nota fiscal writer with accounting

1803009 - Renewal of Screen Controls in Nota Fiscal Writer

2066550 - KBA [3.10] Implementation and usage of screen controls

Espero que tenham gostado!

Karen Rodrigues

15 Comments