cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Tipo de Movimento de Perda

Former Member
0 Kudos

Bom dia senhores,

Temos na empresa uma movimentação especifica onde existe uma medição de produtos por determinado período. Devido a esta medição sempre ocorre baixa de estoque, ocasionando um perda normal de processo. Como isto ocorre mais de uma vez durante o mês o ajuste de inventario é realizado, mas segundo o setor fiscal e contabil não é uma pratica aceita.

Gostaria de saber se alguem trabalha com algum tipo de movimentos que origina uma perda normal de processo, que não seja por inventário.

Grato

Renato

0 Kudos

Eu já passei pelos seguintes cenários:

Material que apresentou defeito: Transação MB1A, Tipo de Movimento 551 Retirada para Sucata.

Material com validade Vencida: Transação MB1C, Tipo de Movimento Z01 Saída de Mercadoria por Prazo de Validade Vencido.

Quanto a perdas ou ganhos durante o processo de produção:

Exemplo em uma Fabrica de Refrigerantes.

Perdas: Rótulos, Garrafas PET, Latas, Tampas para Latas, Xarope Simples, Xarope Final. (O ajuste era efetuado na Ordem de Produção, ou em movimento após o registro da Ordem, mas mencionando o numero da mesma de forma a incorporar os custos na referida Ordem de Produção).

Ganhos: Xarope (O Xarope Simples é composto de açúcar, mais água e o Xarope Final de Açúcar, água, Conservantes, Sucos, Corantes.), No processo de fabricação de refrigerantes pode haver um ganho na transformação do Açúcar no Xarope Simples e na transformação para o Xarope Final, divergindo dos parâmetros padrão inseridos no SAP. Estes padrões informam ao SAP que para tantos quilos de açúcar serão produzidos "X" hectolitros de Xarope, acontece que devido ao brix do açúcar, este "rendimento" pode variar para mais ou para menos.

Estas variações são "ajustadas" com lançamentos manuais referentes a Ordem de Produção.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

fabio_almeida
Active Participant
0 Kudos

Olá Renato,

Pelo standard, existem 3 tipos de movimento para perda:

- 551 refugo do estoque de livre utilização

- 553 refugo de estoque de qualidade

- 553 refugo de estoque bloqueado

O movimento '551' é normalmente usado para perdas ao longo do processo produtivo.

Você pode executá-lo pela transação MB11.

Quanto ao aspecto fiscal, pode-se usar o movimento '551' gerando-se uma nota fiscal com natureza de operação 'sucata'. Ou seja, existe um CFOP amparando essa movimentação.

Espero que essa informação lhe ajude.

Abs,

Fábio Almeida

Consultor MM

Former Member
0 Kudos

Bom dia Fabio, tudo bem?

estou implantando um cenário de saída de mercadoria deteriorada e gostaria de verificar se consegue me auxiliar com algumas dúvidas. Estou fazendo a movimentação do material com a transação MIGO e utilizando o movimento 551 para a saída dessa mercadoria do estoque. Atualmente no Estado de São Paulo não é possível emitir NF para a saída dessa mercadoria. O meu problema é quanto a parte tributaria desse material. Fiz uma busca de algumas informações e pelo que pude perceber os créditos utilizados na entrada desse material devem ser estornados. A minha dúvida é... como eu posso verificar se esse estorno de credito ocorreu? E caso ele não tenha ocorrido como podemos proceder com essa parte fiscal?

Se souberem como me auxiliar nesse caso fico muito grata.

Abraços!

Answers (0)