cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Uso do Eclipse no Brasil

raphael_almeida
Active Contributor
0 Kudos

E aí meus conterrâneos !

Acabei hoje de me recuperar psicologicamente do 7x1 da Alemanha no Brasil (Muito vergonhoso)... Mas não é pra isso que vim postar aqui

Gostaria de compartilhar minha indignação quanto ao uso do Eclipse + SAP, porque ninguém utiliza?

Ando em muitos projetos de implantação SAP e questiono sempre aos BASISers e ABAPers sobre o uso dessa ferramenta, a resposta que sempre recebo é: "oi, eclipse?! Nem sabia que tinha isso"...

Confesso que estou louco para testar as funcionalidades dele com o SAP, será que estamos tão atrasados assim (Ou eu não tive sorte de encontrar alguém que saiba usar isso) ?!

Alguém aqui teve a mesma experiência?

Agradeço a todos pelo compartilhamento de opiniões.

Accepted Solutions (0)

Answers (4)

Answers (4)

raphael_almeida
Active Contributor
0 Kudos

Ressuscitando essa postagem, finalmente consegui usar o Eclipse + SAP (tá bom que foi em 1 cliente só até agora rsrsrsrsrs) *_*

Abs a todos,

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Existem diversos contextos de utilizacao do Eclipse no mundo SAP.

1) ABAP for Eclipse: está cada vez mais maduro, mas infelizmente é o que acho mais dificil de vingar, pois como já foi colocado, ABAPper tá muito longe do perfil de desenvolvedor/fuçador/inovador que geralmente você encontra em outras tecnologias.

2) NetWeaver Developer Studio: continua firme e forte e com a adocao do PI Java-only (AEX) e a descontinuidade das interfaces Swing (applet) do PI, a tendencia é ficar ainda mais forte.

3) HANA Studio: para desenvolvimento, administração e modelagem em HANA, o Eclipse é a interface _de fato_. E com plugins adicionais como o plugin p/ UI5 e o BWMT (BW Modeling Tools), a tendencia é que os projetos de HANA no contexto de plataforma/DW usem o Eclipse como ferramenta padrão cada vez mais forte.

Abs,

Henrique.

raphael_almeida
Active Contributor
0 Kudos

Henrique, boa tarde !

Grato pela sua participação, mas retrucando o que foi dito acima, concordo que as tecnologias "2" e "3" vem crescendo bastante, mas não acredito que estejamos longe de um perfil "desenvolvedor / fuçador / inovador", eu mesmo me considero muito fuçador, corro atrás (lendo bastante) sobre funcionalidades no SAP, fico criando coisas no meu minisap.

Fugindo um pouco do foco da conversa, isso me fez lembrar de uma palestra de um jovem americano falando sobre um novo tipo de ensino (Não sei se pode ou não postar o link do vídeo, caso possível eu o coloco aqui depois), chamado Hackschooling. Este tipo de ensino propõe que os alunos escolham o que querem fazer, quando querem fazer e como querem que seja feito, a grosso modo, seria uma criança / adolescente escolhendo, por exemplo, ter aulas de uma específica area, podendo mudar a qualquer hora. Peguei a ideia desse jovem e refleti um tempo sobre o assunto, pois ele fala diversas vezes do termo hacking, na forma de que todos devemos ser hackers, não um hacker como é visto como um "mal" pela maioria das pessoas, mas este é um cara que vai contra o sistema, que inova, busca melhorias em todas as areas, não só em informatica. É uma visão que venho seguindo bastante.

Abs,

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Muito longe != nao existe.

Tenho uma visao um pouco mais ampla do mercado e posso te afirmar, ABAPpers como vc e o Mauricio sao exceção, ao menos no Brasil. Pode parecer cômico, mas só o fato de vcs acessarem o SCN demonstra que vocês sao parte dos 5 a 10% dos ABAPpers que conhecem o SCN...

Abs,

Henrique.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

E acho que o modelo de ensino que vc está se referindo é a escola de Walldorf, não?

Pode ser uma mera coincidencia (ou nao... ).

Pode postar o link sim.

raphael_almeida
Active Contributor
0 Kudos

Hummmm, agora você me pegou, não me recordo.

Corrigindo: Universidade de Nevada.

O link é esse http://tedxtalks.ted.com/video/Hackschooling-Makes-Me-Happy-Lo

ronildo
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Só complementando

O Eclipse também é usado no SDK da plataforma de Mobilidade SAP (SMP), para alguns tipos de app.

O desenvolvimento para SAPUI5 (Fiori-like apps) também tem uma perspectiva no Eclipse.

Abs,

Ronildo

raphael_almeida
Active Contributor
0 Kudos

Ronildo,

Obrigado pela participação, de mobile não to conhecendo muito, mas já irei estudar sobre o assunto.

Former Member
0 Kudos

Raphael,

Particularmente, eu duvido que veremos a ferramenta sendo usada em larga escala a curto prazo. O motivo é tanto a falta de interesse dos desenvolvedores em geral, quanto a necessidade do sistema estar atualizado para utilizar o Eclipse de forma minimamente aceitável (com debug).

E, apesar das pessoas aqui do SCN falarem muito sobre o uso do Eclipse, a grande maioria dos desenvolvedores ABAP continua utilizando a SE38/SE80. Portanto, não acredito que nós estamos "atrasados", acho que estamos igual a maioria das pessoas no resto do mundo.

Abs!

raphael_almeida
Active Contributor
0 Kudos

Mauricio, grato pela resposta !

Pois é, vejo falar tanto disso que me deixou curioso de conhecer logo isso !

Mas confesso que não largo o SE80 ainda

Former Member
0 Kudos

Oi e

Como o Raphael tinha criado como blog o mesmo foi inibido e ele refez sua pergunta numa thread! Sintam-se livres para adiconar os comentários que fizeram.

Se precisarem do texto me avisem.

Abraço

Eduardo Chagas