Enterprise Resource Planning Blogs by Members
Gain new perspectives and knowledge about enterprise resource planning in blog posts from community members. Share your own comments and ERP insights today!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
rodrigofeula
Active Contributor
O SAP Business One, possui excelentes recursos, mas para operações de remessas existiam alguns pontos cegos, como era o caso do tratamento de remessas sem cobrança comuns aqui no Brasil, onde há movimentos de estoque sem cobrança de valores contra o cliente, o caso vale por exemplo para remessas de demonstração, doações, brindes, conserto entre outras. O ponto chave era que algumas destas requisitavam a contabilização de impostos e os processos de negócio eram realizados de diferentes formas no sistema.

 

Esta situação poderia ser tratada de várias formas, já vi tratarem as remessas emitindo somente documentos como Vendas\Entrega, Vendas\Devolução, Compras\Recebimento, Compras\Devolução e realizando as contabilizações de impostos de forma manual. Já vi em outras instalações a utilização de Nota Fiscal de Saída por exemplo com a opção "Só imposto" ativada, servindo de solução de contorno. Em todos os casos a solução é sempre de contorno e até então não havia uma funcionalidade que resolvesse definitivamente o problema.

 

Através de um esforço da equipe SAP Brasil, foi anunciado a implementação de um novo recurso, conhecido inicialmente por "Free of charge". Este recurso estaria disponível ainda na 9.0 mas não foi possível e agora na 9.1 foi oficialmente implantado. Esta funcionalidade faz parte do pacote de funcionalidades para aderência do Core do SAP a regras locais e aproximação com atendimento de regras legais e SPEDs no Brasil.

 

A nota: "2079020 - BR - Free of charge functionality" implementa o recurso e trás algumas modificações no "Só imposto" estas mudanças esterei descrevendo em outro documento: SAP Business One 9.1 - Modificações no funcionamento do "Só imposto" - Entendendo as mudanças, isto tudo está disponível a partir da PL02 do SAP Business One 9.1.

 

Com a implementação deste recurso é possível usar um "cluster" completo de documentos, atendendo com maior aderência os processos empresarias.

 

Um exemplo de "cluster" é o conjunto de documentos "Pedido de Venda" -> "Entrega" -> "Nota Fiscal de Saída"

 

Onde o "Pedido de Venda" pode ser usado pelo depto. comercial como solicitação da remessa, a "Entrega" usada pela equipe de logística para processar a separação da mercadoria e a "Nota Fiscal de Saída" ser usada pelo setor "Fiscal/Faturamento" para emissão do documento fiscal, ficando centralizada toda emissão de documentos e padronizando o conjunto de processos empresariais definidos no sistema para emitir sempre as "NF-e"s no documento de marketing "Nota Fiscal de Saída".

 

Mas enfim, a questão já é conhecida.

 

Agora fica o registro do funcionamento dos novos recursos.

 

Para explicar as funcionalidades estarei usando apenas a Nota Fiscal de Saída, comparando algumas situações, entre o funcionamento na 9.0 e anteriores com o novo funcionamento na 9.1.

 

"FREE OF CHARGE / GRATUITO (PARCEIRO DE NEGÓCIOS)"

 

As novidades:

 

Nos documentos de marketing foram inseridas entre outras, duas novas e importantes colunas (vide print a seguir):



1. Coluna "Sem lançamento de quantidade": esta coluna não é editável, ou seja o usuário não pode modificar o valor para este campo, sendo usado de forma automática pelo SAP Business One. Onde ao marcar o "flag"/ativar a coluna "Só Imposto" o sistema irá marcar/ativar automaticamente a coluna "Sem lançamento de estoque". O resultado da ativação da coluna "Sem lançamento de estoque" é que não haverá baixa em quantidades no estoque, assim como não haverá contabilização à crédito na conta de estoque e tão pouco não haverá débito nas contas de custos.



2. Coluna "Gratuito (Parceiro de Negócios)" que veremos seu funcionamento.




 

Para o funcionamento desta funcionalidade algumas configurações são necessárias:

 

1. Na "Determinação de Conta Contábil", na aba "Estoque" (seta 1), foram criadas duas novas lacunas (seta 2):

a) Conta de venda gratuita

b) Conta de compra gratuita

 

IMPORTANTE: Caso sejam informados em "Conta de venda gratuita" a mesma conta contábil que será determinada para "Receita" no caso de venda, o SAP Business One verifica se haverá diferença entre débito e crédito e contabiliza somente a diferença, caso não haja diferença entre o valor que seria contabilizado a crédito na "Receita" e o valor que seria contabilizado a débito na "Conta de venda gratuita" NENHUMA contabilização para estas contas será realizada.

 



 

O uso destas contas está relacionado a contabilização da contrapartida da "receita" no caso de vendas ou contrapartida da "despesa" no caso de operações de compras, para esclarecer:

-> Normalmente quando uma venda é realizada, ocorre a contabilização a débito na conta contabil do ativo para "Contas a receber" e sua contrapartida a crédito em "Receita".



Caso a "flag" ou "checkbox" chamada "Gratuito (parceiro de negócios)" localizada nas linhas (conteúdo) esteja ativada no documento de venda "Nota fiscal de saída" o SAP Business One realiza a contabilização a débito na "Conta de venda gratuita" (neste caso, esta conta pode ser uma "Redução da receita", "Despesa" ou "Custo" ficando a critério do contador a escolha) que tem como sua contrapartida a crédito na conta de "Receita", ou seja, não contabilizando "Contas a receber nacionais":



-> Em uma operação de compra o equivalente será realizado com a configuração determinada para "Contas a pagar nacionais" vs. "Conta de compra gratuita".

 

Estas lacunas também podem ser preenchidas e determinadas através da determinação de conta contábil avançada (vide print a seguir). Caso você tenha alguma dúvida sobre a funcionalidade de determinação avançada de conta contábil, recomendo a leitura de http://scn.sap.com/community/portuguese/business-one/blog/2013/09/15/sap-business-one-90--entendendo... e SAP Business One 9.0 - Contabilização Avançada - Combinação de regras para determinação de conta con....



 

2. Configuração de "Gratuito (parceiro de negócios)" através da "Utilização":

Para facilitar a operação do sistema com esta configuração no cadastro da "Utilização" é possível que o SAP Business One ative automaticamente o "checkbox - Gratuito (parceiro de negócios)" quando a respectiva utilização for informada nas linhas, sendo esta opção similar a configuração que já existia relacionado ao "Só imposto".



 

Funcionamento na prática:

 

Fazendo um lançamento normal:



 

Para realizar os demais testes, criei 4 (quatro) regras avançadas de determinações de contabilização:

 



 

 

- Na linha 1 em operações com o produto "A00001" a contabilização da "Receita" e da "Venda gratuita" sejam registradas na mesma conta, desta forma não havendo diferenças não haverão contabilizações nestas contas.




Realizando uma "Nota Fiscal de Saída" com a opção "Gratuito (parceiro de negócios)" ativada, para o item A00001 usando a mesma conta em "Receita" e "Gratuito":






- Na linha 2, nas operações com o produto "A00002" sejam registradas contas diferentes uma para a "Receita" e a outra como uma "redutora da receita" que por sua vez recebe um débito na contabilização resultante.




Realizando uma "Nota Fiscal de Saída" com a opção "Gratuito (parceiro de negócios)" ativada, para o item A00002 usando uma conta em "Receita" e em "Gratuito" um conta de "Redução de receitas":


 





- Na linha 3, determinado que nas operações com o produto "A00003" que a contabilização à debito na "Conta de venda gratuita" ocorra em uma conta da gaveta "Despesa"




Realizando uma "Nota Fiscal de Saída" com a opção "Gratuito (parceiro de negócios)" ativada, para o item A00003 usando uma conta em "Receita" e em "Gratuito" um conta da gaveta "Despesas":


 






- Na linha 4, a determinação de venda gratuita para o produto "A00004" faz um lançamento à débito em uma conta de custo (esta determinação pareceu algo ilógico, mas coloquei de qualquer forma) e para este caso não farei exemplos.



IMPORTANTE: Cabe destacar que as determinações das linhas 2, 3 e 4 no que tangem a funcionalidade do SAP Business One e o recurso de "Gratuito (parceiro de negócios) fazem a mesma coisa, que é um débito, a diferença esta nas contas informadas, uma como "redução da receita", outra como "despesa" e a última como "custo".



Permissões:



Em "Autorizações gerais" na árvore de "Vendas" foi criada uma nova permissão "Gratuito (PN)" esta permissão possui duas opções "Autorização total" ou "Sem autorização", caso a opção escolhida seja "Sem autorização" o usuário não poderá "ativar" a flag "Gratuito (parceiro de negócios)" de forma manual, sendo obrigatório o uso desta funcionalidade somente através da seleção de uma "Utilização" que esteja configurada para "Free of charge".





 

Espero ter colaborado no entendimento destas novas funcionalidades.

 

Att,

Rodrigo da Costa Feula
#SBOBR #B1BR
20 Comments
Labels in this area